quarta-feira, 16 de maio de 2012

Está de volta o FUTEBOL a Portugal !!!...


Portugal, Paraíso do Futebol
O jornal Record, noticia hoje, que estará em marcha uma profunda revolução na arbitragem portuguesa, que terá resultados práticos já na próxima época. Nesse sentido estarão prestes a sofrer significativas alterações,  quatro das mais importantes vertentes que sutentam a arbitragem:

- Divulgação pública dos critérios de análise a que os árbitros passarão a estar sujeitos, no julgamento de determinados lances passíveis de provocar maior discussão e  polémica, face à discricionariedade interpretativa de grande parte dos árbitros portugueses.

- Reformulação do quadro de observadores, com a escolha de antigos árbitros e outros elementos que sejam profundos "experts" na matéria arbitral e a adopção de novos meios de avaliação do trabalho dos árbitros.

- Obrigatoriedade dos árbitros passarem a ter a arbitragem como actividade principal, com a celebração obrigatória entre a FPF e os árbitros aderentes, de contratos onde será explicitado o número de horas que terão de dedicar à causa, que terá de ser sempre superior ao dedicado a outras quaisquer actividades.

- Finalmente, a abertura da possibilidade de concretização do intercâmbio internacional de árbitros.

Sobre esta última importante matéria, apreciemos o desenvolvimento que surge  no referido jornal:

Na próxima época, a FPF vai incrementar o intercâmbio internacional, podendo inclusivamente ter árbitros estrangeiros a dirigir jogos do campeonato nacional, embora oriundos das ligas de top do futebol europeu, nomeadamente Inglaterra, França, Itália, Alemanha e porventura Holanda. O intercâmbio abre-se também à realização de cursos com os árbitros de elite nesses países. Por outro lado, tendo o apoio da UEFA para este plano. será possível articular e concertar metodologias com outras federações.

Fiquei esclarecido!... Com a revolução que se anuncia, Vitor Pereira  e o "saco de gatos" que é o CA, onde além dele próprio, "coexistem pacificamente", o segundo elemento da sua lista, Antonino Silva e o candidato da lista derrotada nas últimas eleiçôes, Luís Guilherme, bem como Lucílio Batista que o secundava na mesma lista, vão conseguir "tornar fortes as fracas gentes" de apito na boca. Acabarão portanto as "indecências" na arbitragem e desaparecerão milagrosamente e com um simples estalar de dedos, toda a corrupção, parcialidade e desonestidade intelectual e profissional de uma classe que tem produzido campeões, acessos à Champions League, entrega de Taças da Liga - que até passou a ser designada de Taça Lucílio Batista, sim o mesmo do "saco de gatos"!... - e tantos outros títulos de que todos nos recordamos.
Na próxima época, não haverá boicote de árbitros ao Sporting. Os Proenças, Paixões, Ferreiras, Batistas, Gralhas, Xistras, Gomes, Benquerenças e outros parecidos, passarão a ser gente honesta, que todos aplaudiremos de pé, no final de cada jogo que o Sporting disputar. Numa só época, conseguiremos o feito inédito de sermos bi-campeões: na Primeira e na Segunda Liga. A Taça Lucílio Batista mudará de nome e passará a designar-se Taça Mário Figueiredo, que o Sporting também vencerá, por quatro vezes consecutivas. E a próxima final da Taça de Portugal, que será disputada no Estádio do Dragão e em que o Sporting estará presente e vencerá, será arbitrada pelo mesmo árbitro que apitar a final do EURO 2012!...
Está de volta o FUTEBOL a Portugal!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Se não fosse cómico, até era engraçado. Infelizmente, a "revolução" identifica o problema da arbitragem como falta de competência, quando todos duvidamos que esse seja o único.

    Confirmá-lo-emos (se o problema era mesmo a competência da classe) no futuro próximo, então.

    Mas sem grandes expectativas... Ainda que me pareçam, a maioria, boas ideias para melhorar a qualidade da arbitragem, em nada afectam a seriedade (ou falta dela) da classe.

    Veremos, no campo, como se trabalha em relação a este assunto (sendo que, aqui, o trabalho terá sempre de ser feito nos bastidores).

    Não é que a arbitragem seja bode expiatório, mas o Sporting foi, a este nível, suficientemente mais prejudicado que o Braga para, em caso de igualdade de critérios, estar neste momento em condições de disputar a pré-eliminatória da Champions na próxima temporada.

    Aqueles primeiros jogos, a vergonha que foi o jogo em Barcelos já com o Sá Pinto, o próprio jogo também já com o Sá Pinto em Setúbal (não justificando a má primeira parte da equipa)...

    É mais difícil.

    ResponderEliminar
  2. Nota:

    O trabalho no que toca à seriedade da arbitragem, em condições normais (não havendo nada a temer), poderia não ser feito apenas nos bastidores.

    Tornar os observadores, por exemplo, pessoas mais sérias. Punir os erros gritantes de forma muito mais significativa (com implicações graves para os árbitros que tenham erros especialmente graves e incompreensíveis).

    Tudo isto seria possível, mas conhecendo o actual Sistema e a classe de árbitros, o trabalho terá mesmo de ser feito noutros moldes, e fora do âmbito destas medidas.

    Mas entrando na batalha pela seriedade no futebol, com a máxima força que a Lei permita, nos espaços onde ela pode ser travada (sendo que é impossível ser travada nos espaços públicos, porque o Sistema está montado e não abdica).

    ResponderEliminar
  3. Caro Gonçalo,
    Também acredito na bondade das medidas e em alguma coisa hão-de contribuir para que se verifiquem algumas melhoras. Não acredito é que sejam suficientes para a regeneração da arbitragem que todos conhecemos. Continuarão a existir maus árbitros no aspecto técnico e as "virtudes" que hoje exibem continuarão a patenteá-las. E o jogo de influências há-de continuar, embora os processos possam ter que sofrer alterações e passar a ser mais refinados e obscuros.
    Quanto a outros métodos exteriores a estas medidas, que possam contribuir para reduzir os danos que época após época se abatem sobre o Sporting, há muito que os defendo. Enquanto continuarmos - o clube naturalmente - a cultivar a "santa ingenuidade" e não abrirmos os olhos para a realidade, continuaremos a contribuir para os títulos dos outros, para os milhões que só os outros recebem, para a supremacia que os outros atribuem ao seu próprio mérito, quando a verdade quase sempre passa pela nossa idiotice...
    E o meu cepticismo, que se traduziu na ironia final do post, vem das minhas profundas reservas sobre se alguma vez aparecerá no Sporting um dirigente suficientemente inteligente e sagaz, que consiga colocar os grãos de areia necessários na engrenagem, de modo que ela não triture, quase em exclusivo, o Sporting.

    Um abraço

    ResponderEliminar