sexta-feira, 25 de maio de 2012

As envolventes de uma saída anunciada




Gostava tanto do espírito de lutador indomável de João Pereira, como destestava quase até ao desespero as suas irresponsabilidade, irascibilidade e provocante pouca civilidade, para não dizer má educação. Com atributos desta natureza e com a certeza de que com a prata da casa resolveremos a sua saída sem que ela se note muito, nem serei dos mais críticos sobre a oportunidade e o montante acordado para a sua transferência.
Não se me afigura que o negócio tenha sido fácil e as inúmeras condicionantes que o rodearam, levam-me a aceitá-lo como razoável. João Pereira tem um carácter de algum modo instável e imprevisível que, no caso de o processo ser mais demorado, poderia desencadear consequências contraproducentes para o Sporting, transformando uma solução em problema de mais difícil resolução.
Penso que o encaixe conseguido e a eliminação de um foco sempre latente de indisciplina e irresponsabilidade, seguramente incorrigíveis dada a idade do atleta e os atributos de caráter atrás enunciados, constituiram uma boa solução para o caso de João Pereira. Haverá certamente outras opiniões, legítimas e atendíveis, mas que muito provavelmente não terão a suportá-las todas as verdadeiras razões que levaram os responsáveis do Sporting a aceitar o negócio. Criticar será sempre fácil, quando na equação do crítico, por desconhecimento, não constam uma séria de incógnitas relevantes.
O adepto pouco mais dispõe que as imagens dos jogos que o atleta realizou, algumas linhas curtas e breves nos jornais sobre as suas prestações e meia dúzia de palavras que terá proferido nas curtas entrevistas nos finais de meia dezena de jogos. Os técnicos e os responsáveis do departamento de futebol da SAD, saberão incomparavelmente mais que todos nós adeptos, juntos, saberemos. Daí que tudo o que possamos pensar sobre a bondade deste negócio peque insofismavelmente por defeito.
Desejo toda a sorte do mundo a João Pereira e que o êxito o acompanhe no futuro. Para Arias e Cedric transportarei as minhas esperanças, com uma certeza tremenda no meu espírito: não mais sofreremos o desespero de cartões amarelos sistemáticos por factos absolutamente exteriores ao jogo em si e dificilmente assistiremos com estes dois magníficos atletas a expulsões aos 4 minutos de jogo. Para além de que - aqui abro a cortina das minhas legítimas suspeitas -  a equipa técnica, também terá suspirado de alívio com esta transferência.

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário