sexta-feira, 11 de maio de 2012

O futuro está connosco: André Martins

Já gostei mais da opinião de Luís Freitas Lobo sobre o futebol em geral! Os seus comentários aos jogos depois que "mudou de canal" perderam a substância que eu nunca julguei pudessem perder. Mas no seu "Planeta Futebol" mantenho a boa impressão que me fazem as considerações que continua a fazer, particularmente na rubrica "Observando as Estrelas". Às vezes recorro a ele para alicerçar a minha ideia sobre determinado jogador. Foi o que aconteceu agora em relação ao protagonista de mais este artigo: André Martins. Eis o que a LFL se oferece dizer sobre este promissor médio sportinguista:

Olhando os talentos meio-escondidos do novo futebol português, tenho especial devoção por um médio baixinho do Sporting que até parece maior no jogo quando tem a bola. Sem a bola, já parece outra vez mais baixo... Pura ilusão, claro. André Martins, médio-centro eléctrico de condução organizada de bola, tem sempre apenas 1,66 e 56kg. Franzino? Vejam bem o seu futebol. Esse é resistente e com técnica de controlo de bola.
Com 21 anos, gostava que jogasse mais. Está no plantel do Sporting (a época passada andou emprestado a Belenenses e Pinhalnovense, quase sem jogar) e é difícil entrar no onze principal. Está na selecção Sub-21 e, no espaço de Rui Jorge, mostra o que sabe fazer.

      

Claro que aquelas palavras se referiam a 15 de Outubro de 2011. E muito depois e já sob a batuta de Ricardo Sá Pinto, todos assistimos à entrada triunfal de André Martins no onze principal, como LFL tinha curiosidade de ver e apreciar mais vezes.

Mas se recordarmos a sua prestação na última presença na selecção nacional que defrontou a Ucrânia em 29 de Fevereiro de 2012 aqui apreciada, será fácil concluir que a sua evolução não terá estagnado. Saliento o comentário de Pedro Jorge da Cunha sobre o médio sportinguista:

Boa impressão também a deixada por André Martins. Aposta pontual no Sporting, o médio é uma das peças fundamentais nesta seleção. Brilhante o passe a isolar Wilson Eduardo à passagem da meia-hora. Precisa de ganhar maior capacidade muscular. 

Mais recentemente, a 26 de Março de 2012, já pudemos apreciar aqui, o que a Eduardo Nogueira se ofereceu dizer no seu blogue "Espírito Leonino", que sublinho e corroboro:

Ninguém duvida do novo talento formado no Sporting, André Martins é um jogador com muita criatividade, inteligência na leitura de jogo, com uma grande visão de jogo, qualidade de remate, velocidade de execução, qualidade de passe e também capacidade de decisão.

De todas as apreciações ao que André Martins vem revelando no Sporting e no futebol português, destaco por ser exactamente a minha opinião, o ponto em que PJC afirma que AM "...precisa de ganhar maior capacidade muscular...". De facto este jovem e promissor atleta não precisa de apurar com trabalho a condição natural com que a natureza o dotou os seus atributos técnicos. Mas deverá investir fortemente e com vontade férrea, em todos os momentos exteriores ao treino apurado e intenso que tiver de suportar com os seus companheiros, no poderoso incremento que o trabalho solitário de ginásio lhe poderá proporcionar na sua ainda débil capacidade muscular. Aqui do meu canto, aconselhá-lo-ia a ter uma conversa séria e profunda com Cristiano Ronaldo e... a pedir-lhe os manuais que lhe proporcionaram obter aquela poderosa compleição física. Ou a comparar o diâmetro das suas coxas, com aquele que Lionel Messi hoje exibe. A altura é rigorosamente a mesma, 1, 69, mas o peso de Messi, 67 kg, revela-se superior em 6 kg. Sabes porquê André?!... Volto a repetir para que não esqueças: André, pergunta ao Ronaldo...

Leoninamente,
Até à próxima



Sem comentários:

Enviar um comentário