sexta-feira, 25 de maio de 2012

Um novo "triângulo das Bermudas" !...

Tenho a profunda convicção de que, acabada esta malfadada época, quase tudo o que aparece publicado na imprensa em geral e nos diários desportivos em particular, pouco distante estará da pura especulação, da procura por caminhos ínvios, onde a espectacularidade toma o lugar da ética e do respeito que uma instituição centenária deveria merecer, do trajecto mais curto e rápido para alcançar efémeros triunfos nas tiragens e a colocação privilegiada no "ranking" de vendas das publicações. 
Mas se nos dermos ao cuidado de fazer passar pelo crivo da verdade e da decência, toda essa parafernália noticiosa que nos entra em casa envolvida em papel ou escarrapachada nos monitores informáticos e nos ecrans televisivos, alguma coisa de verdade, nem sempre agradável e que a maior parte das vezes resulta incompreensível, sobrará para nos martirizar.
São para mim incompreensíveis as anunciadas transferências de Edgar Ié e Agostinho Cá, ao preço da uva mijona e numa altura que tudo aconselharia que fosse aguardada a previsível explosão desses prometedores valores da nossa formação. Como incompreenssível será a mera hipótese, hoje posta a circular e ainda não desmentida pela Comunicação de Alvalade, da cedência de Diego Capel ao Atlético de Madrid por míseros 3 M€ e mais o apêndice Rúben Michael, cujas opções ainda estarão bem presentes na nossa memória, misturadas e rematadas com palavras pouco abonatórias para o Sporting que na ocasião também mostrou interesse pelo jogador, como aqui pode ser recordado.
Diego Capel chegou ao Sporting numa operação que terá custado cerca 3,5 M€ e rubricou um contrato cuja duração se prolongará até 2016. Foi um dos elementos que mais se valorizou ao longo da época e terá actualmente um valor de mercado que rondará os 10/12 M€. Conquistou os adeptos e declara-se feliz e satisfeito em Alvalade. Ruben Michael adquirido ao Nacional da Madeira por 3 M€, nunca conseguiu confirmar as expectativas que ditaram a sua contratação e acabou por ir parar ao Saragoça, num negócio de contornos esquisitos e carregado de interrogações que colocou Falcão no Atlético de Madrid. Agora alguém estará interessado em desviar Capel do Sporting e paralelamente ser cúmplice na " lavagem" da anterior operação que levou o jogador a saltar do Porto para Saragoça com um pé em Madrid, num decalque do imbróglio financeiro que trouxe Roberto da mesma origem para a Luz e depois o colocou com ganhos (?) também no Saragoça.
Um triângulo curioso - Luz, Calderón e Romareda - a que se juntou pelos vistos o Dragão e onde alguém pretenderá incluir Alvalade. Dissipar-se-iam nesta geometria ibérica, quase 10M€ que são património do Sporting, ficando Alvalade com o "apêndice" que Paulo Bento "ajudou" a inflaccionar na última convocatória - ele lá saberá porquê - e sem um dos seus mais valiosos activos.
Sempre me incomodaram "os triângulos"!... No das Bermudas, pairará sempre a incerteza entre a superstição e a interpretação científica, sobre o desaparecimento ou afundamento, de navios e aviões. Este "triângulo ibérico" que veio à luz do dia, por via de toda a envolvente, aqui insuspeitadamente abordada, que rodeou a adjudicação do novo estádio do Atlético de Madrid à empresa "INLAND", propriedade maioritária do actual presidente do SLB, faz-me tremer de consternada preocupação ou mesmo arripiante medo, quando legítimamente se poderão colocar em equação, os riscos que poderá correr o navio de Alvalade ao entrar descuidadamente (?) em tão perigosa zona. 
Eu não acredito em bruxas, mas que no trângulo das Bermudas já desapareceu muita coisa...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. João Pereira: um jogador que gosto pela sua vontade, pela sua garra e pelo seu valor na globalidade. Tem aspectos contra, como todos os jogadores têm, mas acho que a sua atitude em campo para com os árbitros e colegas de profissão de outras equipas deixa um pouco a desejar. 3.5M de € é um bom negócio? Para esta altura talvez. Mas será que um jogador titular da selecção portuguesa (por embirração de Paulo Bento com Bosingwa), uma das 10 melhores do mundo, e em ano de europeu não conseguia fazer um negócio melhor?
    Em relação à perda do jogador, ficaria mais preocupado se fosse o Patricio, o Insua, ou outros que por lá andam. Confio na dupla Arias/Cédric.
    Capel: concordo com o que refere no post. Só pode ser uma brincadeira dos jornais desportivos. Mas é uma brincadeira de mau gosto. Inegociável para a próxima época, pelo menos. Espero que o referido Triângulo das Bermudas seja só uma conspiração errada e sem qualquer ponta de verdade. Mas no mundo do futebol nada me admira.
    Juniores do Sporting: parece-me a mim que depois da geração de jogadores como Quaresma, C.Ronaldo, Hugo Viana e outros, esta é a melhor. Sem duvida que Ié e Cá são dois bons jogadores, mas só no futuro é que se terá a confirmação. No entanto, com a formação da equipa B não faria mais sentido manter estes jogadores e avaliar a sua qualidade por mais um ano? Espero, tal como refere no post, que seja mais uma brincadeira da imprensa desportiva. No entanto, se for verdade, 800 mil euros não é nada para os dois jogadores que são! Será um grave erro de gestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "Unknown" eu direi que estamos em perfeita sintonia em todos os aspectos do comentário. E encontrou uma definição que no momento em que fiz o artigo não me ocorreu, que comungo e considero esclarecedora: Capel é inegociável!
      Quanto ao triangulo A.Madrid+Saragoça+Sporting tenho tanta fé como naquele em que meteram Roberto, tenho a certeza que o Sporting nunca ficará a ganhar e o risco de se envolver num esquema fraudulento da alta finança espanhola é tremendo. Quem andar atento aos imbróglios espanhóis, sabe que os presidentes do A.Madrid e Saragoça, não são flores que se cheirem. E eu nao desejaria amanhã ver os estilhaços de alguma bomba que rebente nas mãos de "nuestros hermanos" atingirem Alvalade. Que caiam na Luz pouco ou mesmo nada me importa, mas sobre nós era muito mau para GL, que já teve há uns anos um grave problema que ainda nem sei bem como conseguiu resolver...

      SL

      Eliminar
  2. Pois é amigo,

    Tu lanças o desafio e depois vais dar saída às notícias que servem apenas para vender jornais.

    Pensava espalhar a brilhante ideia que tiveste no post anterior e pedir a todos os blogueiros que fizessem o mesmo para que no blogroll aparecessem apenas fotos do saudosos Manolo com o título do apelo.

    Pois... o teu já desapareceu e, com tanta ânsia de sensação só dá entra e sai do clube sem que se augure um fundo de verdade.

    Paciência, a ideia era boa mas... vai ficar por isso mesmo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Amiga,
    Lancei o desafio na manhã do dia 23. Actualizei por três vezes o post, colocando-o sempre no topo da minha página, rabiei e saltei aqui e ali e a receptividade que consegui, foi um destaque no jornal "O Jogo", que referiu o meu blogue, o post e a ideia, na edição do dia 24 - página 11 -, e um único comentário, onde eram reconhecidos os excepcionais atributos do Senhor Manolo Vidal, mas nem uma única palavra sobre a ideia do Memorial que lancei. Julgo os outros sportinguistas por mim e esse terá sido o único erro que penso ter cometido...
    Fiquei triste com a forma quase acintosa deste teu comentário, quando referes " Pois é amigo, tu lanças o desafio e depois vais dar saída às notícias que servem apenas para vender jornais...".
    Este post que referes,ao invés de reflectir a minha ânsia de sensação, foi um "deixar descair os braços", foi uma declaração de impotência, foi um recomeçar de novo, ficando apenas no meu espírito a a memória do Senhor Manolo Vidal, que perdurará até que esta minha cabeça deixe de funcionar e que hei-de homenagear à minha maneira, da forma que o meu coração me ordenar...
    Julgava que me tinhas noutra conta. Paciência... "Vai ficar por isso mesmo"...

    Um abraço triste

    ResponderEliminar
  4. Amiga Tité,
    Volto para corrigir o que por lapso meu,
    não referi na resposta ao teu comentário.
    Há dois dias atrás, também o "PortalSporting" publicou o meu post, sem qualquer comentário.

    Abraço com a amizade de sempre

    ResponderEliminar