segunda-feira, 28 de maio de 2012

João Rocha e o Manifesto do Futuro

Soube aqui - Rui Calafate dá-nos amiúde o privilégio do conhecimento de factos relevantes da vida do seu e nosso Sporting, que de outra maneira nunca chegariam ao nosso conhecimento -, que o Senhor João Rocha já pode ir ao futebol. Aquele que será sempre para mim O Presidente e cuja reserva e de toda a sua família, nunca nos permitiu acompanhar como desejaríamos a evolução dos problemas de saúde que o terão afectado, recuperou felizmente e outra coisa não seria de esperar que não fosse a afirmação da sua presença nos momentos mais importantes de um dos grandes amores da sua vida, o Sporting!
Saúdo e rejubilo com a recuperação do Senhor João Rocha, o Eterno Presidente, que os sportinguistas como eu jamais esquecerão. E desejo-lhe do fundo da minha alma leonina e de cidadão, toda a saúde e bem estar do mundo. Foi a melhor notícia de que poderia ter tido conhecimento, desde aquele fatídico 20 de Maio. 
Rui Calafate abre o seu pensamento ao momento actual do Sporting e formula um desejo, porventura com muito poucas possibilidades de ser atendido: "... gostava muito que o sr. João Rocha pudesse dizer umas palavras... O seu sportinguismo, a sua visão e o seu apoio seriam agora muito importantes para a família leonina".
Penso que se um qualquer grande jornalista e sportinguista - e temos alguns no fantástico universo leonino -, a que as peias de uma isenção falaciosa ou outros quaisquer pruridos, não amarrassem a coragem de tentar conseguir, junto do Senador de todos os Senadores do honrado e orgulhoso Senado do Leão, as palavras que Calafate e todos nós desejaríamos ouvir do Senhor João Rocha, talvez a grande família sportinguista pudesse vir a ter o privilégio de passar a ter ao seu dispôr, O Manifesto do Futuro, de que o Sporting Clube de Portugal e os sportinguistas tanto carecem.
Os sportinguistas não precisam de mais achas para a fogueira que nos vai consumindo sem glória, o esforço, a dedicação e a devoção. Nem de qualquer "borla" para a "infeliz feira de vaidades" que os pregões regularmente anunciam e propagandeiam. Nem de receber qualquer contribuição que confirme os danos e a delapidação patrimonial e mística a que todos vimos assistimos há tantos e tantos anos. Nem o Presidente de todos os Presidentes alguma vez teria disposição e paciência para dissecar intérpretes e processos de tantos anos de desilusão. Sabe ele e todos nós, o quanto de demagogia e trajectos erráticos tem sido utilizados até ao presente que nos aflige e preocupa.
O que os sportinguistas veementemente desejariam seria uma verdadeira "cartilha", um eficaz "gps", que nos pudesse ajudar a decidir o futuro, sem olhar, recriminar ou julgar o passado próximo. Um Manifesto do Futuro que nos guiasse e ajudasse a sermos colectivamente capazes de nos afastarmos para sempre desse passado que se seguiu ao dia em que o Senhor João Rocha deixou de conduzir os destinos do Sporting Clube de Portugal!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. O Rui Calafate à custa de muitos sportinguistas ingénuos vai levando a água ao seu moinho e à custa do desgaste que provoca no clube e da divisão que fomenta de forma intelectualmente desonesta. Daqui a algum tempo vão perceber as estratégia dele. Enquanto tal não sucede ergam-lhe uma estátua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me apercebi das movimentaçoes do Calafate..

      A mim esse "senhor" calafate ja nao me engana.

      Eliminar
  2. Caro Ricardo,
    Sem procuração para defender Rui Calafate, de quem sou particular amigo e que será suficientemente capaz de se defender a si próprio, dir-lhe-ei que o artigo que escrevi, partiu apenas de dois factos: o Senhor João Rocha recuperou dos graves problemas de saúde com que se confrontou e já assiste aos jogos do seu Sporting e poderá eventualmente contribuir com palavras para o engrandecimento do clube que tornou ainda maior enquanto o dirigiu.
    Destes dois factos, parti eu e não Rui Calafate, para o artigo que o caro comentou. A crítica que aqui indirectamente quis fazer a Rui Calafate, deveria fazê-la ao próprio, comentando no blogue dele - It's PR Stupid - a raíz da matéria que aqui acabei por abordar.
    Se críticas entender fazer ao que aqui escrevi, deveria ter-se dirigido a mim, Álamo, sem invocar o nome de Rui Calafate. Porque penso e escrevo com a minha cabeça e não cultivarei propriamente a ingenuidade de que, subrepticiamente me acusa.
    Já tenho idade e experiência de vida, particularmente sportinguista, suficientes para não me deixar arregimentar para causas que não sejam as que a minha concepção de sportinguismo determinem e jamais patrocinarei estátuas de vivos, apenas daqueles cuja obra em vida lhes permita "da lei da morte se irem libertando"...
    Sem azedume ou polémica, antes com elevação e nobreza, estarei sempre disponível para consigo e todos aqueles a quem tocou a ventura de conhecerem um "grande amor" que é e será sempre o nosso Sporting, creia-me sempre grato pelos seus comentários a tudo aquilo que eu e só eu, for capaz de escrever,
    POR UM SPORTING CADA VEZ MAIOR, TÃO GRANDE COMO OS MAIORES DA EUROPA!...

    SL

    ResponderEliminar