terça-feira, 22 de maio de 2012

Adrien, esta é de cabo de esquadra !...



O pai da minha companheira de uma vida, que infelizmente já não se encontra entre nós, usava uma expressão no mínimo curiosa, para definir qualquer situação "estapafúrdia" do quotidiano: "Esta é de cabo de esquadra" !... Parece-me que estou a ver o típico cabo da GNR, barrigudo, boçal, hermético e sibilando os "ss", a "botar" a faladura do poder da farda, perante a indignação de um qualquer cidadão injustiçado pela prepotente discricionariedade do bolorento agente. A nova geração de agentes da GNR,  tem vindo a "reformar" esta imagem e a devolver à origem todos esses exemplares. Ainda bem, que nos tempos que correm, temos o privilégio de constatar uma imagem completamente diferente, de agentes que finalmente compreendem, com cultura, aprumo, civilidade e mesmo cortesia, que o seu papel é servir o cidadão em vez de o "amachucar"...
O jovem Adrien Silva, mais um dos muitos meninos que a nossa Academia "produziu" - entrou para lá, rigorosamente, no primeiro ano em que o Sporting a "ofereceu" ao mundo -, depois do habitual trajecto formativo e ostentando títulos, honras e glórias conseguidas com a gloriosa camisola do seu clube de sempre e da selecção do seu país, foi emprestado à Associação Académica de Coimbra, onde evoluiu a ponto de constituir hoje, porventura, a pedra nuclear da equipa que representa essa digna e histórica instituição e ter contribuído decisivamente para a fantástica conquista de domingo, cotando-se como o melhor jogador entre todos os 28 que estiveram em campo.
No lançamento da grande final em que Adrien haveria de festejar com os seus companheiros, afirmou que iria lutar para vencer o inimigo. Ricardo Sá Pinto veio a terreiro "admoestar" o jogador, invocando uma pretensa proibição do clube a que se encontra contratualmente ligado, bem como os termos em que o fez. E um grande número de sportinguistas, nomeadamente na blogosfera, afinou pelo mesmo diapasão, "crucificando" sem julgamento o jogador, através de posições fundamentalistas, sem a mínima base de sustentação, tanto legal como civilizacional.
O próprio Adrien, se adivinhasse que as suas palavras seriam aproveitadas para desculpabilizar o insucesso do Sporting e protagonizar o "saco de boxe" onde seria descarregada a amargura leonina, ter-se-ia remetido ao silêncio. Mas a sua juventude e irreverência, levaram-no a utilizar a expressão "inimigo", onde só a metalidade de "cabo de esquadra" que Sá Pinto e outros sportinguistas exibiram, não conseguiu descobrir as "aspas" que muito naturalmente Adrien colocou e que todo o mundo com um mínimo de cultura e boa fé compreendeu.
Não foi Adrien que andou mal, se bem que lhe teria resultado muito mais cómodo o silêncio. Mal terá andado quem no Sporting lhe pretendeu, ilegitimamente, calar a voz. Mal andou Sá Pinto ao assentar sobre o erro antes cometido pela estrutura leonina a sua falaciosa argumentação e mal continuam a andar todos os "papistas" que, mais radicais que o próprio "papa",  na blogosfera vem pretendendo "queimar" inquisitorialmente o jogador.
Adrien Silva, com profissionalismo e grande categoria, provou no Jamor que vale bem mais que outros que aportaram ao Sporting para o substituir, a troco de um camião de milhões na transferência mais cara da história do clube. E não tem culpa absolutamente nenhuma de ter sido preterido pelo jogo de interesses instalado no seu clube de sempre. E sabe, tão bem como "quase" todos nós, a razão porque as transferências de milhões, o empurraram e a outros companheiros seus, para fora do Sporting. Adrien não é estúpido. Estúpidos serão os "cegos" que continuam a não querer ver a realidade e a pretender que todos nós também tapemos o sol com a peneira.
Adrien e outros seus companheiros, regressarão inexoravelmente ao Sporting. O que tem que ser tem muita força. Pena que alguma vez tivessem de cá saído. Poderiam ter estado na base da conquista da Taça que acabaram por ajudar a levar para Coimbra.
Pretender agora diabolizar Adrien Silva, é uma atitude típica do "cabo de esquadra", que saudosamente me traz a memória do seu "autor". Só uma mentalidade de "cabo de esquadra", a quem as novas tecnologias dão voz, encobrindo a incultura e o facciosismo, permitem a campanha suja, nojenta e anti-sportinguista a que temos assistido desde que Sporting tropeçou no profissionalismo, no querer e na garra de uma Académica que mereceu ser feliz e não teve culpa nenhuma da "moleza" dos técnicos e jogadores que defrontou no Jamor.
Mas cuidado, os "cabos de esquadra", continuam por aí! Dentro e fora do Sporting! A tentar destruir tudo e todos os que querem recuperar o verdadeiro, o autêntico Sporting! A pedir eleições já! A pedir Messis e Ronaldos, com urgência, para amanhã, já! Mesmo "varrendo" para longe os Adriens, os Cedrics, os Nunos Reis, os Wilsons Eduardo e tantos outros, porque não custam milhões, nem enchem os bolsos daqueles que todos conhecemos, com os Farneruds, os Pongolles, os Tuís, os Celsinhos, os Grimis, os Torsiglieris, os Valdés, os Bojinovs, os Ribas, os Rodriguez, os Luíses Aguiar e tantos outros que ficaram pelo caminho e mais 19 que todos os dias aparecem nos "pasquins" de papel e do éter a caminho de Alvalade.
Abençoada crise que começa finalmente a limitar a ganância. Abençoados investidores, que só deveriam aparecer depois de o mercado fechar. Abençoada Académica que nos permitiste constatar que o Rei Leão vai nú, embora o Paulinho, que o outro queria mandar embora, tenha o cacifo recheado de camisolas, calções e botas, já preparados para os nossos, que há muitos anos os envergam e calçam.
Doeu-me a alma e o coração quando ouvi as palavras de Ricardo Sá Pinto, sobre Adrien Silva. Como me doem de cada vez que vejo "os cabos de esquadra" vomitarem heresias na blogosfera. Porque sou sportinguista e não sou estúpido. E nunca gostei de "cabos de esquadra": barrigudos, boçais, herméticos, sibilando os "ss" e a "botar" a faladura do poder que o anonimato da blogosfera lhes concede.
Volta Adrien, os verdadeiros e autênticos sportinguistas receber-te-ão de braços abertos. Volta Cedric e Nuno Reis e Wilson Eduardo e todos os que estiverem dispostos a envergar a gloriosa camisola do Sporting e a encharcá-la com o suor do seu esforço, da sua dedicação, da sua devoção. Façam orelhas moucas a todos os "cabos de esquadra" que porventura se escondam à sombra da "bananeira verde" de Alvalade. Os ácaros também nos rodeiam e vivem connosco em número infinitamente superior e nós sacudimo-los e continuamos a viver. O Sporting é muito grande! Tão grande como os maiores! Recordemos a mensagem do nosso fundador José Alvalade e prossigamos! Cabemos todos na sua grandeza imensa!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. não há blackout que se sobreponha à Liberdade de Expressão.

    ResponderEliminar
  2. Claro como a água cristalina que escorre das montanhas!...
    Mas ainda há quem pretenda sobrepor os regulamentos de uma qualquer instituição privada, à própria Constituição da República!...
    É Portugal no seu melhor...

    ResponderEliminar
  3. Brilhante Álamo, brilhante.

    Ao contrário de muitas más línguas que se ouvem por ai, Adrien no final da taça demonstrou que tem valor mais que suficiente para fazer parte do plantel, e quando acontecer o seu regresso, será bem recebido.
    A garra e o profissionalismo deste jogador, ao invés de serem alvo de críticas, devia ser alvo de elogio e de implantação no nosso próprio clube, com mais querer, com mais determinação, as vitórias tão desejadas começarão a aparecer.

    Um muito obrigado pelo texto fantástico que escreveu.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Por lapso escrevi ''devia'', quando obviamente queria escrever ''deviam''.

    ResponderEliminar
  5. Caro Mauro,
    O meu obrigado pelo comentário elogioso e por partilhar o meu pensamento.
    Adrien merece o nosso respeito, em vez das críticas que alguns sportinguistas lhe dirigem. Vou registá-las todas para um dia, quando Adrien for um esteio da nossa equipa, pedir contas a quem agora o tem apelidado de traidor. São sempre os mesmos e perfeitamente identificáveis. Temos de continuar atentos...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Álamo

    O caso Adrien é paradigmático e faz levantar algumas questões.

    1º Dou os parabéns a Adrien e a Cedric pelo seu desempenho na Final. Um atleta entra dentro de campo para defender, como melhor souber, a camisola que tem vestida. Fizeram grandes “jogas”? Se o fizeram foi porque quem os devia impedir (quer jogando, quer orientando) foi incompetente.

    2º Tive a felicidade de ter representado sempre o clube do meu coração, mas joguei contra muitos Sportinguistas que envergavam outras camisolas, e quando defrontavam o Sporting “esfarrapavam-se todos”, tentando demonstrar que também teriam lugar entre os melhores. Então, quando eram jogadores que tinham saído do Clube, eram duelos muito quentes.

    3ºHá qualquer elemento estranho nas equipas de futebol do Sporting. E não é de agora. Os jogadores parece que amolecem. Não estou a dizer que não se aplicam. Estou a dizer que aparentam “andar a dormir”, tardam em reagir, só raras (muito raras) vezes jogam “na raça”. Um exemplo: André Santos. Fez uma excelente época em Leiria, e muito justamente, regressou ao Sporting. Quando voltou, entrou bem. Tão bem que foi à Selecção A. Aos poucos foi amolecendo, amolecendo e hoje já não me lembro qual foi o último jogo que fez.

    4ºSerá que o Sporting, e/ou os seus adeptos, tratam demasiado bem os seus jogadores (ou pelo menos alguns)? Será que na Academia se apaparica em demasia os jovens, dando-lhes tudo de “mão beijada”, não os obrigando a “fazer pela vida”? Será que os adeptos endeusam em demasia as jovens esperanças? Tudo isto provocará o seu “aburguesamento”, acabando por perderem os seus lugares para quem vem habituado a lutar muito para conseguir qualquer coisa, como espanhóis e holandeses, por exemplo?

    Tudo este arrazoado tenta perceber a diferença, na Final da Taça, entre o desempenho de Adrien e Cedric, e da maioria dos jogadores que andavam com a camisola do Sporting vestida.

    Não critiquemos Adrien e Cedric. Critiquemos sim, aqueles que tinham obrigação de os vencer e foram incapazes. Eu também critico Sá Pinto, que quando, antes do jogo, valorizou as palavras de Adrien, mais o acicatou para lutar pela vitória.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "8",
      Obrigado pelo comentário e pela excelente achega que dá com o "amolecimento" que todos nós constatamos no Sporting, nomeadamente por parte dos jogadores sul-americanos. É um "caso de estudo" interessante, que deverá merecer um levantamento e um desenvolvimento mais profundo. Mas, em minha opinião, estará ligado sobretudo à personalidade dos treinadores. Sá Pinto deu um safanão e as coisas pareceram melhorar. A final da Taça foi a desilusão, até porque veio dizer-nos que a melhoria não veio para ficar... É terrível que isso aconteça, mas é a mais pura das verdades.

      Saudações leoninas

      Eliminar
  7. Parabéns Adrien e cedric pelo vosso profissionalismo...!!

    Aceito o vosso empréstimo pela necessidade de crescimento...mas quero ver-vos no futuro a festejar viotórias verdes...

    Quem critica o Adrien por ser profissional de corpo inteiro...no mínimo...
    É tontinho...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MaximinoMartins,
      Tontinho, diz o meu amigo?!... Será apenas apelido, dar esse nome a quem critica Adrien. Na minha modesta opinião, mau carácter seria o mínimo que se poderia chamar a essa gente...
      Mas até nisso, nós sportinguistas somos brandos...

      Um abraço

      Eliminar
  8. Meus amigos oxalá tenham razão, mas para mim o Adrien tem uma estratégia montada para rumar a outras paragens!

    ResponderEliminar
  9. Caro Leão de Leiria,
    E se assim for, será ele o principal culpado ?!... Ou quem o mandou embora para Coimbra, com o argumento de que não servia para o Sporting?!... Há quanto tempo todos sabemos que Adrien é um valor seguro?!... Porque não regressou ao Sporting no principio da época que agora terminou?!... Não servia para Domingos Paciência, nem para Carlos Freitas, nem para Luís Duque?!... A época fabulosa que fez na Académica não poderia ter sido feita no Sporting?!... Era mesmo precisdo contratar Elias por quase 10 M€, para não jogar na LE e agora levar um banho de futebol de Adrien?!... Eu sei que não sabe o suficiente para me responder, mas não concorda que é mais fácil agora atacar Adrien do que colocar o dedo na verdadeira ferida?!... Temos uma Academia para quê?!... Para deitar fora tudo o que de bom conseguimos formar?!... Olhe para a fabulosa equipa de juniores que acabou de sagrar campeã nacional e diga-me, quantos vão ser aproveitados? Quantos emprestados vão regressar? E quantas contratações de estrangeiros vão acontecer neste defeso? Não amigo, está tudo mal no aproveitamento da nossa formação. Ou não há competência dos técnicos ou então mandam outros interesses. Contratem o Boloni, ou o Bielsa, ou outro qualquer grande formador, mas por favor não desperdicem o talento que temos em casa...

    Um grande abraço

    ResponderEliminar