sábado, 12 de maio de 2012

O futuro está connosco: Marcelo Boeck


Não me lembro de uma identificação tão rápida e convincente com a mística sportinguista, como aquela que Marcelo Boeck nos vem oferecendo. O vídeo que vos mostro a seguir é elucidativo. Está ali porventura, o retrato, o sentir, a exaltação e a vibração que todos sentimos. Está ali "Um Leão Indomável" !...

         

Chegou em "pézinhos de lã" e assinou em 30 de Junho de 2011, um contrato por cinco épocas, tendo o Sporting pago 500 m€ ao Marítimo, seu anterior clube. 
No dia 15 de Outubro de 2011 foi pela primeira vez titular pelo Sporting, na Taça de Portugal frente ao Famalicão, onde fez duas excelentes defesas e mostrando ao treinador Domingos Paciência que podia contar com ele.
Daí para cá a adaptação ao clube e a identificação com a sua mística, foi um simples estalar de dedos. Nos treinos, no balneário, nas viagens, no banco de suplentes, nos jogos em que foi chamado a substituir Rui Patrício, nas redes sociais, nos meios de comunicação, Marcelo é sempre um espectáculo.
Com uma invejável e recomendável estampa atlética para a função que desempenha,  com apenas 27 anos e com os fantásticos atributos técnicos que há muito evidenciou e recomendaram a sua vinda para Alvalade, Marcelo é rectaguarda segura da segurança que Rui Patrício oferece ao Sporting, mesmo que o Europeu e a sua extraordinária categoria o atirem para fora de Alvalade.
E como a segurança dessa rectaguarda e a mística que exala por cada poro do seu corpo e em cada momento, são reconfortantes para a mais fantástica massa de adeptos do mundo! Contamos contigo Marcelo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Alamo,

    Sobre o Marcelo, em termos de criterios futebolisticos era ja um dos meus guarda-redes preferidos na Primeira Liga (ha outros bons, e tem-se vindo a verificar a qualidade dos guarda-redes do nosso Campeonato).

    Penso que precisara de ganhar alguma estabilidade e tranquilidade entre os postes, mas isso creio que podera (devera) ser atingido com a idade, com a identificaçao com os colegas e a forma de jogar da equipa, etc etc.

    Confesso que, em caso de saida do Rui Patricio, estou muito curioso para verificar exactamente como "respondera" Marcelo as novas expectativas. O que vi ate agora "diz-me" que vai corresponder, e que nao sera por aqui que nao discutiremos o Campeonato e que nao manteremos os sportinguistas novamente com a equipa (para mim e uma questao importante, porque nunca senti Alvalade como senti este ano, e gosto de me sentir bem no meu universo).

    O Sporting precisara, em virtude de nao ir a Champions, de ter um bom saldo entre contrataçoes e vendas, bem como dara jeito alguma reduçao do orçamento da equipa principal (nao so pelas dificuldades financeiras, que o exigem, mas tambem pela aposta na Equipa B).

    Mas esta necessidade deve ser adiada e escondida de possiveis compradores o mais possivel, para nos dar margem negocial (a maior possivel dado o contexto financeiro) que permita que esperemos, negociemos e recebamos os valores justos.

    E por isso que, parece-me, deveremos ter calma nas ponderaçoes que fizermos mais tarde (e nao "deprimir" por nao virem craques, que possam chegar a outras paragens), e sobretudo... esperar.

    Porque se as vendas passarem eventualmente por jogadores como Rui Patricio, Joao Pereira e um dos medios, teremos entre 2 a 3 vendas de jogadores que marcarao presença no Europeu - e que portanto nao devemos ter mais pressa que a estritamente necessaria em "despachar" nem substituir.

    Fazer mais-valias com estes tres jogadores, contratar um avançado e apostar para central no Carriço - acredito que o Sa o pode levar se nao ao nivel que apresentou nos melhores tempos de PB, pelo menos ao que apresentou nos melhores tempos de Carvalhal), ou mesmo no Nuno Reis (partilham algumas caracteristicas importantes e fundamentais numa equipa grande; sobretudo a qualidade no passe - escolha de linha de passe, precisao e velocidade do mesmo).

    Uma ultima nota, mais generalista: tambem eu tenho comentado entradas que tem vindo a ser referidas na imprensa. Mas tento-me lembrar, porque acho que e importante, que para entrar alguem e preciso sair alguem.

    E que desvalorizar antecipadamente quem ainda conta, valorizando antecipadamente quem ainda nao esta, tera os seus contras (que alias ja fui referindo ali em cima).

    Porque, na maioria dos casos, e ao contrario de no Passado, nao andamos agora necessitados de "despachar" o que ca esta, substituindo por outros, para ter sucesso.

    Nao: as saidas, tendo em conta as qualidade da maioria dos jogadores que poderao sair, dependem essencialmente do valor das propostas recebidas. E dependeriam quase unicamente das propostas (reitero que a maioria), no caso das condiçoes financeiras serem diferentes.

    Nao sei se me expliquei devidamente - e atente que nao era de todo qualquer critica, porque me identifico com a forma como tem salientado as opçoes com menos estatuto (sem comparar excessivamente com as outras, elogia estas), era uma nota geral.

    Lamento a ausencia de acentuaçao, mas e um problema do teclado. Tentarei resolver. Um abraço leonino.

    ResponderEliminar
  2. Caro Gonçalo,
    Obrigado pelo seu comentário, que acaba por ser um excelente remate final dos dois ciclos de artigos que me abalancei a publicar.
    Apenas discordarei em dois pontos. Acho que a aquisição de um central categorizado será tão ou mais importante que a de avançado que acompanhe e dispute com Wolfswinkel o lugar na frente. Primeiro porque acredito que Rubio irá explodir. Depois porque não acredito, decididamente, em Carriço como central. Penso que será sempre uma razoável alternativa a Rinaudo e não lhe vejo faculdades para ir mais longe.
    No resto partilho inteiramente a sua opinião, particularmente na necessidade de não exibir pressa nas vendas, vender bem e fazer apenas as aquisições que o mercado e os cofres permitirem. O grande esforço foi já feito o ano passado. O plantel é excelente e só precisa de uma bem programada e executada pré-época, dentro da filosofia que Sá Pinto já quase implementou.
    Preocupa-me a escolha do treinador para a equipa B. É fundamental que a articulação com RSP seja perfeita, para que as virtualidades da sua existência sejam capazmente potenciadas. Tenho reservas sobre os nomes que tem vindo a público, mas será melhor falar depois da escolha ser feita.

    Um abraço carregado de esperança no futuro

    ResponderEliminar
  3. Alamo,

    Quanto ao Rubio, acredito muito no seu potencial, mas temo que mais uma temporada sem fazer muitos jogos lhe seja prejudicial. Com a idade que tem, nao me parece benefico passar 2 temporadas sem ser titular...

    Sobre o Carriço, bom aqui discordamos mesmo. Este ano, para mim o melhor jogo do Daniel foi contra o Leiria em casa. Aguentou aquele lugar de forma fantastica (estava a jogar com o Tiago Ilori ao lado, o Schaars estava a medio-defensivo). Da ao Sporting a qualidade de passe vertical que temos de ter a sair com a bola (quanto custam os centrais que sejam bons neste aspecto, e nos outros...? O Garay e o Otamendi nao foram baratos). No resto das suas competencias, nao me parece inferior ao Polga, que fez uma boa temporada (foi o central mais regular ao longo do ano...).

    Nao vejo o Carriço, de todo, como opçao para trinco. A nao ser que o modelo nao seja alterado (ou seja, que o Sporting mantenha uma postura mais expectante em campo). Mas, sobre isto, gostei do sinal no Dragao (nao fossem as lesoes, o Xandao teria sido preterido, e a alternativa no banco ao Onyewu-Polga era... o Carriço).

    Tambem partilho de preocupaçoes quanto a Equipa B. No caso, por nao conhecer bem o que pensam o Dominguez e outros sobre a forma como deve jogar a Equipa B. Se o Dauto Faquira aceitasse e viesse disposto a colaborar com o Sa Pinto no plano de treinos das duas equipas (deve haver cooperaçao!) era um excelente nome, parece-me.

    SS

    ResponderEliminar