sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nem tudo o que Luz é ouro...


10ª opção ?!...
Quando um futebolista nascido e criado neste luso solo pátrio, tem a fortuna de reunir atributos técnicos e mentais que lhe permitem galgar etapas e patamares que despertam a cobiça de clubes de topo, nunca   deve cometer o erro de deixar construir à sua volta  um  sistema de equações insolúvel, isto é deixar que o número de incógnitas em cada uma delas ultrapasse o conjunto do sistema.
A abortada transferência de Hugo Vieira para o Sporting Clube de Portugal e a sua posterior contratação pelo SLB, indicia um claro erro de avaliação do jovem atleta, a menos que se trate de mais uma das muitas jogadas estratégicas do clube que acabou por contratá-lo, o que o penalizará ainda mais.
Sendo claro que os custos da contratação ficariam muito próximos de zero, HV terá porventura abusado nas incógnitas com que pretendeu construir a equação Sporting, provocando a anulação desta e ficando limitado a um sistema ainda mais reduzido, o que aumentou automaticamente o seu grau de dificuldade ou mesmo insolubilidade.
Não há comparação possível entre as perspectivas de Hugo Vieira no Sporting e no clube por quem acabou por assinar. Nem sequer será de atender e considerar as hipóteses que a equipa B lhe poderia abrir, dados os seus 23 anos. No Sporting teria de se confrontar com Wolfswinkel e Rubio, enquanto no SLB terá como concorrentes, Cardozo, Rodrigo, Kardec, Saviola, Mora, Nelson Oliveira, Jara, Melgarejo, Djaló e mais o que ainda vier por aí.
Considerando embora Hugo Vieira, como um jogador valioso, nunca entendi a importância da sua contratação como imperativa ou sequer decisiva, como seria a de um outro jovem central que com ele há muito constitui, na minha modesta opinião, o par dos únicos jogadores nacionais que o Sporting teria interesse em contratar. Não é portanto o despeito que me faz rabiscar estas impressões pessoais. É apenas a impressão de que os nossos jovens valores, estarão muito mais verdes para analisarem com frieza e objectividade as perspectivas que se lhes apresentam em termos de futuro, do que a verdura técnica que exibem. E quase todos eles cometem o erro primário de julgar que os conselhos dos seus agentes alguma vez tomam em linha de conta, os seus interesses.
O futuro há-de dizer-nos algo sobre a bondade da opção de Hugo Vieira e sobre o trajecto que o substituto que o Sporting escolher para ocupar o lugar que eventualmente lhe estaria reservado. Estou em crer que esse substituto será "pura prata da casa", o que me deixaria bastante mais feliz e satisfeito.

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário