quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Não teremos de esperar muito!...


«José Marsà é um nome já conhecido dos mais atentos adeptos leoninos e, a curto prazo, é possível que este lote aumente de forma considerável pois as lesões registadas nos centrais do Sporting podem acelerar a sua integração na equipa principal. Na Academia há pouco mais de um ano, o catalão já se estreou no último jogo da época passada, diante do Santa Clara (4-0), e tem passado os últimos dias a trabalhar directamente sob as ordens de Rúben Amorim enquanto Neto, Coates e St. Juste continuam no departamento médico a recuperar das respectivas mazelas.

Aos 20 anos, Marsà é um jovem que chegou à Academia com os princípios de jogo do Barcelona, clube que representou durante 12 temporadas e onde era chamado de forma assídua a treinar com o plantel principal. Esquerdino como Rúben Amorim tanto gosta, o defesa durante a sua trajectória em La Masía mostrou capacidade para alinhar em qualquer posição do sector. "Estou pronto a jogar em qualquer posição que o treinador deseje. A idade não pode servir de desculpa pois os jovens têm sempre de querer trabalhar para evoluir", afirmou em Abril de 2021, num dos últimos jogos em que representou o Barcelona frente ao Alcoyano...e jogou como lateral direito.

Quando prestou estas declarações, o jogador já estava a negociar com o Sporting que seguia com atenção o seu processo de renovação com os culés. A verba oferecida ficava aquém do desejado pelo atleta e, acima de tudo, o projecto desportivo não era convicente. Foi exactamente esta a via que os responsáveis leoninos usaram para convencê-lo a vir para Portugal usando o trunfo Rúben Amorim, e a promessa de poder vir a vingar na equipa principal dos leões a médio prazo. Uma conversa telefónica com Porro acabou por revelar-se determinante na decisão de deixar o seu clube do coração e iniciar uma nova aventura em Lisboa.

Comportamento exemplar

A 9 de Julho de 2021, Marsà foi oficialmente apresentado como reforço dos leões após ter terminado o vínculo que o ligava ao Barcelona. "Assim que soube do interesse do Sporting, comecei a seguir os jogos do clube. Não só do futebol, mas também do futsal, por exemplo. Sei que foram campeões europeus. Quero demonstrar o que valho dentro de campo e retribuir toda confiança depositada em mim", afirmou o jogador na apresentação já consciente que no primeiro ano iria jogar na equipa B sob as ordens de Filipe Çelikkaya.

Ao serviço da segunda equipa dos leões, o internacional sub-18 por Espanha não demorou a conquistar o estatuto de titular tendo contabilizado 19 jogos, um número que só não foi superior devido às chamadas ocasionais à formação principal. No total, na sua primeira época ao serviço do Sporting, contabilizou 11 convocatórias, mas a sua estreia só se registou na última jornada, no citado jogo com o Santa Clara.

Se nos relvados o catalão correspondeu às expectativas, no balneário superou-as. Sabe Record que Marsà tem sido de um profissionalismo exemplar revelando uma maturidade invulgar para um jovem de 20 anos. Aliás, em Espanha, chegou a ser capitão nas camadas jovens do Barcelona, uma responsabilidade que o ajudou a moldar uma personalidade forte e vincada.

À espera da oportunidade

Consciente da evolução de Marsà, Rúben Amorim não hesitou em levá-lo para o estágio de pré-temporada, realizado no Algarve, e foi utilizado em cinco jogos particulares onde completou sempre os 90 minutos. Apesar de ainda jogar na equipa B para manter o ritmo, treina com o plantel principal e, a par de Mateus Fernandes, é o jovem que está na antecâmara para começar a ser chamado com regularidade. Na presente época, mesmo antes da onda de lesões que afectou os centrais, Marsà já havia sido chamado a cinco convocatórias, e é uma questão de tempo até ter a sua oportunidade. A prioridade da equipa técnica, nesta fase, é dar ao jovem todas as armas para poder vingar, de forma a seguir o trajecto de Gonçalo Inácio.»
Por João Soares Ribeiro, hoje às 21:06

Com a mesma e rigorosa estampa atlética de Gonçalo Inácio, apenas mais novo um curto meio ano, um fabuloso pé esquerdo de igual quilate e o direito talvez até melhor, palpita-me que para o vermos no lugar de Coates, a liderar um curioso trio de centrais esquerdinos ...

Não teremos de esperar muito!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário