domingo, 7 de junho de 2020

O que será que faz correr esta "rubra gente"???!!!...


Amorim já deixa sinais de mudança

«Rúben Amorim nunca escondeu ao que vinha quando aceitou trocar, no último terço do campeonato, o SC Braga pelo Sporting. Um risco assumido pelo treinador leonino mas que tinha outros objectivos bem mais importantes como o conhecer o plantel sportinguista, projectar alguns jovens da formação e, acima de tudo, começar a fazer opções em função do desempenho nos treinos e nos jogos tendo em vista a construção do plantel da próxima temporada.

Com a nova ideia de jogo que trouxe para o futebol dos leões, Rúben Amorim começa agora a fazer opções, depois de algumas (inesperadas) semanas de trabalho sem competição devido à pandemia. E o onze que apresentou em Guimarães tem já o dedo do treinador, num sinal de mudança que promete continuar a ser implementada até final da temporada. A aposta na juventude parece ser, assim, uma realidade incontornável para o treinador que que não olha para a idade, antes para a qualidade do jogador, e o melhor exemplo foi a possibilidade que deu ao jovem (ainda tem idade de júnior) Eduardo Quaresma de se estrear pela equipa principal dos leões, parecendo estar a ganhar avanço a outros jogadores com maior experiência, casos de Neto ou Ilori.

Matheus é caso semelhante

Mesmo sem ser uma verdadeira surpresa, também a titularidade e estreia de Matheus Nunes foi um sinal claro de que a promoção de seis jovens da equipa de Sub23 aos trabalhos do plantel principal não foi apenas para ficar bem na fotografia, antes dar corpo às ideias da SAD em apostar verdadeiramente na formação, agora ainda mais premente devido aos efeitos colaterais que a pandemia teve nas finanças dos vários clubes. A aposta no jovem médio para jogar ao lado do experiente Battaglia pode ser vista como uma solução face à lesão do Wendel, mas, tal como sucedeu com Eduardo Quaresma, uma aposta pessoal do treinador, pois Matheus Nunes deixou no banco jogadores mais batidos, como Idrissa Doumbia ou até a surpresa Mattheus Oliveira, e fora da convocatória jogadores como Francisco Geraldes ou o brasileiro Eduardo.

Ristovski e Rosier em ‘apuros’

Mas as novidades apresentadas em Guimarães por Rúben Amorim, no que diz respeito à aposta na juventude do plantel, não se ficaram por aqui. Se Plata começou no banco e foi Jovane o titular - aqui a concorrência será renhida... como se pretende -, foi a posição ocupada por Rafael Camacho que também surpreendeu até pela não convocação de Ristovski e de Rosier, os dois laterais de raiz do plantel (ambos de características ofensivas como o próprio Camacho). Ambos têm evidenciado nos treinos algumas dificuldades de adaptação à posição específica e, por isso, é bem possível que o treinador continue a apostar no jovem (20 anos) que Varandas fez regressar ao Sporting no início da época a troco de €5 milhões.»

Velho, muito velho o rifão popular que amiúde nos recorda que "de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento"! Não será tão velho o sentimento que a grande maioria dos sportinguistas cultivará em relação ao jornal desportivo A Bola, mas é minha profunda convicção de que nenhum mal que eventualmente possa chegar a Alvalade, soprado por qualquer vento vindo da Travessa da Queimada será menor!...

Feita esta prévia declaração de interesses, perguntarão os meus leitores sportinguistas, naturalmente, a razão de eu ter trazido para aqui, hoje e agora, este "copy & past" de um texto hoje alinhavado e publicado pela própria redacção do jornal. Ora terá sido exactamente por não ter encontrado explicação para tal insólito caso de o jornal apresentar esta tão estranha "cantiga de amigo", que me decidi a apresentá-la aqui à discussão geral, na esperança leonina de encontrar respostas...

O que será que faz correr esta "rubra gente"???!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Por mim e já com os dois pés atrás, vindo d'aBola (ou aburla?) ou já a fizeram ou estão para a fazer, coisa limpa dali não sai... não esquecendo que convém falar de outras coisas que não a santa aliança com as aves.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também foi a primeira razão que me veio à cabeça, amigo Liondamaia! Mas o repto que deixei, pretenderá obter a possibilidade de outras razões ainda mais... elaboradas, para não ser mauzinho! Aguardemos pelo proverbial 'espírito inventivo' dos leões!...
      SL

      Eliminar
  2. Espírito inventivo dos leões? Há tanta história, já mais que contada, já mais que sabida e percebida, apelidada de "cabala" e "teoria de conspiração"! Para quê mais "invenções" quando todos conhecemos a realidade em que temos vivido? Para parte dessa realidade pedem-se "provas" (que nunca aparecerão), para a outra parte - a realmente ficcionada - nem provas são necessárias porque o "veredicto" não precisa delas para nada.
    Pretende o Álamo mais um apanhado , mais uma lista, para deitar fora enquanto se assobia para o lado?
    Andamos há anos a dizer que isto só lá vai depois de uma desgraça. Já se passaram uma data delas e a coisa não tem ares de melhorar...
    Voltou o circo.

    ResponderEliminar