domingo, 14 de junho de 2020

Jamais uma figueira será capaz de produzir laranjas!...


Mais um tijolo na parede

«Olhar para a situação de Bruno Lage faz lembrar o videoclip de "Another Brick in The Wall", dos Pink Floyd. Há uma máquina trituradora de alunos que os faz sair em carne picada. É uma crítica ao sistema educativo e uma lembrança revoltada da própria escolaridade vivida por Roger Waters, principal autor do álbum "The Wall". A obra, que usa o muro de Berlim como analogia, significa, de facto, a parede de problemas, traumas e angústias que Waters foi coleccionando ao longo da vida. A escola e a infância são apenas mais um tijolo para esse imenso muro que irrompe pelos céus.

Transportando para o actual momento do Benfica, há muito que os encarnados passaram a ser uma máquina de picar carne dos protagonistas que criam e lançam. Com uma diferença: este Benfica não provoca traumas aos seus formandos nos primeiros tempos. Pelo contrário. Dá-lhes todas as condições para crescerem. Mas pensa, demasiadas vezes, ter heróis e génios onde, afinal, estão homens com muito para aprender. E isto aplica-se tanto a alguns jogadores made in Seixal como a Bruno Lage. Não ficaram maus de um dia para o outro. Simplesmente, ainda não eram assim tão bons quando tudo corria bem.

A recuperação que o técnico operou na época passada é histórica e fez com que a administração entrasse em euforia. Mas veio uma nova época. Rapidamente, Bruno Lage deixou de ser o cimento que unia o edifício do futebol encarnado para se transformar num pilar que ameaça ruir a qualquer momento. E cada novo jogo sem ganhar é apenas mais um tijolo na parede de Vieira.»
(Luís Aguilar, Off the record, in jornal Record, hoje às 17:23)

Para quem como eu sempre colocou os Pink Floyd, Roger Waters e o seu álbum "The Wall" no topo da expressão máxima da composição e interpretação musicais dos meus tempos de juventude e não apenas, este sublime trabalho de Luís Aguilar, para além de constituir uma surpresa, merece o meu incondicional aplauso...




Nem toda esta nova geração alguma vez compreenderá a extraordinária mensagem de "The Wall"! E muito menos será uma grande parte dos jornalistas de hoje, e menos ainda quando especializados em desporto, capaz de estabelecer a quase perfeita analogia que Aguilar hoje nos ofereceu neste seu texto.

Pena que a mensagem alguma vez possa ser compreendida pelos actuais dirigentes a quem a dirigiu... 

Jamais uma figueira será capaz de produzir laranjas!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Se a figueira "for vermelha"...
    Até pode produzir "melões..."

    Se for verde...desejo que "consiga produzir...tomates..."

    SL

    ResponderEliminar