sexta-feira, 12 de junho de 2020

Ainda estaríamos no terceiro-mundo!...



Respeito por quem paga

«Um dos problemas que o fecho das bancadas colocou ao futebol foi a qualidade do produto televisivo. A ausência de público é um enorme desafio para quem está dentro de campo, mas também para quem vê o jogo no sofá. Sendo os direitos de TV a principal fonte de receitas ordinárias da esmagadora maioria dos clubes, o espectáculo que vendem é algo a que os próprios clubes deviam ter prestado muita atenção. Do que já se viu na Liga NOS (e nem todos os emblemas jogaram ainda em casa), as experiências televisivas dos jogos em Portimão e na Cidade do Futebol foram as mais bem conseguidas. E a maior parte dos clubes pareceu nem sequer ter pensado no tema. Em Espanha, onde a Liga voltou ontem com um Sevilha-Betis, foi introduzida uma bancada virtual, apenas visível na transmissão, de forma a dar cor e vida a quem ‘consome’ futebol, o que mostra a preocupação de La Liga com quem, indirectamente, paga todo o ‘circo’. Um bom exemplo que ainda vamos a tempo de copiar.

A decisão da UEFA será conhecida apenas na quarta-feira, mas parece ser cada vez mais provável que a ‘final 8’ da Liga dos Campeões se jogue em Portugal. A confirmar-se, será mais uma extraordinária prova do respeito e influência que a FPF detém nos corredores do poder do futebol europeu.»

Parecem-me injustas para tantas outras entidades cá do burgo, as considerações de Sérgio Krithinas sobre a possibilidade de "a ‘final 8’ da Liga dos Campeões vir a jogar-se em Portugal"! A acontecer, tal não será decerto e apenas "uma extraordinária prova do respeito e influência que a FPF detém nos corredores do poder do futebol europeu". Há muito mais mundo para além disso que, sendo importante, a ninguém parecerá suficiente para que esse "futebol europeu" pensasse sequer em se decidir a transferir de armas e bagagens para Lisboa, a sua "menina dos olhos"!...

Seria bom que o jornalista não olhasse apenas para os interesses do seu umbigo e estendesse a bajulação para outros campos, cujo mérito, a não existir, tornaria irrelevantes os méritos que proclama.

Portugal é muito mais do que futebol! E no concerto europeu, os nossos créditos, hoje por hoje e, felizmente, vão cada vez mais muito para além do 'pontapé na bola' que uma visão curta poderá pretender sugerir!...

Ironicamente e se fosse apenas pelo futebol, com os tristes exemplos que diariamente damos ao mundo...

Ainda estaríamos no terceiro-mundo!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário