segunda-feira, 8 de junho de 2020

Obrigado Velasco e descansa em paz!...



«O Sporting Clube de Tomar expressa sentidas Condolências a Família de Francisco Velasco, que hoje faleceu.
Paz à sua Alma.
Francisco Velasco foi treinador da equipa sénior nas épocas de 1983/84 e 1984/85.

Morreu o antigo hoquista internacional português Francisco Velasco. Bicampeão mundial ao serviço da selecção portuguesa (1958 e 1960) e uma vez campeão da Europa (1959), para além de ter vencido uma Taça Latina e uma edição do Torneio de Montreux. tinha 85 anos e foi um dos responsáveis pelas maiores alegrias que vivi na minha meninice, numa equipa de sonho treinada por António Raio e Cipriano Santos, e onde pontificavam, Moreira, Vaz Guedes, Adrião, Velasco e Bouçós, mas também, se bem me lembro, Bernardino, Pompílio, Rui Faria, Victor e Virgílio Domingos.

Obrigado Velasco e descansa em paz!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Meu caro Álamo
    Também eu tive o condão de apreciar ao vivo na Beira, a velocidade de patinagem e a mestria no manejo no stick do Francisco Velasco, quando ocasionalmente representou a equipa da Lusalite do Dondo.
    E principalmente, ouvindo o relato na radio a célebre selecção de Portugal que derrotou a Espanha por 5-1, no torneio de Montreux em 1958, e que era constituída integralmente por jogadores moçambicanos: António Souto, Abílio Moreira, Francisco Velasco, Fernando Adrião, Amadeu Bouçós, Manuel Carrelo, Romão Duarte, Passos Viana, Alberto Moreira e Vítor Rodrigues.
    Francisco Velasco, Fernando Adrião e António Livramento, constituíram o trio dos maiores hoquistas portugueses de sempre.
    Infelizmente, todos eles são já uma eterna saudade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caro Carlos Antunes terá tido o privilégio enorme que eu gostaria de ter tido! O hóquei em patins foi o desporto que mais apreciei em menino, talvez galvanizado pelos relatos empolgantes dos radialistas que faziam os relatos dos jogos. Porém, a televisão estava a dar os primeiros passos e eu vivia escondido no meio dos vinhedos e milheirais da Bairrada. Nunca vi jogar estes monstros do hóquei. Mas ficaram-me para sempre gravados no coração e na memória! Obrigado pela "reprise" que o caro nos ofereceu e por me ter recordado a Beira, onde estive, levado pela profissão, de passagem dezenas de vezes e que também consta das minhas mais bonitas memórias!...
      Tudo saudade afinal!!!...

      Eliminar