in blog Cozinha sem drama |
Estarão de há muito perfeitamente delineados no aspecto quantitativo, os planteis das equipas profissionais do Sporting Clube de Portugal. O novo director do futebol profissional do Clube, Augusto Inácio, em entrevista ao jornal do Sporting, garantiu que o plantel principal terá 20 jogadores, mais 22 da equipa B.
Quem conhece Leonardo Jardim, sabe que ele costuma optar pelo 4x2x3x1 e que normalmente recorre ao 4x3x3, apenas como plano B. Ora isto não constituirá nada de novo para a grande maioria dos jogadores que irá liderar, dado que são sistemas
conhecidos de cor em Alvalade e, tão ou mais importante, em todos os escalões da formação e em particular na equipa B.
Nesta condição e centrando-me para já na equipa principal, penso que quando a pré-época arrancar o plantel principal será constituído por 2 guarda redes, 7 defesas, 9 médios e 2 avançados. Ora tendo em conta as muito prováveis saídas de Rui Patrício, Boulahrouz, Schaars, Diego Capel e Valentin Viola, sendo que Marcos Rojo, Adrien Silva, Zakaria Labyad e André Carrillo poderão ou não também estar na fila, consoante vier a funcionar o apelo do mercado e suspeitando eu que seja muito provável que as aquisições no exterior se resumam a um, ou, no máximo, dois avançados.
Não me surpreenderei se a decisão da estrutura leonina passar pela manutenção de 17/18 atletas que poderão sair, eventualmente, deste naipe: Marcelo Boeck e Vitor Golas; Miguel Lopes, Cedric Soares, Tiago Ilori, Eric Dyer, Marcos Rojo(?), Nuno Reis(?) e Jefferson; Fito Rinaudo, André Martins, Adrien Silva(?) Zézinho, João Mário, Bruma, André Carrillo, Ricardo Esgaio e Wilson Eduardo(?); Betinho(?) e Diego Rubio(?).
Se me perguntassem com quem eu gostaria de ver reforçado este plantel, teria poucas dúvidas em responder, que dois jogadores com o perfil de Bruno Alves e Ghilas me deixariam encantado. Mas tanto um como outro parecem estar completamente fora dos nossos horizontes, nunca pelo seu valor, mas pelos custos que certamente representariam e pela incompatibilidade que significarão perante a nova filosofia salarial que estará em preparação.
Se me interrogassem sobre os regressos que eu veria com bons olhos em Alvalade, também não hesitaria em indicar Nuno Reis e Wilson Eduardo. Mas nem as aquisições no mercado, nem os regressos das nossas esperanças, algumas vez passarão ou serão ditados pela sensibilidade dos adeptos.
Restar-me-á a mim e a todo o universo leonino, confiar na perspicácia e capacidade negocial de quem tem sobre os ombros, a espinhosa responsabilidade de fazer, sem dramas, omeletes sem ovos !!!...
Leoninamente,
Até á próxima
A nós adeptos, restar-nos-á fazer o que é devido...
ResponderEliminarOu seja...: nosso papel de 12º jogador...a actuar em todos os terrenos e posições...sempre ao ataque...!!
Claro amigo, isso nem se discute!...
EliminarMas aqui para nós, quanto mais tempo demorarmos, mais caro nos fica...