quinta-feira, 2 de maio de 2013

Avassaladora "superioridade moral" !!!...

Daniel Oliveira - sportinguismo lúcido e inteligente!

A eterna lucidez de Daniel Oliveira, está aí, para quem a quiser apreciar, para quem dela quiser fazer bandeira, para quem, na política geral do país ou no compartimento estanque e nauseabundo do futebol português, quiser compreender a sua mensagem.
 
Estamos num país democrático, embora o défice neste campo seja bem superior ao que o "ultra-liberalismo" que nos governa estará a submeter um povo inteiro e a todos aqueles que com o seu voto o permitiram,  faça pensar na completa incompatibilidade entre a desgraçada ingenuidade do povo português que o colocou no poder e o "troco", ou prémio de assinatura, que estará a receber.
 
Daniel Oliveira, com a limpidez de pensamento a que há muito nos habituou, estabelece claramente a fronteira entre aquilo que separa toda a podridão do futebol português, de  todos aqueles que, teimosamente, continuam persistindo na transparência da verdade desportiva:
 
A arbitragem do Benfica-Sporting fez renascer velhas acusações de portistas e benfiquistas. Para o treinador do FC Porto o comportamento de Capela não tinha outro intuito que não fosse prejudicar o clube do norte. É para mim sempre comovente ver os seguidores de Pinto da Costa chorarem pela verdade desportiva.
 
Na realidade, a razão pela qual o Sporting é tratado pelos árbitros com tanto desrespeito, explica-se com as más lideranças de décadas, que o deixaram numa posição de fragilidade. Na dúvida, os árbitros tendem a prejudicar quem tenha mais dificuldade em defender-se.
 
Os adeptos do Benfica, pelo contrário, acusam os sportinguistas de serem, pelo ódio histórico ao vizinho, um aliado natural do Porto. Os portistas, pelo contrário, acusam, pela pena de Miguel Sousa Tavares, o Sporting de estar a preparar vassalagem aos senhores da Luz.
 
Compreendo que a ansiedade da luta pelo título faça imaginar a quem está na corrida, que aos outros caberá tomar partido. Compreendo que a posição do Sporting, obrigado a lutar por uma presença na Europa, o tenha transformado num clube charneira.
 
Mas a sua folha bem mais limpa – por fraqueza, incapacidade ou cultura ética, tanto faz – na lama que domina o futebol nacional dá-lhe a obrigação de tomar um partido: o da verdade desportiva. Ao contrário das duas virgens que querem casar com o Sporting, esperando que seja uma esposa submissa, não é suspeito de tentar vencer nos corredores o que perde no campo. Tem pago um preço por isso. Mas essa é a sua superioridade moral. Que deve ser usada para regenerar o futebol português. As alianças que faça devem ter como único objectivo romper com o casamento tumultuoso entre Benfica e Porto, que os leva, à vez, a serem os senhores deste “sistema” podre.
(Daniel Oliveira, "Verde na bola", in Record)
 
O presidente do Sporting Clube de Portugal, pesem embora as críticas de que estará a ser alvo dentro da sua própria família, estará a seguir uma linha de irrepreensível e salutar equidistância, dentro de um espírito intocável de busca de um civilizado relacionamento com todos os parceiros do "negócio"! Mas não lhe cairão os parentes na lama, se interiorizar e fizer uso pleno da avassaladora  "superioridade moral" que Daniel Oliveira reclama com inteira justiça, para o Clube que lidera!!!...
 
Leoninamente,
Até à próxima 

3 comentários:

  1. Simplesmente sublime este pensamento que destaco desta crónica para o que resta da minha vida e que, quanto a mim, traduz o meu pensamento, aquilo que sou, sinto e que faço uso no meu carácter:

    "o Sporting não é suspeito de tentar vencer nos corredores o que perde no campo. Tem pago um preço por isso. Mas essa é a sua superioridade moral. Que deve ser usada para regenerar o futebol português".

    Mais palavras para quê? Eis a verdade desportiva elevada à sua mais elementar essência e pela qual o Sporting, ao longo de décadas, tem lutado e por isso tem sido vítima. Obrigado Daniel Oliveira

    Carlos Alberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Alberto,

      O pensamento de Daniel Oliveira é lapidar! Mereceria ser fixado em pedra e em letras gordas, nas paredes de Alvalade!!!...

      SL

      Eliminar
  2. http://www.anti-benfica.com/outros-canais/a-culpa-morre-solteira-cont.php

    Leia lá quem tem sido sistematicamente beneficiado e sistematicamente prejudicado.

    Depois, faça o seguinte exercício: Onde estava o Sporting, esse "auto-denominado" pelos próprios como "superioridade moral" quando ao longo destes anos tudo aquilo que está nesse artigo aconteceu?

    Estava a fazer um superior boquete moral aos tripeiros. E vcs ainda acham que nós queremos vocês como aliados? LOLOLOL.

    pequeninos, pequeninos pequeninos. Como sempre foram.

    ResponderEliminar