quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Façam-no por Gustavo, é urgente !!!...

Carlos Martins foi um menino querido do Sporting. Um jovem promissor que com 11 anos - 1993 - chegou a Alvalade à procura de cumprir um sonho e de alcançar patamares que os seus atributos técnicos faziam adivinhar. Com um percurso bastante agradável nas camadas jovens do Sporting e regulares chamadas às selecções nacionais das respectivas categorias, Carlos Martins foi lançado na primeira equipa do Sporting corria o ano de 2000, por Augusto Inácio. A partir daí, Martins foi ultrapassando etapas na sua carreira, entrecortada por altos e baixos, lesões e problemas disciplinares, empréstimos a diferentes clubes e sucessivos regressos a Alvalade. Treinado por técnicos conceituados, de diferentes escolas e filosofias - Jean Paul, Diamantino Miranda, Laslo Boloni, Artur Jorge, Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Bento e Luís Filipe Scolari, ainda hoje, nem o próprio saberá porque não foi capaz de triunfar de leão ao peito, para grande desilusão de uma enorme franja de adeptos leoninos que o idolatravam.
Corria o ano de 2007 quando se transferiu para o Recreativo de Huelva, onde conseguiu realizar uma boa época, com 32 presenças na equipa espanhola ao longo de toda a temporada. Conseguiu também atrair as atenções do Benfica, para onde se transferiu em 2008, causando uma profunda decepção e desencanto nos adeptos sportinguistas, que nunca foram capazes de aceitar que Carlos Martins envergasse a camisola do seu maior rival.
O tempo passou e no Benfica, Carlos Martins voltou a repetir as irregulares épocas que tinha efectuado no Sporting, alternando exibições fabulosas com períodos de quase apagamento, até se transferir em 2011 para o Granada, onde actualmente integra os quadros da equipa espanhola.
Paulo Bento, chegado à selecção, fez de Carlos Martins uns dos seus jogadores nucleares e ainda no último encontro do "play-off" contra a Bósnia, chamou-o ao jogo na segunda parte, para viver a euforia do apuramento para o Europeu2012.
Mas no meio da euforia de uma vitória histórica, Carlos Martins estava a viver um drama terrível. Ao seu pequeno filho, Gustavo, de três anos de idade, havia sido diagnosticada um doença, cuja cura apenas será possível com o recurso a um transplante de medula, que exige compatibilidade absoluta entre o dador e o paciente. Entre muitos milhares de potenciais dadores, terá de ser encontrado um, cujas características sanguíneas sejam compativeis com o desditoso filho de Carlos Martins.
Uma campanha de solidariedade está em desenvolvimento e a crescer em cada momento. E eu quero aplaudir o apelo publicado no site do Sporting Clube de Portugal e que poderá ser apreciado aqui, no sentido de todos os sportinguistas que se encontrem dentro da faixa etária exigível, acorram com urgência aos locais de recolha de uma pequena amostra de sangue, que possa ser sujeita a teste de compatibilidade.
No sangue de todos os homens e mulheres, leões, águias, ou dragões, de norte a sul de Portugal, continental e insular e em toda a a diáspora portuguesa no mundo, poderá estar a salvação de Gustavo e a felicidade de Carlos Martins e família!... 
Carlos Martins, independentemente do processo, das causas e das vicissitudes da vida que o levaram para fora do Sporting, não deixará nunca de ser um leão ferido, que precisa desesperadamente da ajuda de todos nós, para salvar o seu menino, para salvar o Gustavo, que precisa de viver e ser feliz, seja ou não leão no amanhã, porque isso é o que menos importa neste momento.
O Sporting Clube de Portugal respondeu incondicionalmente presente! Que o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto e todos os outros grandes e pequenos clubes portugueses afirmem também a sua presença e a sua solidariedade!...
Quando Gustavo voltar a ser um menino saudável e feliz, voltaremos todos aos nossos clubes. E às guerras de alecrim e manjerona entre ideais, amores e rivalidades. Agora é hora de correr para os centros de testes e cumprir, com altruísmo e magnanimidade, o nosso dever solidário para com Gustavo. Façam-no, é urgente!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário