domingo, 20 de novembro de 2011

Domingos Paciência, o homem do jogo !...

Saborosa vitória, em jogo puro de Taça de Portugal, onde tudo se decidia hoje em Alvalade. Empenho, determinação, raça e muito querer, estiveram na base da eliminação de um adversário muito difícil, que vendeu cara  a derrota e lutou até ao fim por alterar um resultado, que bem cedo o Sporting conseguiu colocar a seu favor, fruto de atributos que já ninguém deixa de reconhecer.
Voltámos a apreciar a alegria e o prazer que a equipa sente e transmite para as bancadas. Há uma comunhão bonita entre os intérpretes no relvado e os adeptos que não páram de os aclamar e incentivar. Há palmas para os desenhos lindos que a equipa executa, há cânticos que premeiam individualmente os protagonistas de arrancadas, cortes e esforços que vão quase aos limites do impossível.
Acabei de ouvir a conferência de Domingos Paciência depois do jogo. A uma pergunta de um jornalista - pesaroso, coitado! - que sugeria ter a vitória do Sporting sido alcançada com sorte, o nosso técnico, de forma veemente e porque compreendeu o espírito depreciativo da questão que lhe foi colocada, disse que a sorte dá muito trabalho e que aquilo que parece sorte, resulta do empenho e do trabalho que a equipa está a desenvolver. Nem mais!... Domingos não é parvo e já tem muitos anos de futebol. O jornalismo português é que, pelos vistos, continua pobre e confrangedor e não há meio de aprender!... 
A sorte que o Sporting teve, esteve no acerto da validação dos dois golos por parte do trio de arbitragem. E esteve também no acerto da expulsão do jogador do Braga. Outros intérpretes, noutras circunstâncias, já invalidaram golos mais fáceis de analisar ou não procederam a expulsões provocadas por faltas onde  o nível de dureza ou agressão violenta  e a localização dos faltosos, exigia tratamento igual ou mais gravoso ainda.
O homem do jogo, para mim, foi... Domingos Paciência!... Estavam à espera que dissesse que tinha sido Capel?!... Pois, dentro das quatro linhas terá sido, entre todos os que jogaram e honraram o leão que ostentavam no peito, o Diego. Pela magia e importância do seu golo e por tudo aquilo que jogou e fez jogar. Mas não posso, não devo e não quero esquecer que Domingos quase fez passar despercebida a ausência de Rinaudo. A equipa jogou como sempre tem jogado, apenas com a diferença de ter André Santos e depois Daniel Carriço no lugar de Fito?!... Aparentemente poderá ter parecido. Mas anda por ali, de forma flagrante, o dedo de Domingos, para que tudo nos pareça igual, quando não há ninguém no plantel do Sporting como Rinaudo. Com mais uma semana de trabalho pela frente, alguém que esfregou as mãos perante o infortúnio do argentino e do Sporting, terá ficado hoje bastante mais preocupado. E isso devemo-lo a Domingos. Em pés de lã e sem nunca apresentar desculpas de "looser", Paciência foi dormindo menos nas noites que se sucederam ao fatídico lance que nos roubou Rinaudo por algum tempo. E o jogo de hoje trouxe-me a quase certeza de que dentro de uma semana, ninguém vai tremer. Por mim desejaria saltar de alegria, mas a confiança que hoje me anima, aceitará qualquer resultado no próximo domingo. Porque acredito em Domingos Paciência e na alegria, prazer de jogar e querer de todos os leões que forem jogar a Benfica.

Leoninamente,
Até à próxima



2 comentários:

  1. Estou de acordo contigo mas não gostei do jogo. Fiquei cansada a ponto de me ter tirado a alegria pela vitória. Nada contra o Sporting mas do modo como se joga no nosso país.
    Isto é o que faz eu ver jogos da Liga Inglesa. Habituo-me à qualidade e depois... sofro!

    Abraços leoninos

    ResponderEliminar
  2. Amiga,
    Não desesperes. Apesar de não acreditar que o futebol português possa mudar a curto ou médio prazo, mora em mim a grande esperança de que o futebol do Sporting, com o tempo, há-de mudar tanto que nos jogos em que estiver presente, sózinho, conseguirá satisfazer os teus conceitos estéticos.
    Agora jogamos mais para o resultado, mas com mais algum tempo, haveremos de jogar para preencher as lacunas que hoje, entre-linhas, não ousaste apontar.
    Sábado vai ser crucial!... Oxalá possamos ficar felizes...
    Um beijinho

    ResponderEliminar