domingo, 14 de fevereiro de 2021

#OndeVaiUmVãoTodos. SL


«Esta é uma fotografia mais ou menos recente da Academia de Alcochete, imaginada e projectada por José Roquete, concluída e inaugurada em 2002 por Dias da Cunha, assaltada em 2018 na presidência de Bruno de Carvalho, o que lhe custou a destituição.

Na altura da inauguração com cerca de 250 mil metros quadrados, a Academia Sporting foi o primeiro complexo desportivo com esta envergadura e qualidade feito em Portugal e um dos mais modernos e melhor equipados da Europa, considerada por grandes personalidades do futebol mundial como Luis Felipe Scolari e Alex Ferguson, entre outros, como uma das melhores academias de futebol alguma vez vistas.

É o local de trabalho de todo o futebol leonino, ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade, tendo como principal finalidade a formação de jovens jogadores, aptos a enveredarem por uma carreira, no mundo cada vez mais competitivo, do futebol profissional, permitindo à SAD do clube gerir o futuro do seu plantel profissional numa óptica de desenvolvimento sustentado. A Academia de Alcochete é complementada pelo Polo Universitário, bem próximo de Alvalade, a primeira casa dos leõezinhos dos 6 aos 13 anos.

Em 2010, a Academia Sporting tornou-se a primeira na Europa a receber o certificado de qualidade ISO9001:2008, atribuído pela EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management), um feito histórico assinalado numa cerimónia a 19 de Janeiro desse ano. Em Setembro de 2020, a Academia de Alcochete "em homenagem àquele que se tornou o melhor jogador português de todos os tempos" adoptou o nome de Cristiano Ronaldo, mas a inaguração oficial será realizada "assim que as condições o permitam".

Uma das ideias fortes da campanha de Frederico Varandas foi a recuperação da formação do Sporting, tendo anunciado já como presidente o investimento de 12M€ em Alcochete e no Polo, contemplando infraestruturas e recursos humanos, e recusando cenários mirambolantes de construção de nova academia mais perto de Alvalade. Mesmo considerando a conjuntura actual, conviria saber ao pormenor o que já foi feito e o que se pensa fazer ainda para tornar a Academia de Alcochete ainda melhor, ultrapassar de vez daquele cenário turvo e deprimente "das vacas e dos bois" e do "Seixal às portas de Lisboa" perspectivado pelo ex-presidente.

Já não posso precisar quando foi a última vez que fui à Academia de Alcochete, que fica ainda bem longe da vila, a 15km do centro na direcção de Pegões, ver um jogo da equipa B no funcional estádio Aurélio Pereira, mas foram muitas as vezes que lá fui, e estamos a falar de 55mn de carro e alguma paciência para lá chegar. Mas sempre valeu a pena o esforço, porque a Academia cheira bem, cheira a Sporting.

Mas a Academia de Alcochete de pouco vale sem recheio, matéria prima de luxo para trabalhar. E neste momento metade do plantel A do Sporting que ocupa a liderança da 1ªLiga e está muito bem colocado para aceder directamente à Champions, é constituída por jovens formados ou acabados de formar em Alcochete, um grupo que vale já largas dezenas de milhões de Euros e onde se destacam Nuno Mendes, Matheus Nunes, Jovane e Plata. Depois temos a renascida equipa B, a disputar a liderança do grupo respectivo, os sub-23 e os empréstimos a clubes da 1ª Liga onde Camacho, Pedro Mendes e Pedro Marques estão a jogar e alguns a marcar.

E quando olhamos para os rivais, o Benfica de Jorge Jesus entra em campo sem ninguém da formação, o Seixal serve agora apenas para angariar troféus e promover "merchandizing", alguns craques recusam já a renovação por falta de perspectivas de futuro. Quanto ao Porto vendeu o que de melhor havia, e destroi agora com Sérgio Conceição a moral daqueles que ainda lá estão "não basta ser da formação, não basta ser bonito nas redes sociais...".

Concluindo, se graças ao golpe de génio que foi a aposta em Rúben Amorim temos uma janela de oportunidade incrível ao mais alto nível do futebol, essa janela igualmente existe na formação, e importa ser aproveitada de forma a recuperarmos o tempo perdido e pormos de novo a Academia de Alcochete no topo nacional e internacional.

#OndeVaiUmVãoTodos

SL»

Que me perdoem os autores da minha primeira visita em cada dia, especialmente Luís Lisboa neste caso, mas o meu egoísmo falou mais alto que o meu dever de deixar apenas por aqui o link deste bonito postal e não resisti a que no histórico deste meu modesto blog passasse a constar algo que tanto me sensibilizou.

Obrigado a Luís Lisboa e ao blog És a Nossa Fé, pela sublime imagem e pela sensibilidade das palavras sobre a nossa Academia, a jóia mais valiosa que o meu grande amor gloriosa e orgulhosamente, e com vaidade o afirmo, oferece ao mundo.

#OndeVaiUmVãoTodos. SL

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário