quarta-feira, 29 de junho de 2022

Somos mesmo do Terceiro-Mundo!!!...


O cidadão honorário

«Com a devida pompa e circunstância, Pinto da Costa foi galardoado pelo município de Gaia com a distinção de cidadão honorário.

Para quem está de fora, causa alguma estranheza esta prebenda. Que se saiba, o novel cidadão não reside em Gaia e, com o pouco que o FC Porto paga à Fundação Porto-Gaia pela utilização do Centro de Treinos do Olival, não contribui, seguramente, para a riqueza de um dos mais endividados municípios do país.

Como dizia, porém, Maquiavel, “a política tem duas caras, a que se expõe aos olhos do público e a que transita nos bastidores do poder”; por outras palavras, é preciso saber olhar para além da medalha.


Pinto da Costa, não obstante os recentes sucessos desportivos, está num momento delicado da sua vida. Ostracizado pelo Presidente da República e pelo Primeiro-Ministro, enfrenta uma investigação judicial à sua actividade e ao seu património e, pela primeira vez, tem concorrência séria ao seu poder incontestado.
Nestas condições, vem sempre a calhar qualquer credibilização, mesmo sob a forma enviesada, desta espécie de golden visa do poder local.

Também não é inocente que a pessoa com quem Pinto da Costa se deixou mais fotografar no evento fosse Fernando Madureira, banido por mau comportamento, durante meses, dos campos nacionais. General que se preze, mesmo em tempo de paz, gosta sempre de exibir as suas tropas.

Dá ideia que estamos perante muito mais do que uma condecoração: na realidade, do que parece tratar-se é de uma contagem de espingardas para os confrontos que se avizinham.

O recado do cidadão honorário está dado, os destinatários que se cuidem, porque vai haver luta.»

Somos mesmo do Terceiro-Mundo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário