quinta-feira, 23 de junho de 2022

O caminho faz-se caminhando!...




«O Sporting Clube de Portugal informa que celebrou hoje protocolos com dois Grupos Organizados de Adeptos (GOA): Juventude Leonina e Brigada Ultras Sporting.

O protocolo regula o relacionamento entre o SCP, a SCP SAD e os GOA durante a época desportiva de 2022/2023, estabelecendo os termos e as condições da concessão de apoios técnicos, financeiros e materiais aos referidos GOA. Em conformidade com o que está estipulado na Lei n.º 39/2009, o protocolo vincula a permanência dos GOA nas Zonas com Condições Especiais de Acesso e Permanência de Adeptos (ZCEAP).

Os GOA obrigam-se a desenvolver a sua actividade e a apoiar as equipas e os atletas do SCP e da SCP SAD em conformidade com os Estatutos e os Regulamentos do SCP, a Lei n.º 39/2009 e a demais legislação nacional e internacional sobre a violência associada ao desporto, bem como a regulamentação desportiva aplicável.

Os GOA assumem ainda a obrigação de promover e incentivar o espírito ético e desportivo junto dos seus membros e dos demais associados do SCP, participando nos espectáculos desportivos sem recurso a práticas violentas, racistas, xenófobas, ofensivas ou que perturbem a ordem pública ou o curso normal, pacífico e seguro da competição e de toda a sua envolvência, nomeadamente, nas suas deslocações e nas manifestações que realizem dentro e fora de recintos.

O protocolo promove a aquisição de Gamebox destinadas às ZCEAP em condições favoráveis para os membros dos GOA com a sua situação de quotização devidamente regularizada perante o Clube, em substituição do regime previsto no acordo anterior que previa a partilha das receitas das quotas de Sócios do Clube que fossem também sócios dos GOA.

O Clube e a SAD comprometem-se, por seu lado, a apoiar a deslocação dos GOA no âmbito dos jogos disputados pela equipa principal de futebol profissional na qualidade de visitante, bem como na preparação e implementação de coreografias e ainda na disponibilização de um espaço físico para a prossecução da actividade dos GOA.

A vigência do protocolo estará sempre condicionada ao cumprimento por parte dos GOA dos deveres legal e regulamentarmente impostos.

***

Acaba de ser anunciado pelo Sporting Clube de Portugal um novo protocolo  estabelecido  com a Juventude Leonina e a Brigada Ultras Sporting, que passará a regular o relacionamento entre o SCP, a SCP SAD e esses GOA durante a época desportiva de 2022/2023, estabelecendo os termos e as condições da concessão aos mesmos, de apoios técnicos, financeiros e materiais.

Parece-nos um primeiro passo com vista ao desejável e normal funcionamento institucional entre o Clube e os seus "grupos organizados de adeptos", mas aqui do meu canto quero deixar bem claras as minhas reservas sobre a insuficiência do protocolo alcançado.

Em primeiro lugar não terá sido conseguida a abrangência que se desejaria, tendo em conta a existência de outros "grupos organizados de adeptos" que não aparecem mencionados no comunicado.

Em segundo lugar o facto de a sua limitação temporal à próxima época, deixar naturais e legítimas interrogações. Porém, haverá que conceder que...

O caminho faz-se caminhando!...

Leoninamente,
Até à próxima

Adenda às 19:42

Quase mil dias depois: A grande guerra terminou em verde paz
«... Mesmo ainda não tendo encontrado plataforma de acordo com o Directivo (DUXXI), a SAD está a caminhar para cumprir o lema do primeiro mandato de Varandas, Unir o Sporting. Reuniu com a Juve, com a Brigada e, claro, com o DUXXI, espécie de cimeira de paz para fechar antes da época arrancar. Também a Torcida Verde, que nunca viu os apoios cortados, está disponível para se sentar à mesa, "em nome da coesão", vincou quarta-feira em comunicado.

Sendo que à vontade não é à vontadinha, a administração exige bom comportamento, até na parte que paga, a pirotecnia, sabendo Record que este novo protocolo difere do antigo em dois pormaiores: não existem, mais bilhetes ou convites oferecidos aos GOA, nem metade da quota dos seus membros, sócios do Sporting, acabará nos respectivos cofres. Tudo em pratos limpos em nome de um só amor: o leão.»
(Bruno Fernandes e João Soares Ribeiro, in Record, hoje às 18:59)

Sem comentários:

Enviar um comentário