quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A língua portuguesa é muito traiçoeira!...


O dérbi lisboeta do pós-Ferrari

«Os papéis inverteram-se mesmo e talvez não haja explicação racional. A cilindrada trocou de lado da Segunda Circular

1 - Nos últimos quatro anos deu-se uma inversão estranha que culmina no inimaginável quando, em Alvalade, o treinador era Leonardo Jardim: das duas equipas que hoje estarão na Luz, a que vale mais dinheiro é a do Sporting. Nunca foi possível discernir se isso aconteceu por opção administrativa, por talento persuasivo de Jorge Jesus, voluntarismo exagerado de Rui Vitória ou - o mais certo - pelos três motivos todos juntos. Claramente, Bruno de Carvalho cedeu muito aos apetites do treinador e, do outro lado, Rui Vitória cedeu o mesmo à demagogia da formação. Sem dados para ter certezas, resta o que me parece evidente: é um dérbi de Lisboa desequilibrado a favor do Sporting, como não sucedia há muitos anos. Já não dá para falar de Ferrraris. Para Jesus é uma oportunidade única; para Vitória é um atalho apertado que pode tirar o Benfica do labirinto.

2 - Foi divulgado um email, alegadamente enviado por Carlos Janela a Luís Filipe Vieira, com nomes de jornalistas e avenças a pagar-lhes pela colaboração num blogue benfiquista encapotado. Estão lá profissionais de vários títulos, incluindo d"O JOGO, identificados apenas por iniciais. Quando se chega a este ponto, só há um passo a dar: ou Carlos Janela desmente o email (avisado de que a Polícia Judiciária está em condições de estabelecer a verdade) ou explica por que é que usou aquelas pessoas. A alternativa, no que diz respeito a O JOGO e aos nossos funcionários e colaboradores, é explicar-lhes olhos nos olhos em tribunal.»


Muito interessantes as duas dissertações a que o director de O Jogo tentou meter ombros nesta sua crónica de hoje. Sobre o Ferrari que do outro lado da rua se terá transformado em DKW de fiabilidade duvidosa, não me trouxe em absoluto novidade nenhuma. Só não vê quem for cego. Só algum imponderável bem próprio do futebol condicionará o que pensa a grande maioria dos adeptos sobre o desfecho do jogo de logo à noite.

Já sobre a segunda questão o caso será mais bicudo! Tão bicudo que JMR deixa um curioso e solene aviso a Carlos Janela: "a Polícia Judiciária está em condições de estabelecer a verdade". Parece-me uma posição que revelará com demasiada evidência, que o seu autor sabe bem mais que aquilo que afirma!...

Já o mesmo não direi da construção gramatical da frase em que pretende revelar a alternativa que se coloca a O Jogo: explicar-lhes, ou explicar-lhe?!...

A língua portuguesa é muito traiçoeira!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. ;-)))))))

    Não posso deixar passar esta... Estará o dito senhor chateado por, eventualmente, ter nas suas fileiras ovelhas... vermelhas, ou estará danado por a valorização dos seus ativos ser menos proeminente que a dos demais...

    Que ele sabe mais do que conta, todos sabemos, ou não fosse o seu 'pasquim' um dos eixos do mal...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Álamo, em primeiro lugar e acima de tudo, quero desejar-lhe e à sua família um óptimo ano. sorte, muita saúde e dinheiro para gastos, como costuma dizer um amigo, ao que eu acrescento, e o Sporting campeão!

    Sobre a crónica de JMRibeiro: penso que o Álamo fez muito bem em evidenciar a possibilidade, quase certeza, de o autor (já) sabe muito mais do que disse e, daí, aquele plural.
    (Erro gramatical uma ova!)

    ResponderEliminar