sábado, 20 de janeiro de 2018

Até quando leoas e leões?!...


Esperar e ter esperança

«Perdemos, perdão, empatámos com, porventura, a pior equipa do campeonato. Era tudo demasiado fácil para não procurarmos complicar. Contra um ataque inofensivo, um meio campo à deriva e uma defesa a dar abébias, nada melhor do que a célebre ideia de jogo do Jorge Jesus, seja isso o que for. A execução dessa ideia de jogo transformou-se num fim em si mesmo, interessando pouco os resultados.

O que falta em capacidade de explosão e potência nos jogadores, sobra na arte de trocar a bola a toda a sela, a passo e sem o propósito devido: o golo. Os jogadores deleitam-se em jogadas inconsequentes, jogando ao “meiinho” com o adversário sem perder a bola para não terem de correr atrás dela. Jogam ao “meiinho” na defesa, jogam ao “meiinho” no meio-campo, jogam ao “meiinho” na área do adversário, contando com o empenho e dedicação do próprio Bas Dost. Os jogadores acasalam todos tanto e tão bem que se esquecem que o objectivo é consumar o acto com o adversário. O Ruben Ribeiro encaixa que nem uma luva no ritual e o Montero, sempre que não estiver acabrunhado, o que é raro, também encaixará.

O fácies dos jogadores não denota uma centelha de irritação, de raiva ou de incomodidade. A placidez, a troca de palavras amigáveis, pedindo sempre desculpa se não passaram a bola a outro, o seu autocontentamento só são quebrados quando o Bruno Fernandes vislumbra o espaço que os outros não vêem e inventa uma jogada ou o Gelson Martins estica o jogo. Suspendemos a respiração, mas por pouco tempo.

O Setúbal só teve que fazer o que fazem todas as outras equipas: esperar. Esperar até que o tempo nos vá desgastando, física e psicologicamente, e se instale alguma ansiedade. Quando o jogo caminha para o fim, basta meter uns avançados frescos e acreditar que, numa biqueirada para frente, uma desconcentração da defesa ou um golpe de sorte lhes permita marcar um golo. Foi o que aconteceu ontem. Não se pressionou como se devia o lançamento lateral, o Coates estava desconcentrado e o Mathieu não tinha pernas para chegar mais cedo ao adversário. Se fosse no princípio do jogo, dificilmente teria acontecido. É por isso e só por isso que sofremos golos a acabar os jogos.

O que fazer? Esperar, continuar a esperar. Não é só a nossa sina. Somos realmente bons nisso. Outros já teriam desistido. Apesar de tudo, no final do jogo de ontem houve um sinal, um sinal só para ter esperança: a raiva do Coentrão. Espero que ele e outros em vez de esmurrarem o banco dos suplentes esmurrem as fuças do Jorge Jesus, dizendo-lhe que querem marcar golos, ganhar jogos e conquistar títulos e que estão fartos de defender a ideia de jogo do treinador como se ele e só ele interessasse.»
(Rui Monteiro, in A Insustentável Leveza de Liedson)


Obrigado Rui Monteiro! Desde o "mau fim" do jogo do Bonfim, que vinha tentando, quiçá num rodopio de enésimas vezes, escrever qualquer coisa que pudesse por aqui publicar, que falasse de raiva. Da minha raiva. Mas todas as tentivas acabaram por desembocar no Delete. Umas vezes por demasiado cinismo e/ou hipocrisia. Outras vezes por demasiado cabelo que terei colocado na minha raiva. E a raiva cabeluda é como o cuspe que atiramos ao ar: pode vir a cair-nos na careca!...

Há pouco o Rui, pela certa que sem o querer, ao publicar a  sua raiva na "Insustentável Leveza de Liedson", salvou-me, sugerindo uma forma airosa, delicada, gentil, civilizada que eu, confesso, não tinha ainda sido capaz de encontrar, de "esmurrar as fuças do Jorge Jesus"!...

Com o Bruno na retranca, vá lá saber-se porquê, só nos resta "esperar, continuar a esperar, ter esperança, muita esperança"...

Até quando leoas e leões?!...

Leoninamente,
Até à próxima

P.S. - Nunca mais rebenta a p... da chicla!...

12 comentários:

  1. Infelizmente ou mt me engano o penta parece perto, o Porto está roto o Sporting é o que se vê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita que recomende à caríssima Paula Carneiro, que não se precipite, nem desanime. Mais rôtos estarão os lampiões mas, honra lhes seja feita, possuem a melhor máquina de propaganda cá do bairro!...

      Eliminar
    2. E as Paulas Carneiras lá saíram da toca......

      Eliminar
  2. O empate do Sporting no Bonfim é menos grave que os fogos em Pedrógão e os que se seguiriam depois. Não sou dos que tentam "utilizar" esses factos até à exaustão como o faz boa parte da CS e certos políticos de "bassa pianura"! Continuo "chateado" pelo resultado e sobretudo pela forma mas creio que me compete animar as hostes mais que encriminá-las. Ainda não sei nada sobre a reacção do Bruno de Carvalho que me escapou mas aconselho os melhores sportinguistas a acreditar que tudo é ainda possível exceptuando (é claro) a saída do JJ!
    Mero acaso ou não eu não tive nenhum orgasmo quando soube da entrada do JJ no Sporting. Talvez eu consiga explicar ao Mestre da Tática que a derrota na União da Madeira (no primeiro ano) assim como os empates com o Moreirense, Braga e Setúbal (na presente época) são o fruto duma muita má actuação do treinador que se sente um indispensável! Aconselho-o mesmo a observar melhor os sucessivos insucessos do Zé Mourinho que ele tenta copiar!
    Aproveito para informar que dentro de poucos dias estarei de novo na Espanha onde sou adepto do Barça! Pode ajudar a compensar algum deslize do JJ. Até lá...
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo,

    Muito obrigado pela referência e publicidade.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. Vou recomeçar um comentário que seria, na altura, o primeiro neste post. Dizia eu que o empate no Bonfim é muito menos grave que os incêndios em Pedrogão e dos que se seguiram e que não é o meu estilo prolongar o sofrimento da gente como o faz boa parte da CS e certos políticos de "bassa pianura"! Continuo sem saber o que disse (ou escreveu) Bruno de Carvalho a esse propósito mas continuo "chateado" com o resultado e, sobretudo, com a forma. Continuo a pensar que JJ é um treinador que, ao tentar copiar José Mourinho, deveria ter em linha de conta os sucessivos insucessos de Mou sabendo que no Chelsea (também) sobrava o dinheiro para o despedir. Afirmei também que dentro de 6 dias estarei de novo na Espanha onde sou adepto do Barça. Tal poderá servir para atenuar próximos insucessos de JJ. Apesar de tudo creio que o Sporting ainda está no bom caminho!
    Já depois disso reencontrei um comentário da Paula Carneiro e só lhe quero perguntar (a ela) se se lembra de ter ido comigo (um elemento da Tuna da Univerdidade do Porto que tocava guitarra) comer umas farturas no Palácio. Desculpe-me mas, apesar de ter sido nos anos 60, ainda ma lembro do nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de todas as depressivas polémicas, importante foi saber do seu regresso a Espanha e mais ainda o que ele significa, caríssimo amigo Aboim Serodio.

      Como bem sabe, conto sempre com o meu amigo.

      Abraço e SL

      Eliminar
    2. Aboim Serôdio: fiquei sem saber, por causa do Barcelona, vai para Espanha ou para a Catalunha?

      Eliminar
    3. Caro Vítor Cruz: da mesma maneira que em Portugal sendo eu da região do Porto sou sportinguista na Espanha moro a quase 600 kms de Barcelona. Nunca entrei no novo Alvalade da mesma maneira que nunca entrei no Nou Camp. Não confundo futebol com politica.
      SL

      Eliminar
    4. Caro Vítor Cruz: tentei satisfazer a sua curiosidade da única maneira que conheço ou seja dizendo a verdade.
      Que tal o não faça sentir obrigado a satisfazer uma curiosidade minha. Também gosta do estilo do Barça? A mim parece-me que sim!

      Eliminar
  5. Comentário do Rui Monteiro lúcido e como sempre escrito com todo o hu(a)mor e ironia do costume. Concordo em absoluto com o conteúdo, como muitas vezes me acontece. É o que nos resta, sportinguistas lúcidos, é uma vez mais assistir àquilo que advinhamos e frustrantemente nos acontece ano após ano...

    ResponderEliminar