domingo, 3 de dezembro de 2017

O que pensar de um país onde o seu povo não conta com a Justiça!...


A VIOLÊNCIA, A IMPUNIDADE E OS EXEMPLOS

«Se os árbitros que não resistem às pressões e não fazem orelhas moucas aos insultos devem dedicar-se a outra profissão, o certo é que quando se passa dos impropérios e das ameaças inconsequentes à violência física o caso deve mudar de figura: há que ter mão pesada com os agressores.

Chocamos aí de frente com outro problema: a justiça comum tornou-se frágil perante os criminosos. Se um dos manos valentões que pontapeou com sanha assassina um jovem prostrado – acto de que existe prova em vídeo – já soma dez (!) condenações por agressão e continua à solta, que juiz meterá na cadeia um simples adepto que saltou para o terreno de jogo – e que o justificará com a camada de nervos em que estava, pobre dele – e empurrou um jogador, como aconteceu na sexta-feira, no Dragão? Aliás, o manda-chuva da claque portista aprovou publicamente a tareia dada por selvagens a uma equipa de arbitragem, na Argentina, publicando e comentando a foto em que se via uma das vítimas após a sova: "Este de certeza não rouba mais". Uma frase bonita para emoldurar na parede da sala de todos os energúmenos do país.

E porque os anormais se entusiasmam uns com os outros, ontem, um espectador do Beira Mar-U. Lamas agrediu igualmente os árbitros, e no final do Académica-Famalicão houve desacatos e invasão de campo, com os arruaceiros animados pelo sentimento de impunidade que por aí vai.

Parece-me, por seu lado, difícil que colham as teorias incendiárias, seja a das cartilhas, a dos e-mails, a do controlo da arbitragem ou a do manual para malucos. No Porto – e é apenas um exemplo – onde antes havia hierarquia, profissionalismo e uma só voz, o que vemos hoje? Os jogadores a impedirem o treinador de mais excessos e o treinador a tentar evitar que o director-geral (!) perca também a cabeça. Mesmo que os portistas tenham razões de queixa, e vão tendo, é essa ‘cabeça perdida’ dos protagonistas que gera a violência dos sem cabeça. É preciso parar para pensar: a gente do futebol porque com a outra não se conta...»
(Alexandre Pais, Outra vez Segunda-feira, in Record)


O que pensar de um país onde o seu povo não conta com a Justiça!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. "Toda a razão"...
    E que dizer de um País que tem jornalistas "que só agora acordaram" para a realidade...?
    Ah pois é Alexandre Pais... só agora viu...
    "Que a coisa está preta"...?

    E o "que está para trás"...?

    Sim...vale mais tarde que nunca, eu sei...

    SL

    ResponderEliminar
  2. E que tal se esta conversa tivesse sido feita depois de um triste e trágico very-light, já lá vão.... quantos anos mesmo???

    E o famoso diabrete no estádio do Carnide...??? Até foi engraçado... A besta até ia mascarada e tudo.....

    HIPOCRITAS É O QUE SÃO TODOS ESTES AGENTES... É só qdo lhes dá jeito...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar