quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Claro que o Sporting é, obviamente, diferente!!!...


O SPORTING E OS OUTROS

«O objectivo principal de Bruno de Carvalho quando chegou à Presidência do Sporting era recolocar o clube na primeira linha após anos de desmando financeiro e desportivo.

É certo que ainda não ganhou no futebol, encurtou apenas as dstancias, mas mesmo os seus inimigos mais ferozes sabem que o Sporting de hoje nada tem a ver com o clube que herdou quando foi eleito. Em todos planos, incluindo o da transparância como revela a recente abertura para a realizaçao de uma auditoria.

Sejamos claros: Não acho um detalhe discutir o estilo de BdC e, pela minha modesta parte, não estou disponível para fingir que o estilo não tem sido prejudicial em muitos momentos, mas julgo que devemos ter a seriedade intelectual de reconhecer que no atoleiro em que o futebol em Portugal aparece envolvido o Sporting posiciona-se, não só longe - em rigor fora - das suspeitas que estão sob investigação relaconadas com o chamado caso dos mails, como tem estado na vanguarda de muitas das propostas de mudança, designadamente o vídeo árbitro.

Ora, com o ruído que a sua presença de elefante numa loja de porcelana muitas vezes gera, Bruno de Carvalho acaba por esbater este posicionamento mesmo que, feitas as contas, tenha sido essa defesa intransigente dos interesses do Sporting que alterou não apenas a situação como a percepção que, de fora, está hoje criada.

Se compararmos o Sporting com os seus opositores há óbvias diferenças.

Os leões e o Porto desafiam o poder do Benfica, o Porto tem estado na linha da frente nas denúncias mas o próprio clube é prejudicado, não só pela sombra das questões do passado, mas também por suspeitas de outra natureza que pendem sobre o seu director geral para o futebol.

Quanto ao Benfica que nos últimos anos se tornou a potência dominante precisa, com urgência, que a investigação sobre o caso dos mails avance em sentido favorável porque o actual estado das coisas é actualmente lesivo para o clube.

A defesa tem sido tão frágil, tão errática e a sucessão de acontecimentos conhecidos tão vertiginosa que começa a ganhar corpo a ideia que as vitórias do Benfica foram conseguidas não apenas pelo mérito desportivo. Verdade, mentira ou meia verdade, numa era em que a comunicação é tão importante torna-se urgente o esclarecimento da situação.

O Sporting tem, enquanto instituição, a enorme vantagem de não ter nenhum comportamento que lhe possa ser apontado.

Num plano estritamente desportivo a época também está a correr bem ao clube e esse facto resulta de um bom trabalho de planificação e de um aparente sossego em torno de Jorge Jesus. Com o Natal a aproximar-se a equipa está em todas as frentes e de forma bastante consistente...»


Em noite de "festa", é reconfortante ler a crónica de hoje de Nuno Santos! Apesar de não ser possível meter na cabeça de mais de 14 milhões, uma verdade que se mete pelos olhos dentro de todo o mundo...


Claro que o Sporting é, obviamente, diferente!!!...

Leoninamente,
Atyé à próxima

1 comentário:

  1. Este artigo é no minimo "um acto de justiça"...
    Na verdade "ser Sporting"...é mesmo diferente...
    Que bem me sinto..."sem telhados de vidro"...
    SL

    ResponderEliminar