sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Olhe que as "iludências aparudem"!...



O que BdC não sabe e Fernando Gomes sabe tão bem

«A insistência de Bruno de Carvalho na história dos 22 campeonatos ofereceu a Fernando Gomes uma oportunidade de ouro para dar de si mesmo uma imagem de equidade. Vindo do FC Porto e conotado tantas vezes com os interesses estratégicos do Benfica, o presidente da Federação pôde assim, sem esforço, criar uma comissão (a ver se eu não me engano no eufemismo oficial) para estudar a categorização das competições internas, de cujo trabalho - depreende-se vagamente - pode vir a sair um parecer conveniente às pretensões do Sporting.

Naturalmente, nada daqui resultará em favor dos ditos 22 campeonatos. E se resultar, bem vistas as coisas, é pior. Para Fernando Gomes, porque terá levado a FPF a ceder a um argumentário absurdo. Para o Sporting, porque terá queimado um cartucho que ainda lhe podia ser útil numa situação de necessidade a sério. E para os adversários do Sporting porque... pensando bem, porque é que haveria de ser mau para os adversários do Sporting isso de o Sporting ter 22 campeonatos? Quem é que se interessa verdadeiramente se o Sporting tem 18 ou 22 campeonatos?

Nem os sportinguistas, e esse é que é o maior equívoco do presidente leonino. Claro: vença o Sporting esta insólita demanda e Bruno de Carvalho pode sempre marcar quatro dias de caravana automóvel até ao Marquês, um por cada campeonato. Talvez deva até agendá-los para fins de semana diferenciados, de modo a fazer render o peixe. Quanto aos sportinguistas, não me canso de dizê-lo: reescreverem-se os livros de história é coisa para um aplauso entediado, duas conversetas de café e vamos mas é às aquisições. O que os sportinguistas querem não é ter ganho o campeonato: é ganhar o campeonato. E isso é que não há maneira.»

Olhe que não doutor, olhe que nâo!...

Olhe que as "iludências aparudem"!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Para um jornalista adepto de um clube que reinventou a data de fundação é um bocado abusado acusar quem quer que seja de reescrever a história

    ResponderEliminar
  2. Ó Joel Neto, que crónica tão fraca. Parecia a crónica de um sportingado, que você não é!

    ResponderEliminar
  3. Que parvoíce, este gajo vir a falar de algo que é obviamente importante para os sportinguistas da perspectiva de uma politiquice. Mentalidade mesquinha.

    Era perguntar-lhe o que acha de oficializar a fundação do benfica para 1908 ou lá quando foi...

    ResponderEliminar
  4. Eis o que foi aprovado em 1938 no Congresso Nacional de Futebol e posteriormente vertido em Relatório da FPF:
    «Actualmente as duas grandes competições nacionais são o torneio das Ligas e o Campeonato de Portugal, que devem passar respectivamente a campeonato nacional e Taça de Portugal»

    Ou seja, em 1938 os órgãos dirigentes do futebol decidiram que o "Campeonato de Portugal" continuava a disputar-se nos mesmos moldes, com o nome de "Taça de Portugal". E o "Campeonato da Liga" (que teve o seu arranque, em modo experimental durante 4 anos, em 1934), passava a designar-se "Campeonato Nacional".

    Reescrever a história é pretender, em 2017, que aquilo que foi decidido por quem tinha competência para decidir em 1938, seja alterado só porque dá jeito... não sei a quê nem a quem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês são fantásticos, realmente têm uma imaginação brilhante.
      Então dessa frase que supostamente estava no relatório da fpf o "devem passar" interpreta se como "devem passar e também mudamos o que está para atrás".
      Porque, se agora a fpf inventasse um campeonato novo para atribuir o titulo de campeão e se passasse o campeonato actual a secundário com outro nome, isso não tiraria os títulos de campeão a quem ganhou ao antigo, pois não?
      Também a tentativa de passar a mensagem (interpretação sua) que campeonato actual "teve o seu arranque em modo experimental durante 4 anos" é cartilha! é para se insistir muito até todos os SLBs repetirem sem pensar. Essa liga tinha o nome de "Primeira Liga Experimental" e durou 4 anos, quando então se decidiu criar o "Campeonato Nacional da 1ª divisão". Basta ir procurar relatórios e actas no mesmo sitio onde encontrou esse tanto do seu agrado e perceber que foram coisas distintas.
      Quanto a reescrever historia, deve estar esquecido que durante cerca de 60 anos essa Liga experimental nunca valeu um real chavelho, nunca entrou para contas nenhumas, até ao dia em que SLB e Madail (recordo lhe que qualquer decisão importante na liga tem que ser tomada em conselho, mas três títulos de CAMPEÃO (coisa pouca) foram decididos no gabinete do presidente) decidiram o contrario.
      Aliás cito aqui o seu ultimo parágrafo porque é fabuloso, só troquei as datas.
      "Reescrever a história é pretender, em 2002, que aquilo que foi decidido por quem tinha competência para decidir durante 60 anos, seja alterado só porque dá jeito... não sei a quê nem a quem."
      SL

      Eliminar
  5. Ó Joel... deixa-me adivinhar... Deves ter 42 anos...!!! Sabes como é que eu sei...? É que eu tenho um primo que tem 21 e é... meio-parvo!!!

    E já agora toma lá umas...

    ... SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim, o Joel não "parecido" com o primo...é que o Joel é parvo-inteiro...!

      SL

      Eliminar
  6. Bom dia,
    Este Joel Neto (que é sportinguista!) faz-me lembrar o Ribeiro Cristóvão: reza a história que o Ribeiro Cristóvão que nos final dos anos 80 esteve na calha para ser director do jornal do Sporting, tendo sido preterido pelo Sr. Fernando Correia (sim, um Senhor da CS). Desde aí sempre destilou ódio contra o nosso clube. Ora, o Joelzinho parece que se calhar sonhava com um lugar de director de comunicação (estou no campo das hipóteses) pois desde que o Saraiva lá está as opiniões sobre as acções do nosso clube e do nosso presidente mudaram completamente. Coincidências!

    ResponderEliminar