segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

E nós com dúvidas que nem o Joca nem o Zé merecerão!...

Este será "encartilhado" ou "não alinhado"?!...
Jorge Sousa ignorou instruções do Conselho de Arbitragem

Ao que tem vindo a ser averiguado, Jorge Sousa não terá seguido uma das mais importantes recomendações do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF no lance em que o árbitro assistente assinalou mal um fora de jogo a Aboubakar, ao minuto 56’ do clássico, no qual Herrera rematou depois e a bola entrou na baliza do Benfica. 

Segundo terá sido apurado junto de fontes federativas, os árbitros têm a indicação do CA para retardar ao máximo a sanção da infracção do fora de jogo, sempre que esteja em causa qualquer iminente situação clara de golo, esperando pela conclusão da jogada. 

Contactados também vários árbitros dos quadros profissionais, que pediram para não ser identificados, parecem existir dúvidas quanto às indicações do CA. Enquanto uns referem que "não haverá recomendação nenhuma, dado que a premissa base do CA será a dos árbitros decidirem, esquecendo o vídeo-árbitro", com posição diferente parece haver outro grupo de  árbitros, que reconhecerá a existência de tais indicações do CA, consubstanciada na recomendação de que "sempre que um árbitro assistente assinalar fora de jogo, o árbitro deve apitar, aceitando as indicações do seu assistente, excepto em situações claras de golo, devendo nesse caso retardar ao máximo o fora de jogo, esperando pela conclusão da jogada". 

Um dos árbitros deste segundo grupo terá mesmo referido que "O Jorge Sousa até esperou que o Aboubakar rematasse, mas em rigor devia ter esperado mais. O que talvez não esperasse é que houvesse a recarga do Herrera, que é um segundo momento".

Parece de um modo geral reinar a paz, a harmonia, a competência, o unanimismo e a solidariedade do reino da arbitragem! O que parece também afigurar-se de modo inequívoco ao comum dos adeptos do futebol é que haverá alguns árbitros mais "encartilhados" e outros mais "não alinhados"!...

E o senhor Zé Manel, carregado de "dixiplina" tarda em mostrar o crivo que tanto e tanto prometeu?! Será a criatura "encartilhada" ou "não alinhada"?!...

E nós com dúvidas que nem o Joca nem o Zé merecerão!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. O problema é que eles já decidiram que equipa é que pretendem ver como campeã nacional e tudo têm feito semana após semana para que a mesma não fique para trás na corrida ao título, levando-a ao colinho (umas vezes mais evidente, outras menos) e sempre que lhes é possível e reside aí um dos grandes "cancros" do nosso futebol - um exarcebado e discricionário "poder" nas mãos de quem deveria pautar-se pelo rigor, competência e imparcialidade acima de qualquer suspeita. É a impunidade total neste reino da pouca vergonha, onde têm o poder de fazer o que querem e como querem. Autenticamente inimputáveis com a distinta lata de ameaçar com greves sempre que lhes apetece, se for preciso. Querem respeito? O respeito está intimamente ligado à competência, à seriedade, à isenção e ao afastamento de tentaculares influências que por aí dominam e isso não nasce propriamente nas árvores. Se a qualidade demonstrada por esta "classe" está espelhada neste que é considerado (por alguns) o melhor árbitro português na actualidade, então é perceptível porque levaram tantos árbitros ao último Europeu e que levarão outros tantos ao próximo Mundial... Larguem lá de vez os vouchers, o marisco, as missas e outras coisas que tais e vão ver que trilhar o caminho certo é a opção, quiçá mais difícil, mas porventura mais correta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um excelente comentário de Mário Santos, que aplaudo e subscrevo inteiramente.
      SL

      Eliminar
  2. Sempre ouvi dizer que para ser ser respeitado...
    É necessário "dar-se ao respeito"...

    Os árbitros nem se dão ao respeito...e muitos menos são...pessoas respeitáveis...!

    Apenas e só..."fazem parte da quadrilha rouge"...!

    SL

    ResponderEliminar