segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um ano depois...


Já lá vai exactamente um ano que Leoninamente!!!... abriu as portas !...
Passou a correr e o blogue superou todas as minhas mais modestas expectativas. Nem em sonhos alguma vez admiti, que ao fim deste tempo as visitas pudessem alguma vez atingir a cifra astronómica - para mim! - de quase 134.000 e muito menos que a minha aprendizagem e adaptação a este novo mundo, fossem suficientemente capazes de me trazer a tranquilidade com que hoje enfrento este misto de dever e satisfação, que é publicação quase diária do meu sentir e viver o Sporting Clube de Portugal!...
Fiz amigos e essa foi de longe a maior vitória que consegui. Mas também consegui levar os meus sentimentos por esse Portugal fora e comungar com a tremenda e  fervorosa diáspora lusa sportinguista este amor que me enche a alma e o coração. E dizem as estatísticas que serão 3 milhões os sportinguistas?!... Pois eu afirmo-vos meus amigos, que desde o Vietnam ao estado norte-americano do Alasca, desde a minúscula e polar Islândia às longínquas Austrália e Nova Zelândia, no velho e no novo mundo, do lado de cá e de lá dos limites de Tordesilhas, há milhares e milhares de leões a quem devo o privilégio de visitas amigas e interessadas num amor tão grande, que os números estatísticos fixados há tanto tempo, se terão afastado definitivamente da verdade que será hoje o formidável universo sportinguista. Há um ano, não estava nos meus horizontes a possibilidade de alguma vez constatar esta fantástica realidade: a lusofonia é um mundo fantástico que poucos compreenderão, mas o sportinguismo há-de segui-la a uma muito curta distância. Sem Leoninamente!!!... jamais conseguiria aperceber-me dessa realidade!...
Tentei fugir a polémicas, mesmo desafiado. Tentei servir-me da luva branca, que quase caiu em desuso. Tentei vencer a emoção com a razão e sobrepor o respeito ao despeito. Tentei ser do Sporting: diferente e civilizado!... 
Prosseguirei com esta forma de estar, este caminho, porque duvido que fosse hoje capaz de imaginar o meu dia a dia, sem estar metido neste universo até aos ossos. Arde no meu espírito um desafio que um amigo, vizinho e sportinguista me lançou. Talvez esteja nele, a motivação para mais outro ano que hoje começa e pode ser que então eu já possa desvendar a reserva de hoje.
Para o Sporting, tudo!!!... 
Pelo Sporting, algo mais para além de tudo!!!...

Leoninamente,
Até à próxima


18 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário do blog.

    Sem dúvida um espaço leonino com certificado de qualidade, que visito todos os dias.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "conselheiro",
      Obrigado pelos parabéns e elogio, particularmente vindo de quem vem, grande sportinguista e com a noção clara de toda envolvente desta aventura.

      Um abraço forte e leonino

      Eliminar
  2. Amigo Álamo,

    Muitos parabéns pelo espaço que proporcionou, com os seus artigos, ao Sporting e aos sportinguistas.

    Sobre o que refere da lusofonia e do sportinguismo no Mundo, também o sinto. E é incrível, é bonito.

    Também não consigo não discutir Sporting, aqui ou fora. E se me interesso pela discussão, é também em parte a ele, ao enorme Sporting Clube de Portugal, que o devo.

    A identidade que nos torna diferentes opõe-se ao habitual baixo nível, mediocridade de espírito e ao bota-abaixismo básico que vemos noutros lados.

    Sou Sporting, tenho orgulho no meu Sporting e acredito neste Sporting. Coisas diferentes, mas todas positivas: e todas me ligam ao Clube.

    Um estimado abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo Correia,
      O meu obrigado também, para o elogio da juventude, em que acredito e me traz a confiança de que o futuro do Sporting está assegurado.
      O seu espírito crítico, mas honesto e a desenvoltura e lucidez que já revela, caldeados com um sentimento tão bonito pelo nosso Sporting, fazem-me adivinhar-lhe um futuro promissor. Mas lembre-se sempre que está nas mãos da nova geração a que pertence e dá sentido, a tremenda responsabilidade de construir uma nova realidade para a CS que, sem perder identidade e isenção, evite o flagelo a que hoje é submetido o Sporting Clube de Portugal.

      Um forte abraço com estima e amizade leoninas

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Caro Fernando Alvega,
      Obrigado pelos parabéns e particularmente por me acompanhar neste dia. Receio ter sido este o seu primeiro comentário e desafio-o a fazê-lo mais vezes. Nem imagina os efeitos desse "feed-back"...

      SL

      Eliminar
  4. Caro "Master Groove",
    Primeiro os parabéns pelo título de sábado, que foi justo.
    Depois, o meu agradecimento neste dia, pelas saudações que refletem a sua grandeza singular.

    Com amizade e respeito, SD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado caro Álamo.

      e como presente quero uma vitória do Sporting sobre o fcp.
      ok? lool

      Eliminar
    2. Caro "Master Groove".
      Nem outra coisa poderia esperar dos velhos rivais!... Rivais, rivais, mas tudo haveremos de fazer para que o título seja atribuído a quem o merecer mais!... Iremos ao Dragão para ganhar. O resto, já não será connosco, que há muito não temos nada a ver com o título. Mas ainda resta uma ténue esperança pelo 3º lugar e para isso é preciso ganhar ao FCP.

      Um abraço de saudável desportivismo

      Eliminar
  5. Os meus sinceros parabéns pelo seu excelente blog. Do mais genuíno que se lê por aí.

    Um abraço,
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns e um abraço desde A Norte de Alvalade!

    ResponderEliminar
  7. Caro Manuel Santos,
    O meu obrigado pelos parabéns e pelo elogio, que continuarei a fazer por merecer, bem como a deferência com que me trata.

    Um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  8. Ao "Leão de Alvalade",
    Eu quero agradecer a delicadeza do gesto e os parabéns com que me presenteia.
    "A Norte de Alvalade" sempre foi e continua a ser uma referência para mim, onde tantas vezes me revejo e que honra a grandeza do nosso Sporting.

    Um abraço de amizade e admiração

    ResponderEliminar
  9. Olá Mano Álamo!

    1º um grande beijão de Parabéns pelo aniversário do blog que em boa hora foste "instigado" a criar para tua realização e nosso grande prazer de te ler.

    Depois...
    Para o Sporting, tudo!!!...
    Pelo Sporting, algo mais para além de tudo!!!...
    SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. Olá Maninha Tité,
    Esse beijão de Parabéns, vou guardá-lo bem cá dentro e tu sabes bem porquê. Obrigado amiga.
    Negar perante ti, que não sinto uma pontinha de vaidade, além de ser tempo perdido porque te conheço, faria de mim o mentiroso que não sou. É verdade amiga, baila por cá essa pontinha, porque sinto que ao longo deste ano, dei alguma coisa de positivo por um dos ideais que me ajudam a ser a pessoa que sou. É uma troca que me deixa sempre a ganhar e que me impõe a continuação da caminhada, porque sei que o "trabalho" nunca estará feito.
    Mas quero confessar-te, que são os amigos como tu, críticos quando o devem ser, mas com o estímulo do seu aplauso e companheirismo, que tornam esta aventura tão fascinante e compensadora. Bem hajas por estares sempre aí, do meu lado, amiga e compreensiva. Já me seria difícil imaginar hoje o meu dia a dia, sem este cantinho. Tanto como me seria impossível ser um "apátrida" sem Sporting, porque até no sofrimento dos inêxitos, eu consigo encontrar o orgulho e a fé no futuro das causas nobres. Porque, para mim, o Sporting é uma causa nobre!...

    Um abraço grato e solidário

    ResponderEliminar
  11. Caro Álamo
    Só agora me foi possível passar por este cantinho sportinguista e aperceber-me que faz hoje o seu 1º aniversário.Bem a tempo porém de lhe dar os meus sinceros parabéns e fazer votos de que nunca lhe feneça a vontade de defender o nosso grande amor:o Sporting Clube de POrtugal!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caro Francisco Fernandes,
    O meu sincero obrigado pelos parabéns e votos formulados, com a manifestação da minha firme disposição de continuar sempre disponível para seguir o lema com que arranquei com este blogue.

    A retribuição também, de um forte e caloroso abraço

    ResponderEliminar