sexta-feira, 6 de abril de 2012

A admiração e o respeito são muito bonitos !...


Ainda soam os acordes da "sinfonia da alegria" com que o Sporting Clube de Portugal brindou a sua fantástica massa universal de adeptos. Ainda estão na nossa retina e receio bem que alguma vez deixemos que desapareçam, as fabulosas imagens daquele lançamento com o "pé mais pobre" que Diego Capel fez para a área e que Ricky van Wolfswinkel, magistralmente, colocou fora do alcance do guarda-redes do Metalist e bem dentro da baliza que guardava e do nosso coração e o inimaginável reflexo de Rui Patrício, que ordenou ao seu "pé mais rico" que salvasse o nosso desespero e nos recuperasse a fé por momentos abalada.
Ainda correm nas televisões as imagens da apoteose com que muito mais de um milhar de adeptos sportinguistas receberam no aeroporto, em horas mais de sono reparador que de juramentos de fidelidade, os nossos heróis de Kharkiv.
Ainda continua ensurdecedor o silêncio dos cépticos "velhos do Restelo" que quiseram adivinhar primeiro, hecatombes em Manchester,  depois inapelável eliminação na Ucrânia, mas que agora, com prodigiosa agilidade viraram agulhas para o País Basco...


País Basco, pátria do Athletic Cub de Bilbao, que a saga de Kharkiv colocou na estrada do nosso futuro próximo e onde mora o homem que há pouco mais de um ano eu e muitos outros sportinguistas sonhámos ver em Alvalade: Marcelo "El Loco" Bielsa! Estava livre na ocasião e viria a correr para Lisboa se um lenço verde lhe tivesse acenado. Louco por futebol de ataque, louco porque vive apaixonadamente o futebol e para o futebol. Louco porque só um louco poderia algum dia fazer reviver no Sporting, a época áurea dos saudosos "cinco violinos"! Loucos os que sonhámos com ele, porque já não há por aí "moínhos de vento" e imperam as gigantescas pás eólicas do progresso.

Não veio Bielsa, ficou apenas o sonho, meu e de mais alguns e certamente a nossa profunda admiração. Mas o mundo não parou de girar. E girando, girando, trouxe-nos Ricardo Sá Pinto. Não tão louco, mas com um amor parecido, tão parecido que parece ter-lhe entregado a alma e a vida: Sporting Clube de Portugal! E, ironicamente, estes dois loucos, tem encontro marcado no próximo dia 19 em Alvalade. Uma semana depois repetem o abraço no velhinho S. Mamés, porventura a última vez em tal local, que o novíssimo já morde os calcanhares ao ancião.
Falar do último eventual obstáculo à nossa presença na final da Liga Europa, será o mesmo que falar de "El Loco". Mas muito melhor e mais lúcido do que eu debitar por aqui as razões da minha admiração por esse visionário do futebol, será entregar, com a devida vénia, a tarefa a Miguel Lourenço Pereira, autor do blogue que admiro e sigo atentamente, "EM JOGO", que aqui vos poderá dar uma imagem mil vezes mais correcta e profunda  que a minha. Leiam e contem-me depois. Se já conhecerem, melhor. A história do clube que nos caberá defrontar e as qualidades do seu actual líder técnico, impõem-nos profundos conhecimento, respeito e admiração.

Leoninamente,
Até à próxima

P.S.1 - Já agora passem por aqui e votem.
P.S.2 - E já agora reparem no respeitinho da "Marca": Sporting de Portugal!... As vitórias na Europa trazem alegria, orgulho e... RESPEITO!!!...

2 comentários:

  1. Que se respeitem sim, mas... o suficiente para RSP ganhar ao Bielsa.
    Pode ser?

    Para já estou noutra que respeito mas a quem adoraria ganhar também. Pode ser?

    :))))

    Só pergunto porque o respeitinho é muito bonito e tu és um nadinha mais velho do que eu :-)

    ResponderEliminar
  2. Com o devido respeito, que o RSP ganhe a "EL Loco"!...
    Quanto ao teu "outro" respeito, que subscrevo, acompanho-te até ao fim do mundo. Hoje, 2ª feira e SEMPRE!...
    Quanto ao RPI - respeito pela idade - sinto-me lisonjeado, ficam-te bem esses sentimentos, mas não era preciso lembrares.
    Sempre de alfinete empunhado e logo numa Santa Sexta-Feira!...
    Já escolheste o espumante natural?!...:-))))))

    Um beijinho de Páscoa Feliz para ti e todos os teus

    ResponderEliminar