terça-feira, 3 de abril de 2012

João Rocha, eterna saudade leonina !!!...

Eterna saudade !...
A entrevista a Luís Godinho Lopes, a que acabámos de assistir no Canal 1 da RTP, constituiu uma tremenda decepção. O dia e a hora escolhidos, coincidentes com aquele que se previa ser um jogo sensacional - F.C.Barcelona - A.C.Milan -, é mais do que um erro de palmatória. A escolha da jornalista, outro erro monumental. Imagino as horas que a senhora terá gasto a preparar o trabalho, para no final resultar uma trapalhada de ideias, que mais pareceu um daqueles programas que à segunda-feira vão para o ar, com os "paineleiros" do costume. È óbvio que por mais enxertos que lhe façam, uma figueira jamais dará laranjas! Nos actuais quadros disponíveis na televisão pública, salvo melhor opinião, apenas Carlos Daniel me parece ter a estatura adequada a um trabalho desta natureza.
Por outro lado, Godinho Lopes, claramente prejudicado pela falta de um interlocutor capaz e inteligente, debitou do princípio ao fim uma "cabazada" de lugares comuns, que nos confirmaram a sua falta de perfil e de carisma para ser o líder que todos os sportinguistas desejariam. Tenho pena de ver o meu clube, hoje tão pobremente representado. Um outro líder sportinguista, teria respondido a uma boa meia dúzia de perguntas armadilhadas e estudadamente provocatórias, com ironia directa e demolidora, sem medo de arrasar o "chico-espertismo" da entrevistadora e, eventualmente, acabaria por arrastá-la, mesmo que ela não o quisesse, para os temas que mais lhe conviessem. Godinho Lopes nunca revelou ao longo de toda a entrevista a argúcia e a subtileza necessárias para desmontar a lição que a jornalista encomendada e absolutamente formatada, trazia demasiado bem estudada.
Assim, Sandra de Sousa apenas acentuou as saudades de Maria Elisa e Judite de Sousa, para só falar de senhoras jornalistas. E Godinho Lopes, trouxe-me uma nostalgia cada vez mais intensa e profunda, de um senhor chamado João Rocha, eterna saudade leonina!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Álamo

    Concordando contigo na forma – uma entrevista mole e num péssimo horário – discordo no conteúdo.

    Não podendo classificar de brilhante o desempenho de GL, porque GL não é um brilhante comunicador, fiquei razoavelmente satisfeito com o que debitou. Odivelas, Patrício, regresso do basquete e do râguebi, futuro, árbitros, etc..

    Apesar de não ter votado GL penso que tem estado bem ao longo do ano, lamentando que os resultados (e as exibições) da equipa de futebol não tenham sido o que todos quereríamos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro 8,
      Analisei apenas a entrevista, que pareceu encomendada para conseguir que GL deixasse a imagem que deixou.
      Não me detive naquilo que este ano de mandato trouxe ou não. Também concordo que foi feita muita coisa boa.
      O que GL não revelou foi a argúcia suficiente para reduzir a zero a encomenda que a jornalista, carregada de preconceitos e com objectivos claros, nos mostrou. Outro espírito por parte de GL ter-lhe-ia, de forma cáustica, desmontado completamente a estratégia.

      SL

      Eliminar
  2. Concordo com o post.
    Fica aqui a minha apreciação.

    Negativo:
    - Horário,
    - Jornalista, medíocre
    - Postura, apresenta sempre aquele ar de conformado, impávido e
    sereno mas permitindo que lhe 'comam as papas em cima da
    cabeça', até pela tola da jornalista(certamente encomendada)
    que ontem o entrevistou. GL devia lembrar-se de que é ele o
    PRESIDENTE, e para mais, do Sporting Clube de PORTUGAL!
    - Astúcia, que lhe teria sido útil para caçar 'aves raras' como
    a que ontem lhe apareceu na frente.

    Positivo:
    - A noticia sobre a contratação do Labyad,
    - A noticia sobre a formação da equipa B

    Continuo a dizer, que embora me pareça que GL seja um bom sportinguista, isso não fáz dele um bom presidente. Não dúvido nada, mas mesmo nada, que tenha boas motivações assim como não duvido que tenha feito até agora TUDO O QUE PODIA para o bem do clube, mas aquilo que ele pode, é pouco para a GRANDEZA do Sporting, pois GL é bastante limitado.
    Não obstante, agradeço-lhe o empenho.

    Saudações verde-e-brancas
    Manuel Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel Santos,
      O comentário que fiz para "8", serve também como uma luva, para a resposta que as suas palavras me merecem, na parte que à entrevista diz respeito.
      Sobre a pessoa de GL, eu subscrevo inteiramente o último parágrafo do seu comentário.

      SL

      Eliminar
  3. Álamo,

    Apesar dos pesares por ti apontados, acho que deu para GL colocar a Senhora no seu devido lugar, nomeadamente no sangue que pretendeu fazer sobre a saída de Domingos Paciência e sobre o que prometeu e não fez nomeadamente quanto ao Sporting ser campeão depois de ter sempre ouvido o Domingos dizer que uma equipa não se constrói num ano. Respondeu bem ao afirmar que a diferença de pontos este ano é bem diferente do ano transacto.

    Meu amigo, este não seria o meu Presidente mas as deceções que tenho tido fazem com que nem esteja tão desagradada quanto esperaria. Dececionada estou com Barbosa (já retirado) até o Marketing melhorou com a sua saída e o Cristóvão, demasiado Juve Leo para o meu gosto.

    O que mais gostei na sua entrevista ficou postado no meu blog.

    Que tudo nos corra bem amanhã na Ucrânia para a Sra. Entrevistadora perceber que esteve a agir de má fé.

    PS - O kovildatroika é mesmo um Kovil de malfeitores que não têm respeito nem pelo clube que dizem amar.

    ResponderEliminar
  4. Amiga,
    O meu maior pesar esteve no facto de Godinho Lopes não ter sido capaz de destroçar a sirigaita formatada que conduziu a entrevista!... Merecia ser coberta de ridículo e que lhe desformatassem completamente o "disco", mas o homem não possui, de perto ou de longe, esses atributos e isso foi o meu maior pesar: assistir a uma reacção fraca, muito fraquinha do "meu" presidente! Sem a argúcia e a resposta pronta, mordaz, irónica, cínica e arrasadora que a senhora mereceria. O resto, minha querida, foi um debitar de coisas que já ouvimos centenas de vezes: nos jornais, nos núcleos, nos foruns, sei lá onde mais...
    Se me permites, a senhora Sandra de Sousa estava farta de saber o tipo de má fé com que iria agir. Nunca será a sorte da eliminatória que amanhã se vai decidir, que a fará perceber coisa alguma. Acredita no que te digo: o jogo está viciado e Godinho Lopes está só, não há ninguém que em termos comunicacionais lhe dê uma dica, lhe mostre o caminho, ou lhe diga que entrevistas destas em dia e hora de Barcelona-Milan se recusam liminarmente e a realizarem-se em dia e hora mais conveniente, pressupõem um esquema de questões pré-definidas em vez de derivarem da formatação conveniente que alguém teve o cuidado de introduzir no "disco" da entrevistadora.
    Uma outra senhora, de nome Irene Palma, apenas está no Sporting, não para mostrar o caminho que na comunicação o Sporting e em particular o seu presidente devem seguir, mas para levar 3.000 no final de cada mês! Mas continua lá, como peão do Barbosa que te decepcionou e Godinho Lopes não sabe ou não é capaz de a mandar pregar para outra freguesia...
    Falas no "kovildatroika" e, pelo andar da carrugem e pela cara do mensageiro, faço minhas as tuas sábias palavras.
    Vou falar com o meu "Oxalá", para lhe pedir para nos ajudar amanhã. Bem precisamos...

    Um beijinho de boa noite

    ResponderEliminar
  5. João Rocha, um dos melhores presidentes de sempre do futebol português.

    saudações desportivas

    ResponderEliminar
  6. Caro Master Grove,
    Quando um elogio destes nos bate à porta, vindo de quem, no campo desportivo, discute connosco vitórias e títulos, apenas duas coisas acontecem: a grandeza de quem o pronuncia e a confirmação da grandeza do sujeito visado!...
    Como o desporto é bonito, quando o suporte dos sentidos que o apreciam é a inteligência!...
    Obrigado apenas.
    Os nossos clubes vão encontrar-se pela enésima vez na 2ª feira. Podem correr e saltar aqueles que pensam alguma vez ser capazes de secundarizar ou menorizar este "velho derby". Foi, é e será sempre, o "derby dos derbies", o "clássico dos clássicos"!... O meu desejo é que seja um espectacular jogo entre duas grandes equipas e que a equipa de arbitragem esteja ao nível desse espectáculo. Sem casos, sem lesões, sem expulsões, apenas o jogo pelo jogo. O respeito que o meu amigo me merece, leva-me a desejar apenas isto. Guardarei o meu desejo apenas para mim, como sei que me retribuirá o gesto.
    Fiquei feliz e menos preocupado, quando soube que a ameaça terrível que pairou por aí, não passou de uma brincadeira de um "miúdo" qualquer, que ainda nem sabe porque nasceu, nem o que anda cá a fazer. Imagino que já tenha recebido o ensinamento justo que a sua "bricadeira" impunha. Que lhe fique a lição até ao resto dos seus dias.
    Por mim, serão benvindos a Alvalade todos os benfiquistas que comprem o seu bilhete e venham em paz. E que no fim, o resultado convença todos: benfiquistas e sportinguistas! Só assim entendo o desporto e a minha paixão que é o futebol!...

    Um abraço e fortes saudações desportivas

    ResponderEliminar
  7. Caro Álamo
    No tempo de João Rocha, Benfica e Sporting eram rivais, nunca inimigos! Isso diz muito sobre o calibre e grandeza de JR.


    Subscrevo tudo o disseste em relação ao "dérbi dos dérbies".
    E estou certo que esta tentativa de se criar um ambiente hostil em redor do jogo, não foi criada nem pelo Sporting, nem pelo Benfica.

    Acabei de escrever sobre isso mesmo no meu espaço.

    http://mastergroove2010.blogspot.com/2012/04/nao-sejamos-anjinhos.html

    Abraço

    ps. parabéns pela continuação na Liga Europa.

    ResponderEliminar