sábado, 14 de abril de 2012

A tarefa hercúlea de Godinho Lopes !...

                                                                                
Agora que parecem ter cessado os efeitos do primeiro impacto da onda de choque que varreu Alvalade, pensei na nova realidade que se apresenta a Luís Godinho Lopes e como deverá ser pesado o fardo que passou a ter sobre os seus ombros.
Primeiro aconteceu a deserção de Carlos Barbosa, que o presidente resolveu assumindo o pelouro da Comunicação e Marketing, ainda que assessorado por Rui Paulo Figeiredo, que passou a acumular com o pelouro dos sócios e adeptos que já vinha detendo.
Agora, a suspensão do mandato de Paulo Pereira Cristovão, que goste-se ou não da pessoa, consta que estava ser o verdadeiro braço direito de Godinho Lopes, com obra feita e reconhecida por quem conhece por dentro o aparelho leonino.
Se atendermos ao facto de o CD ter arrancado com presidente, 4 vice-presidentes e 6 vogais, constatamos que estaria neste momento reduzido a 9 elementos. Mas se nos recordarmos que um dos vice-presidentes, Aureliano Oliveira Neves foi, na prática, destacado para a Fundação Sporting e que José Nobre Guedes, para além de ser uma mera correia de transmissão do BES, ter vendido Liedson e passar o tempo a ciar, pouco mais ajudará, concluiremos que Godinho Lopes estará sem vice-presidentes.
Passando aos 6 vogais, se nos lembrarmos que Pedro Cunha Ferreira foi destacado para a SAD, onde desempenha o cargo de secretário-geral e que Duarte Nuno Galhardas, depois de concluída a auditoria, consta que estará em Luanda, Godinho Lopes apenas poderá contar com os restantes 4 vogais. Ora ao que se vai sabendo, o pelouro atribuído a Ana Margarida Ulrich, relacionado com a Mulher e a Juventude, pouco ultrapassa na acção palpável e na dinâmica imprimida, o papel em que foi delineado o organograma do CD, sobrando apenas três, sendo que de um deles, João Pedro Varandas, pouco se conhece para além da incontinência verbal e de perigosa falta de reserva e sigilo. Ricardo Henrique Tomás, com o pelouro das modalidades, vai vivendo do respectivo director-geral e pai do ecletismo sportinguista, Mário Patrício, sobrando para Rui Paulo Figueiredo o pelouro dos sócios e adeptos que acumula com a responsabilidade da Comunicação do clube, sob a tutela do presidente.
Resumindo e concluindo, Godinho Lopes tem, na prática, uma estrutura directiva que arrancou com 11 pessoas a contar com ele, reduzida a ele próprio e dois vogais!...
Este ensaio que acabo de fazer, sobre a tarefa sobre-humana de Godinho Lopes, resulta de indicadores que um simples e despretensioso sócio do Sporting, vai recolhendo na CS e na blogosfera sportinguista. Se o estudo não representa verdadeiramente a realidade, deve-se à deprimente falha de comunicação do clube que há quase um ano por aqui venho apontando e nunca a outras quaisquer intenções que se afastem dos interesses do Sporting Clube de Portugal.
A minha inequívoca e sincera homenagem a Godinho Lopes, em quem não votei, mas que desde 26 de Março de 2011 é o meu Presidente. À sua coragem, à sua determinação, ao seu esforço e à sua fantástica capacidade de trabalho. Ainda que a tarefa hercúlea que neste momento tem sobre os ombros, seja consequência de erros próprios nas escolhas que fez, outro no seu lugar, muito provavelmente, abdicaria. E aquilo que neste momento o Sporting Clube de Portugal menos precisa é de mais convulsões e dificuldades. O meu humilde aplauso e meu sincero e profundo reconhecimento.
FORÇA PRESIDENTE !... TUDO PELO SPORTING !!!...

Leoninamente,
Até à próxima


8 comentários:

  1. Álamo,

    Parabéns pelo post.

    É de um Sportinguista lúcido e que quer apenas o bem do nosso clube.

    Não sei se concordas comigo, mas esta situação com o PPC, ainda nos vai tornar mais fortes e unidos em torno de um ideal, o SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo "conselheiro leonino",
    Constrangido com o elogio, agradeço-o, porque o julgo sincero.
    Não me é difícil concordar contigo. Até as guerras verdadeiras, trazem benefícios no seu termo. Porém, não poderemos, nem deveremos, desvalorizar os prejuízos.
    Quer-me parecer que melhor seria que tudo o que é suposto ter acontecido - é bom que esperemos pelo desfecho sem fazer juízos de valor - não se tivesse efectivamente verificado. Mas sem qualquer dúvida concordarei, que este incidente poderá determinar nas hostes sportinguistas o fortalecimento e a união que preconizas. Que seja assim...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Força Godinho!! Todos UNIDOS, todos pelo SPORTING, todos para GANHAR!

    ResponderEliminar
  4. Todos pelo clube que amamos. Força Sr Presidente

    ResponderEliminar
  5. Caro "Lionheart",
    Unidos, pelo Sporting!...
    Que ninguém se iluda sobre o nosso verdadeiro inimigo. Dentro da nossa causa, poderá haver diferenças. Isso será sempre salutar. Mas na hora que passa, o inimigo só pode estar no exterior. E para o combater e derrotar, só com a nossa união o conseguiremos.
    Unidos pelo Sporting! Sempre !...

    Calorosas SL

    ResponderEliminar
  6. Caro "sportinguista",
    "Todos pelo clube que amamos" !...
    Unidos, em torno de um ideal, que nada nem ninguém conseguirá destroçar. Esquecendo salutares diferenças de opinião, porque a hora é de juntarmos esforços, único caminho para vencermos a matilha de "chacais" que sem pudor nos atacam, quantas vezes para disfarçar as feridas que ainda vão lambendo...

    Calorosas SL

    ResponderEliminar
  7. Continuo a acreditar que o Sá Pinto nos vai levar à final da Liga Europa.

    Abraços de leonina confiança

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga,
    Também acredito, mas estou consciente da dificuldade que representa a equipa de Bielsa. O Sporting terá que ser tão perfeito como foi com o Manchester. Impossível?!... Não, mas terão que fazer dois jogos de sonho...
    Amanhã, Leoninamente!!!... é pequenino, sabias?!...
    Pois é, o meu "filho" mais novo faz um ano. Não te esqueças de lhe dar os parabéns. Podem faltar todos, a tua falta seria imperdoável... Lá irá mais uma garafinha de... espumante português!... Da Bairrada, claro! Que entre com o pé direito, três dias depois...

    Um abração de esperança

    ResponderEliminar