sábado, 14 de abril de 2012

O basquetebol está de volta. LOLOLOL !...

Hoje é um dia de muita alegria para mim, como triste foi o dia em que, já lá vão 17 anos, a modalidade de basquetebol foi suspensa no Sporting Clube de Portugal, após um referendo de triste memória.
O basquetebol, a seguir ao futebol, foi sempre a minha modalidade preferida. Declarado orfão, sem que a minha opinião fosse tida em conta - o referendo, democraticamente, apenas teve em conta a opinião dos sportinguistas  da região de Lisboa - vi-me obrigado a um doloroso processo de adopção e com toda a naturalidade, passei a acompanhar o basquetebol da terra que pelo casamento me adoptou também e a viver as alegrias e desventuras que o Illiabum Club me foi proporcionando.
Nunca mais cicatrizou essa ferida, até agora, quando vi aqui definitivamente confirmada a notícia. Ainda não será a situação que eu desejaria, mas é o primeiro passo, porventura o mais importante. Arranca a formação e com tempo e determinação, acredito que a foto que publico em baixo e que representa a última vez que o Sporting foi campeão em basquetebol, se voltará a repetir.

                               Campeão Nacional Basquetebol 1981/82

in "tesouroverde.blogspot.com"


Constituição da equipa

Em cima: Mário Albuquerque, Jorge Taborda, Mike Carter, Israel Andrade, Rui Pinheiro, Hélder Silva e Tomané.
Em baixo: Carlos Lisboa, José Paiva, Xixa, Augusto Baganha e João Cardoso.

Leoninamente,
Até á próxima

3 comentários:

  1. Ó pra mim aqui a aplaudir

    clap!clap!clap!clap!

    Jokas leoninas

    ResponderEliminar
  2. Quero ver-te no futuro pavilhão Sporting, a aplaudir os futuros campeões nacionais de basquetebol!...
    Vai demorar ainda uns anitos, a menos que o Sporting aproveite uma desistência de um dos clubes que compõem a Liga de Basquetebol. Isso é possível, mas não estará nas nossas mãos.
    Adoro basquetebol e nos gloriosos anos dourados do Sporting, não falhava um jogo onde estivesse presente. A Associação de Aveiro era a que tinha mais clubes a disputar o campeonato: Sangalhos, Illiabum, Galitos, Beira Mar, Esgueira, Oliveirense, Sanjoanense e Ovarense, portanto rara era a semana em que o Sporting não estava por aqui e quantas vezes fui à Figueira da Foz e Coimbra.
    Não sei se te lembras, mas há quase 50 anos, um colega meu da Escola Técnica de Aveiro, de nome Encarnação, com quase 2 metros de altura e que jogava no Galitos, foi contratado pelo Sporting. De modo que havia romarias de colegas seus para ver os jogos do Sporting em toda a região. Velhos tempos em que o Sporting era rei e senhor no basquetebol...
    Oxalá o Sporting regresse rapidamente ao 1º escalão da modalidade. Mas lá que estou feliz, estou mesmo.

    Braxos e jokas de leão

    ResponderEliminar
  3. Em 1981/82 José Paiva já não estava no Sporting, o nº 15 é o brasileiro Vanisson Gerstner.

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Basquetebol_1981/82

    ResponderEliminar