sábado, 16 de julho de 2022

Será apenas uma questão de tempo!...


«O recurso do Lille para o Tribunal Federal da Suíça sobre a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) é mais um capítulo na longa novela de Rafael Leão, desde que este decidiu rescindir unilateralmente o seu contrato com o Sporting. Decidiu o TAS, recorde-se, que o clube francês onde o avançado jogou depois de sair de Alvalade é solidariamente responsável pelo pagamento da indemnização ao Sporting – a rondar os 20 milhões de euros, juros incluídos – pelo que o internacional português não teria de assumir sozinho o valor.

Este processo teve início em Novembro de 2018, quando a SAD leonina moveu um processo contra o jogador, pedindo uma indemnização de mais de 45 milhões de euros pela rescisão unilateral do seu contrato, após o ataque de um grupo de adeptos à Academia de Alcochete. A Câmara de Resolução de Litígios da FIFA assumiu depois que não tinha competências para decidir o caso, que transitou para o TAD (português). E este viria mesmo a condenar Rafael Leão.

O avançado do Milan ainda procurou anular esta decisão, mas sem efeitos práticos, pois o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) ratificou o acórdão. Leão, condenado por "cessação ilícita do contrato de trabalho desportivo", requereu a anulação das decisões alegando "falta de fundamentação", "ofensa dos princípios da ordem pública internacional do Estado Português" pelo TAD e "violação da independência e imparcialidade dos árbitros" escolhidos para julgar o processo. Mas todos os argumentos foram rejeitados pelo TRL. Desde então, o jogador chegou a ter 1/5 do seu salário actual no Milan – 1,5 milhões de euros – penhorado, ou seja cerca de 300 mil euros, montante que mensalmente era depositado nos cofres dos leões.

Processo autónomo

Paralelamente, o TAS também condenou o Lille por ter assinado com Leão, responsabilizando-o igualmente pela indemnização, mas o emblema gaulês não se conforma com a decisão. Entre o jogador de 23 anos e o Sporting já houvera um acordo extra-judicial, mediado pelo empresário de Leão, Jorge Mendes, mas este é um processo autónomo.

Recorde-se que o Lille venderia posteriormente o dianteiro para o AC Milan, em 2019, por 30 milhões de euros, depois de o ter garantido a custo zero quando deixou Portugal. Luís Campos era o director desportivo do clube e Christophe Galtier, que agora acompanhou o português para o Paris Saint-Germain, o treinador.

Em Itália, o avançado foi-se afirmando até ser determinante na equipa ‘rossonera’. Ajudou de forma decisiva o clube a recuperar o título italiano, 11 anos depois, obtendo 14 golos e 12 assistências em 42 jogos pelo AC Milan.»
Por Gonçalo Vasconcelos

No meu modesto entender, muito dificilmente o Tribunal Federal da Suíça atenderá este derradeiro e último recurso do Lille Olympique Sporting Club, cuja intenção se apresenta como demasiada e manifestamente dilatória para obter acolhimento por parte dos juízes helvéticos, conhecidos pela sua rigidez no absoluto respeito por decisões tomadas por outros tribunais a montante dos respectivos processos. 

Será apenas uma questão de tempo!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O Lille, não pode passar "por entre os pingos da chuva", como se nada tivesse a ver com o assunto...
    Se a justiça "passasse sobre o assunto" não lhe atribuindo culpas, seria sempre um "arremedo de justiça"...
    Afinal o Lille, beneficiou da contratação do jogador a custo zero...e para "compor o ramalhete a seu favor"...
    Vendeu-o depois por 30 milhões...
    Se no meio de tudo isto "passasse ao lado da punição", que raio de justiça seria esta...
    Afinal, se houve aqui um beneficiário directo da situação...foi precisamente o Lille.
    Por isso...se lhe for atribuída 50% da responsabilidade no pagamento dos 20 milhões (+ ou -) já em divida...
    Ainda ficará a ganhar...
    Por isso...venha de lá o dinheiro...
    E deixem de andar "armados em cágados"(com o assento no devido lugar)...
    O RL, "talvez tenha aprendido" alguma coisa com tudo isto., embora o JM não "esteja inocente" em todo este imbróglio...

    Sporting Sempre...
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, perdoar-me-á mas, ao que se sabe, o JM desaconselhou a rescisão unilateral do RL. Terá sido o pai do jogador a fazer a maior força para o que o jogador rescindisse. Tanto assim que o JM ainda recentemente afirmou que o jogador iria andar toda a vida a pagar a dívida a que foi condenado, por não ter ido pelos seus conselhos...
      Abraço, saúde e SL

      Eliminar