sábado, 16 de julho de 2022

Pote não é apenas um grande jogador de futebol!...


Pote, uma história de renascimento
Criativo ressurge após lesões que pesaram no moral e podiam ter levado a cirurgia

«"Quem está connosco sabe o que passei na última época, as dificuldades que tive com o meu pé esquerdo Tenho de agradecer ao departamento médico e ao míster." Foi desta forma, frontal mas algo enigmática, que Pote lançou as cartas para a nova temporada. Com 4 golos na pré-época (o mais recente um golaço ao Villarreal), o camisola 28 espera deixar para trás um capítulo irregular e marcado por grande carga física e mental. Record explica-lhe o significado por trás das palavras do jogador que parte agora em busca da redenção.

Recuando quase um ano, lembramos que o criativo arrancou bem, ao somar 4 golos nas primeiras três jornadas. A partir do final de Agosto, no entanto, o cenário inverteu-se e o transmontano foi dispensado da Selecção (e substituído por... Trincão) devido a uma inflamação no pé esquerdo. Como o problema nunca foi bem debelado, Pote haveria de cumprir a primeira metade da época sujeito a dores. E foi nessa altura que o cenário de operação chegou a estar em cima da mesa, antes de ser descartado pelo internacional português, em sintonia com o staff médico e Rúben Amorim, desde logo porque custaria uma paragem longa. Pote até regressou em bom nível, ajudando na Champions, até a sorte ser de novo... madrasta, desta vez com sinais de fadiga muscular e uma lesão na coxa esquerda que o tirou de acção frente ao FC Porto.

Preponderância e jóquer

Nova época, nova vida. Focado em melhorar o nível exibicional, Pote fez reforço muscular ainda antes do pontapé de saída para 2022/23. Depois de um calvário de lesões que abalou o moral, o talentoso médio ofensivo mudou o ‘chip’ e voltou com a cabeça fresca, pronto a ajudar a equipa no objectivo da reconquista do título. Uma equação onde entra Amorim.

Tal como Record noticiou, o técnico vê o artilheiro da Liga 2020/21 como peça-chave do renovado Sporting, ao ponto de já o ter testado na posição ‘10’ num modelo 4x2x3x1, fórmula alternativa ensaiada pelos leões nesta pré-época. De resto, Pote mostrou indirectamente gratidão pela confiança após enfrentar o Villarreal. "O nosso excelente reforço é o míster", frisou.

Mensagem forte e pai na memória

Após o jogo com o Villarreal, Pote quis prestar tributo aos bombeiros que combatem os incêndios que assolam o país, um gesto nobre e com um significado pessoal forte. Isto porque o pai biológico de Pedro, que o perdeu quanto tinha apenas um mês de vida, era bombeiro de profissão e o jogador dos leões teve sempre uma ligação especial aos profissionais da área. Desde cedo, pela mão de João, padrasto e também voluntário, Pote passou muitos dias com a bola no quartel dos bombeiros de Vidago. Recentemente, ofereceu uma viatura de combate aos incêndios à corporação.

Um pé esquerdo com muita ‘cabeça’

Justiça poética ou coincidência, pouco importa: o golaço de Pote ao Villarreal foi conseguido com o mesmo pé (o esquerdo) que tantos problemas deu ao criativo na época passada. Após o jogo em Faro, os elogios dos companheiros multiplicaram-se à velocidade das provocações. "Golão tão grande como essa cabeça", comparou Matheus Nunes, numa publicação do camisola 28. Também Bragança, a recuperar de lesão, mimou o amigo: "Um golo do tamanho da tua cabeça. Só para confirmar que foi um capacete o festejo", escreveu, sobre o gesto de Pote após o golo.»
Por Filipe Balreira

Tem ainda mais encanto o futebol quando é apreciado de braço dado com a dimensão humana de quem o pratica!...

Pote não é apenas um grande jogador de futebol!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário