terça-feira, 19 de julho de 2022

Com todos os melhores condimentos!!!...


«O Sporting-Roma de hoje (20 horas, Sport TV 1) no Estádio Algarve será, muito provavelmente, o particular mais emotivo na vida de Rúben Amorim que, pela primeira vez, terá a possibilidade de enfrentar a sua referência, José Mourinho. O jovem técnico leonino não esquece a forma como foi recebido em Carrington pelo Special One, em 2017, quando assegurou por mérito próprio uma semana de estágio no Manchester United, fruto dos seus resultados académicos na pós-graduação High Performance Football Coaching, leccionada na Faculdade de Motricidade Humana, e concebida por José Mourinho, em parceria com o professor universitário António Veloso. Contudo, Amorim também já aprendeu que, no campo, não há espaço para amizade, um lema que o seu mestre já domina há duas décadas.

Para explicar esta ligação, Record recorreu, precisamente, a António Veloso que acompanhou o então aspirante a treinador nessa viagem, e agora partilha com os nossos leitores o início de uma relação muito... especial. "O Rúben tem uma admiração pelo José Mourinho que, por seu lado, respeita muito o Rúben, mas os dois vão tentar esmagar-se dentro do campo pois não gostam de perder nem a feijões", garante o docente que vê no trabalho do antigo internacional português muito das ideias do técnico da Roma: "O Rúben descreve o Guardiola como a sua referência, mas ele é muito mais Mourinho no trabalho, como vemos através os padrões automáticos assimilados pelos jogadores… Cada um sabe bem a sua responsabilidade em campo".

Apesar de a base ser a mesma, há diferenças que o professor não deixa de assinalar. "O Rúben certamente vai tentar apresentar já uma estrutura de jogo tentando explorar os flancos; procurará insistir na pressão na 1.ª fase; irá apostar nas compensações. Já o Mourinho é muito adaptativo, primeiro vai tentar desmontar o adversário e só depois procurará as suas saídas. Vai ser interessante de ver", assegura.

Simplicidade de processos

No estágio em Inglaterra, o que mais surpreendeu Rúben Amorim foi a simplicidade de processos de José Mourinho, uma filosofia que tem sido implantada no Sporting com sucesso. "Passámos uma semana em Manchester onde pudemos acompanhar a preparação de um jogo, assistindo a todos os treinos e falando com todos os departamentos. Eram pedidos ao Rúben relatórios sobre os trabalhos do United e objectivos de cada exercício, relatórios esses depois que foram avaliados pelo próprio Mourinho. Foi aí que ganharam essa grande proximidade", revela António Veloso que recorda os ensinamentos que Rúben Amorim aí assimilou: "Comentou a simplicidade pois os treinos não eram muito longos, mas o ritmo notava-se que era impressionante. Eles só páram para mudar de campo e, nesse período, bebem água antes de retomarem os trabalhos. Depois, a concentração é fundamental para criar os automatismos. Eu creio que hoje todos vemos um conjunto de acções distintas em cada jogador do Sporting", conclui.

As cartas estão na mesa e hoje o objectivo dos dois treinadores é preparar as suas equipas. Nada como trabalhar sobre vitórias.

Equipa técnica faz lembrar Chelsea

Rúben Amorim faz sempre questão de partilhar todos os êxitos com a equipa técnica que o acompanha na sala de imprensa, um gesto que António Veloso garante que não é para a imagem. "Há uma união surpreendente entre todos, e faz lembrar a equipa técnica que o Mourinho teve na sua primeira passagem pelo Chelsea, o cheiro é o mesmo. É uma equipa jovem, e fazendo um paralelismo o Carlos Fernandes é o Rui Faria", assinala o professor que também lembra o caráter disciplinador: "O Rúben sabe as coisas que o incomodavam como jogador e não as repete. Assim não dá azo a atitudes indisciplinadas e faz o que é preciso para defender o grupo."

Matic antecipou rápido sucesso

Um dos reforços da Roma é Matic que já trabalhou com José Mourinho no Chelsea e no Manchester United, e agora acompanha o técnico português em Itália. O médio, de 33 anos, chegou a partilhar o balneário com Rúben Amorim no Benfica, e foi um dos seus cicerones durante o estágio realizado em Manchester, em 2017. O internacional sérvio e Lindelöf fizeram questão de ir para a mesa do actual técnico leonino e, quando Amorim lhes disse o que estava a fazer, Matic só sorriu. "Mas tu já és treinador", garantiu-lhe o antigo companheiro que hoje também não se vai livrar de um caloroso abraço e, se possível, ainda no balneário longe das objectivas.

FACULDADE DO FUTEBOL

Workshops na lista. Rúben Amorim já acedeu a partilhar o seu conhecimento através de dois workshops, no contexto académico, e um deles até foi dado na Academia. O técnico contou com o apoio da sua equipa técnica nos eventos onde abordou vários aspectos sobre a orientação de um plantel profissional.

Cópias descodificadas. Por norma, quando é abordado a falar de um novo conceito táctico, Rúben Amorim admite que o copia de outro treinador. Na Faculdade de Motricidade Humana já usava esta táctica para manter a humildade pois, na realidade, consegue sempre dar o seu cunho pessoal às "cópias".

Troca de galhardetes. Na antevisão do jogo Sporting-Manchester City, da última Liga dos Campeões, Amorim considerou Guardiola "o melhor do Mundo", mas foi claro ao dizer que Mourinho "é a sua referência". O técnico da Roma, em entrevista a ‘GQ’, assumiu que o seu discípulo "os teve no sítio" quando foi campeão.

Fisiologia e biomecânica. Sempre disponível para aumentar o conhecimento, Rúben Amorim utiliza as acções de formação para assinalar e tentar corrigir as suas falhas, mesmo em temas que domina mal ou desconhece, como a fisiologia ou a biomecânica. Como não hesita em pegar nos livros técnicos, em pouco tempo fica habilitado para debater os temas.

Magnata árabe à frente. Rúben Amorim foi o segundo melhor aluno na pós-graduação da Faculdade de Motricidade Humana. Melhor só o saudita Mohammed Bubshait, um multimilionário árabe do ramo do petróleo que é apaixonado por futebol.»
Por João Soares Ribeiro

Um espectacular particular e amigável em perspectiva...

Com todos os melhores condimentos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário