quinta-feira, 28 de julho de 2022

Não consigo chamar "bruxo" a Rui Calafate, mas...


Lacunas

«A uma semana do início da Liga, os testes dos três grandes mostram ainda algumas insuficiências normais quando se experimentam e consolidam ideias e conceitos. A maior incógnita do mercado de Verão aquece o imaginário leonino, pois enquanto Cristiano Ronaldo não pousar definitivamente num clube – tem sido deprimente e o maior dano reputacional à sua brilhante carreira este espectáculo de rainha rejeitada em várias Cortes internacionais – Alvalade nunca será um destino proibido.

No FC Porto, a arma de destruição massiva é a mentalidade do treinador que, mesmo que fosse obrigado a jogar com a equipa B, seria sempre candidato a ganhar. O jogador-chave e dínamo dos azuis e brancos será Otávio. E apesar do magnífico reforço que é David Carmo, julgo que os dragões precisam de mais um central pois Pepe será gerido com pinças, Marcano recuperou "ma non tropo", Fábio Cardoso não chega e mesmo o contratado em Braga já passou por mais do que um calvário de lesões traumáticas. De resto, no ataque Pepê será o novo Luís Diaz com características diferentes, porque no eixo Taremi e Evanilson serão ameaçadores aríetes.

No Sporting, o duplo pivot Ugarte-Matheus Nunes será a pedra-angular desta temporada apesar de Pote ameaçar voltar aos grandes momentos. As principais lacunas são um avançado (pois Paulinho é o que é, não tem remédio), um lateral esquerdo ao nível de Nuno Mendes (o que é difícil) e sobretudo mais um central pois St. Juste continua sem mostrar o que vale, custou caro e no Mainz jogou pouquíssimo também por culpa de arreliadoras lesões.

Quanto ao Benfica, se arrancasse com a dupla Lucas Verissimo-João Victor na sua plenitude (não compreendo o ‘hype’ com Morato que me parece pouco versátil e limitado), com mais um médio que será Aursnes, pois Weigl nunca voltou à alta rotação quando explodiu no Borussia Dortmund, com Ricardo Horta num tridente com Rafa e David Neres (a estrela da companhia) atrás de um ponta-de-lança com selo de golo, diria que Roger Schmidt seria também candidato a ser feliz. Portanto, como se vê as lacunas dos três grandes estão lá atrás, mas ainda há tempo para retocarem os plantéis.

PS: No filme "North by Northwest" (Intriga Internacional), do Alfred Hitchcock, surge a seguinte frase lapidar: "A guerra é um inferno, mesmo que seja fria". Por isso qualquer pessoa racional só pode lamentar que os adeptos do Fenerbahçe tenham gritado por Vladimir Putin para tentar infernizar e pressionar os adversários ucranianos do Dínamo Kiev. Vergonhoso. Numa vertente oposta, só posso elogiar o extraordinário espectáculo público de apresentação de Paulo Dybala na Roma que uniu um clube, os adeptos, uma cidade, depois lembrei-me que por cá se apresentam os novos craques em pindéricas cerimónias nas televisões dos clubes sem qualquer proximidade com os adeptos. Andamos a anos-luz de atraso da modernidade no futebol.»

Por mais que teime...

Não consigo chamar "bruxo" a Rui Calafate, mas...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário