quarta-feira, 20 de julho de 2022

Que ganhe sempre o Sporting!!!...

Sporting-Benfica

«Todos os anos, os especialistas elegem as marcas de maior valor em Portugal. A marca comercial é, como se sabe, o sinal distintivo, nominativo, figurativo ou misto, que identifica e individualiza, perante os consumidores, determinado bem ou serviço.

A notoriedade, a confiança, a inovação, o investimento e a comunicação são tudo factores de classificação, num ranking arduamente disputado e que custa muito dinheiro.

Há em Portugal o caso singular de uma marca, no sentido económico do termo, que não está registada, não está individualizada, não está publicitada, mas existe e é, porventura, a que goza de maior impacto no mercado.

Estou a falar da marca "sportingbenfica", ou "benficasporting", que abarca a realidade desportiva de confrontos entre os dois clubes, nas diversas modalidades e vertentes em que se materializam.

Qualquer que seja o desporto – com o futebol à cabeça –, o local ou época do ano, um dérbi é sempre sinal de animação, adesão e paixão, numa dimensão que excede os limites territoriais da cidade.

Sob risco de transgredir o politicamente correcto, arrisco-me a dizer que o "sportingbenfica" é um ex-libris da portugalidade, um elo vibrante e intergeracional de ligação da diáspora e da língua, ao nível do bacalhau, do galo de Barcelos ou do pastel de nata. Tão rivais que são Benfica e Sporting e tão indissoluvelmente ligados nesta ironia simbiótica: só se completam verdadeiramente quando se defrontam.

Só espero que os dirigentes finalmente realizem o potencial desta marca e o explorem em conformidade, a bem das tesourarias e dos adeptos. Para mim, no princípio de cada época deveria haver obrigatoriamente um jogo, cada ano em local diferente.

E depois trata-se de um valor seguro, que sabe sempre bem e nunca cansa ou passa de moda; não necessita de rebranding, refreshing, realigning, redesigning, versão light ou vegan, porque não se muda aquilo que faz o coração bater. "Sportingbenfica" há mais de cem anos a encantar os portugueses.»

De acordo, mas...

Que ganhe sempre o Sporting!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário