sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Frederico Varandas!!!...


«Caros Consócios,

A Mesa da Assembleia Geral do Sporting CP anuncia hoje, neste jornal, que as eleições serão realizadas no próximo dia 5 de Março, findando assim o mandato que esta Direcção iniciou no dia 9 de Setembro de 2018.

Há três anos a situação do Sporting CP era bem diferente. Não éramos campeões no futebol há muitos anos, demasiados anos. Tínhamos perdido os principais activos desportivos sem quaisquer contrapartidas financeiras. As probabilidades de sucesso futuro pareciam remotas. A sustentabilidade financeira do Clube estava ameaçada.

A procura ao empréstimo obrigacionista (para reembolsar aquele com que tínhamos incumprido) ficou abaixo da emissão.

Assombrava-nos uma crise de identidade e de valores. Tínhamo-nos afastado do nosso ADN. Entretanto, e para agravar o cenário, o acaso abalou-nos com a maior pandemia e crise do século.

Foram tempos difíceis e muitos questionaram-se se o Sporting CP, que crescemos a acreditar que resistia a tudo, sobreviveria à tormenta que o tinha arrasado.

Mas depois de um ano de reconstrução (2019), e de um ano de resiliência (2020), 2021 foi o Ano do Leão. Trouxe-nos a Glória que todos os Sportinguistas desejavam e mereciam. Foram três anos assentes numa estratégia que nunca se desviou perante o ruído, a ameaça ou por percalços desportivos inevitáveis num projecto em crescimento sustentado pela formação.

Nada vem do nada e as vitórias não são fruto do acaso. Foi necessário tempo e estabilidade para planear, trabalhar e conquistar. Foi, também, necessária muita coragem para nunca nos desviarmos do nosso plano, que sempre acreditámos que nos levaria ao sucesso.

Hoje o Sporting CP é campeão de futebol, 19 anos depois. Em três anos celebrámos cinco títulos no futebol, atingimos os 41 títulos europeus, o primeiro título mundial e concluímos em 2021 uma das melhores épocas de sempre dos 115 anos do Clube. A confiança no futuro vigora. Conquistámos credibilidade financeira. Emitimos um empréstimo obrigacionista com procura superior à oferta. Reafirmámos a nossa identidade.

Reerguemos o Clube como não se via há muitas décadas. Fizemos muito mais com muito menos. Partindo de trás, num contexto adverso, com muito menos recursos financeiros que os nossos rivais, terminámos à frente. Isto só foi possível com base no rigor, inteligência e competência que empenhámos e teremos que continuar a utilizar como principais armas.

Fizemo-lo à nossa maneira. Com valores, carácter e ética. Nunca nos desviámos do nosso foco. Seguimos o nosso caminho, por mais sinuoso que possa ter sido, sem nunca hesitar e sempre fiéis aos princípios que nos movem.

Demonstrámos que ter como destino a vitória não implica escolher os caminhos errados. Começámos a construir as bases para que o nosso futuro seja, de forma mais constante, parecido com este presente.

As bases não estão ainda totalmente solidificadas. O fosso de 40 anos que nos afastou dos nossos rivais ainda não está completamente fechado. Porém, hoje respiramos esperança. Passeamos a nossa listada verde e branca de consciência tranquila, de cabeça erguida e orgulhosos do trajecto de cadastro limpo que percorremos.

Aprendamos das lições do passado e consolidemos a cada dia o caminho que estamos a fazer. Com paciência.

Saibamos defender o nosso Clube perante quem nos quer dividir. O sucesso nunca é permanente e a tarefa de o mantermos mais perto que longe recai sobre cada um de nós.

Temos de aprender a viver com estabilidade que nos permita não estar sempre a começar do zero, sempre com bases por construir. A nossa maior vitória é hoje sermos fiéis ao nosso ADN, nas diversas moléculas que o constituem.

E é assim que desafio todos os Sportinguistas a enfrentarmos a cortina final de 2021, assim como o primeiro dia de 2022, e todos os que se seguem, da mesma maneira: à nossa maneira.

Obrigado a todos.»
(Editorial do Jornal do Sporting, hoje)

Há três anos os votos que depositei nas urnas foram a fiel a expressão do mar de dúvidas que me assaltava! Hoje, aqui e agora, vive em mim uma formidável esperança!!!...

Culpados serão, felizmente, muitos, mas, porque sou grato e tenho memória, um nome pulsa com mais força no meu coração e espírito de leão...

Frederico Varandas!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Por convicção no projecto, pela credibilidade e prestígio de todos os membros dos O.S., depositei a minha confiança e inquestionável Amor ao Sporting CP, na lista do Dr. Frederico Varandas.
    As minhas melhores expectativas, foram largamente superadas, com muita Alegria e Felicidade.
    Dos valores que integram o meu legado e conduta, sempre mereceram destaque, o reconhecimento, a meritocracia, a humildade e a gratidão, não como meras palavras de circunstância e muito menos como léxico oportunistico, mas sim, como base construtiva de Vida.
    Agora, após este dificílimo e extraordinário mandato, mais com lastro em certezas do que em convicções, renovarei inequivocamente toda a confiança e votos, no Capitão Dr. Frederico Varandas.
    Daqui endereço os meus mais sinceros Votos de um Bom Ano, preenchido de realizações pessoais, profissionais e familiares, a todos, e em particular, aos Sportinguistas genuínos que Vivem e Sentem a Alma Leonina e a colocam Sempre, acima de qualquer outro interesse.
    Fraterno Abraço Leonino.

    ResponderEliminar