quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

"Sou muito feliz no Sporting"!!!...


Rúben Amorim

«Vivemos num país que grita mais forte um golo, do que uma injustiça, mas isso, faz parte da idiossincrasia portuguesa.

Contudo, não é por isso que, devemos deixar de gostar e acompanhar o futebol.

Este ano de 2021, nesta época do ano é dado a fazer-se um balanço e a referir alguém que se destacou.

No futebol português não tenho dúvidas que Rúben Amorim marcou o futebol português, não só, por ter ganho o título nacional pelo Sporting, mas também, pela forma como o fez.

Rúben Amorim que tem 36 anos ainda poderia jogar futebol, mas passou para treinador de uma forma meteórica. No Braga na época 2019/20 venceu a Taça da Liga e no Sporting na época 2020/21 venceu a Taça da Liga e o almejado campeonato nacional.

A saída do Braga não foi pacifica e deixou alguns mal entendidos, contudo, o Sporting pagou a cláusula de rescisão no valor de 10 milhões e trouxe o menino Rúben.

Foi um risco, mas valeu a pena. Esta época continua a fazer furor, está no topo da classificação e passou aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Com ele há jogadores que tiveram uma evolução promissora. Refiro-me a Pedro Gonçalves, Pedro Porro, Palhinha, Matheus Nunes, entre outros. E, transfigurou para melhor Coates, conseguiu integrar e tirar partido de Pablo Sarabia, jogador com técnica apurada e desequilibrador.

O Rúben, para além, de bom treinador é uma boa máquina registadora, há jogadores que se tornaram uma mais-valia, assim como, o dinheiro que vai chegar da Liga dos Campeões.

Rúben, segundo dizem é uma pessoa bem humorada que cria muito bom ambiente, alegre e divertido. Isso nota-se, para além, de ter uma excelente relação com os jogadores.

Rúben Amorim, aos poucos e poucos está a fazer escola no futebol português, tem um discurso sem espaventos de triunfalismo, muito pragmático, aposta em jovens jogadores, incute-lhes positividade e confiança.

Dá liberdade aos jogadores, procura tirar-lhes pressão, mas não deixa de lhes fazer ver o que é necessário em campo.

No fundo é um treinador que mescla criatividade, responsabilidade e colectivo.

Rúben Amorim segue de vento em popa, foge a conflitos, problemas colaterais do futebol.
E, o Sporting que se prepare que, um dia destes, ele vai para um grande clube da Europa.»

Com o devido respeito pela opinião de Joaquim Jorge e de tantos outros opinadores que não deixam passar um único dia sem o afirmarem, com a inexorabilidade que os seus afectos lhes impôem e até exigem, julgo que o dia em que Rúben Amorim venha a decidir deixar o Sporting para abraçar o projecto de um "grande clube da Europa" ainda estará muito e bem distante!...

É uma pessoalíssima convicção que assenta, para além de todos os atributos que JJ referencia nesta sua oportuna crónica, na superior inteligência que, na minha modesta opinião, Rúben Amorim em cada momento vem evidenciando ao longo da sua curta e recheada de sucesso promissora carreira e que não se cansa de repetir...

"Sou muito feliz no Sporting"!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário