quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Está o burro albardado à vontade dos donos!!!...


A más horas

«O balanço não podia ser mais arrasador. O Record informa que há 93 processos na Comissão de Instrutores da Liga, entre processos de inquérito e processos disciplinares, além de 12 processos a aguardar audiência disciplinar ou conclusos para decisão. Os ditos pendentes, estendem-se desde 2016/2017.

Haverá razões para justificar parte deste atraso, nomeadamente as suspensões de prazos determinados pela pandemia e muitos expedientes dilatórios usados pelas partes, mas a percepção que fica para quem está de fora, é que, justificadamente, o sistema não funciona.

Ninguém compreende, que processos tão básicos e prosaicos, como o de treinadores por criticarem a arbitragem, levem meses a ser instruídos, ou, pior ainda, que, demorando, as suspensões sejam cirurgicamente comunicadas, a tempo de serem cumpridas no defeso.

A auto-regulação da justiça desportiva, configurada na atribuição à Comissão de Instrutores dos poderes de instrução e acusação, falhou estrondosamente, os fatos falam por si. Repito, não será seguramente só culpa dos instrutores, mas do opróbrio não se livram.

Quem se der ao trabalho de percorrer os artigos 205º e seguintes do Regulamento Disciplinar da Liga, depara-se com uma multiplicação de garantismos, que não fazem muito sentido neste tipo de ilícitos, quais sejam o de o arguido poder arrolar até oito (!) testemunhas num simples processo disciplinar, ou o mesmo, não havendo admissão de culpa, a decisão ter de ser colectiva.

Tudo isto tem um efeito entorpecedor e ao fim do dia, desprestigiante.

Há que fazer todo um trabalho de desburocratização e simplificação, perfeitamente possível, sem colocar em risco os direitos constitucionais de defesa.

Igualmente, julgo que será bem mais contundente apostar num agravamento das multas, em detrimento de suspensões que, nas mais das vezes, não têm efeito sancionatório.

"Uma justiça tardia não é justa nem digna do país desenvolvido que somos e aspiramos a ser cada vez mais". Marcelo dixit!»

Está o burro albardado à vontade dos donos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário