quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Daniel Bragança e mais 10!!!...


Daniel Bragança: O miúdo que desarmou o Casa Pia com pezinhos de lã
Médio tem estado em franco destaque nos últimos jogos

«Já não há muitas dúvidas em relação a Daniel Bragança e se as havia o jogo frente ao Casa Pia dissipou-as. Daniel Bragança foi o autêntico maestro da orquestra de Rúben Amorim. Foi por ele que passou grande parte do jogo do Sporting, que acabou por vencer o encontro por 2-1, qualificando-se para os quartos de final da Taça de Portugal. Na altura em que a equipa leonina perdia por 1-0, coube ao médio a organização das tropas. Desmontou a estratégia montada por Filipe Martins, treinador da equipa da II Liga, e só lhe faltou o golo. Esteve perto aos 23 minutos, quando testou os reflexos de Lucas Paes, e aos 41 minutos, quando atirou ao lado. De resto, o jovem, de 22 anos, com os seus pezinhos de lã, foi guardando a bola e foi construindo as jogadas ao seu sabor, improvisando espaços, fazendo boas recepções e colocando a bola onde queria. Não é de estranhar, por isso, que Daniel Bragança tenha sido eleito o homem do jogo.

Esta exibição vem dar razão às palavras ditas por Rúben Amorim, na antevisão ao jogo com o Ajax, para a Liga dos Campeões, que aconteceu no passado dia 7 de Dezembro: "É um crime o Dani [Bragança] não ter mais minutos, se jogássemos com três médios era titular."

Numa segunda análise, terei de considerar que é, de facto, um crime. Na temporada passada, o médio já tinha demonstrado pormenores interessantes. Aliás, Bragança foi muitas vezes utilizado por Rúben Amorim como um joker e assim se mantém. Esta época, esteve presente em 20 dos 27 jogos disputados pela equipa leonina. Ainda assim, só realizou 705 minutos (cerca de 35 minutos por jogo), face à concorrência de Matheus Nunes, João Palhinha e Ugarte. Apesar da forte competição, Bragança tem aproveitado. No campeonato, prova na qual disputou 12 partidas, regista 81% de dribles bem-sucedidos, 91% de eficácia de passe e ainda tem 59% de disputas de bolas ganhas. Estes números explicam-se pelo facto de o médio ser um autêntico camaleão dentro de campo. Apesar de actuar num meio-campo a dois, o jogador pode ocupar várias posições, factor que explica igualmente a aposta regular de Amorim no português. Pode actuar tanto a 6, como a 8 e a 10 e o seu trabalho invisível continua a ser assinalável.

O único ponto fraco de Daniel Bragança está relacionado com a ausência de golos. O português marcou o seu primeiro golo com a camisola dos leões apenas no passado dia 18 de Dezembro, na vitória em casa do Gil Vicente (3-0). Talvez seja este outro dos dados, além da concorrência, que esteja a atrasar a afirmação do jovem, de 22 anos, no onze titular.

Ainda assim, nem todos os médios foram talhados para fazer golos. Recordo casos como João Moutinho e Seedorf, que apesar de não serem claros goleadores, estiveram sempre em grande palcos. E já que falamos em grandes palcos, Daniel Bragança tem sido alvo de cobiça. O Bayer Leverkusen e o Wolfsburgo, da Liga alemã, são alguns dos clubes que têm estado atentos à evolução do médio. Contudo, não será a qualquer custo que Daniel Bragança sairá do Sporting. Desde que Rúben Amorim pegou nele, o médio viu o seu valor de mercado disparar. Em Outubro de 2020 valia apenas 1,5 milhões de euros e actualmente está avaliado em 5 milhões de euros, segundo a plataforma especializada ‘Transfermarkt’. Mas, certamente, este valor está uns furos abaixo daquilo que a SAD liderada por Frederico Varandas pretende por Bragança. O médio tem contrato até 2025 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Além disto, existe a convicção que o médio será uma das pedras basilares da equipa nos próximos anos.

Posto isto, esta é uma oportunidade perfeita para recordar as palavras de alguém que o conhece bem e que falou com o jornal Record há bem pouco tempo. Tiago Fernandes, técnico que o orientou na formação de Alvalade e, mais tarde, no Estoril em 2019/20, não tem dúvidas que o jogador tem crescido nas últimas temporadas. "O Dani é um campeão no treino e mostra grande dedicação. O facto de o Sporting jogar só com dois médios limita a utilização dele. Mas o Dani vai ser utilizado muitas vezes e tem sempre impacto quando é chamado", disse o técnico, no dia 7 de Dezembro de 2021.»

Não estará muito distante o dia em que o Sporting será...

Daniel Bragança e mais 10!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário