sábado, 31 de março de 2018

Estará encontrado o campeão de 2017/18!...



O Sporting reforçou ontem, na Luz, o comando do campeonato nacional de andebol da I Divisão, ao vencer o rival Benfica por 29-24, em jogo da segunda jornada do grupo A da fase final. Os 'leões' continuam assim 100% vitoriosos na temporada face às 'águias' em jogos do campeonato, tendo somado a 23ª vitória seguida na prova.

Em confronto estiveram dois modelos de jogo distintos: as águias a procurarem impor o seu estilo mais rápido e sempre virado para o contra-ataque e os leões a utilizarem ataques mais estáticos e com maior circulação de bola, conseguindo sempre estancar a rapidez benfiquista nas transições defesa/ataque, através de atenta e eficaz recuperação defensiva e evidenciando sempre uma maior racionalidade e eficácia na organização e concretização das acções ofensivas.

Depois de uma primeira parte equilibrada, com o Sporting a liderar ao intervalo por escassos dois golos, na segunda parte, acentuou-se o domínio sportinguista, cuja 1ª linha se revelou mais acutilante e eficaz, com destaques individuais dos cubanos Carol e Valdés, além do veterano espanhol Carlos Ruesga, enquanto que na defesa, o sistema 6/0 adoptado pelo Sporting provocou extremas e quase inultrapassáveis dificuldades à 1ª linha adversária.

Tudo isto para acentuar o brilho do extraordinário trabalho que Hugo Canela, em pés de lã, vem desenvolvendo no Sporting, que será na actualidade uma equipa quase imbatível no panorama do andebol nacional.

Se algumas dúvidas restassem sobre a irrefutável supremacia leonina, bastará recordar a classe e a confiança com que os leões responderam ao seu adversário quando este, em puro desespero de causa e a perder por uma diferença de cinco golos (18-23) a 10 minutos do fim, alongou a sua defesa para um sistema 4+2, com Pedro Seabra e João Silva como defensores mais adiantados e aumentou a intensidade e o ritmo de jogo, chegando a reduzir para apenas dois golos (22-24) a sete minutos do fim, gerando uma insuspeita, embora justificada mas sempre comedida euforia nos sectores das bancadas reservados aos adeptos da casa, facto que não deixa de ser curioso e mais não significará do que o reconhecimento da superioridade do Sporting. Só uma grande equipa, consciente do seu valor e com processos de jogo perfeitamente assimilados, conseguiria resistir e ultrapassar esse "último e desesperado assalto" e acabar por vencer confortavelmente por cinco golos.

Dá prazer assistir hoje a um jogo de andebol em que esteja presente o Sporting! Trata-se de um autêntico "relógio suiço", onde nada acontece por acaso, desde a permanente catadupa de substituições até aos quase científicos e cirúrgicos descontos de tempo, passando pela extraordinária comunhão de esforços entre um colectivo solidário e tacticamente a raiar a perfeição. Hugo Canela está feito um "senhor treinador" e começa a distanciar-se, quiçá irremediavelmente, no topo do melhor que teremos em Portugal!...

Com uma boa margem de segurança, poder-se-à dizer que...

Estará encontrado o campeão de 2017/18!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Na verdade...tudo parece indicar que assim seja...

    Mas vamos esperar que até ao fim do campeonato...ainda podem "aparecer"...e-mails...vouchsrs...cartilhas...padrecos...missecas...etc...

    Um nunca acabar ..."de surpresas possíveis"...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Ainda é muito cedo para pensarmos no título -foi assim que os portistas caíram na última época.
    Daí para cá, a nossa equipa melhorou e a deles aparenta estar pior. Mas nunca fiando (jogar no antro deles é complicado). Por isso, amigo Álamo, "cautela e caldos de galinha"... e muita Fé, a equipa merece bem os elogios que lhe deixou.

    ResponderEliminar