quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O nosso futebol está repleto de "macacos"!...


MACACO COM MESTRE

«O país sorriu ao ouvir falar da história de um clube da Divisão de Elite do Porto que conseguiu ser notícia em telejornais nacionais por atemorizar os seus concorrentes, ao ponto destes preferirem perder por falta de comparência. Até o nome dos caneleiros ajuda à piada. Mas ao ver os vídeos dos jogos o sorriso desaparece. Não se trata de "virilidade" em excesso. Aquilo que se vê roça a criminalidade pura e simples, com dezenas de agressões perigosas, ameaças e um clima de medo que envergonha a associação que permite que esta equipa continue a apresentar-se em campo e a pôr em perigo a segurança de quem apenas quer jogar futebol. Como é possível que este clube não tenha sido já irradiado de todas as competições?

Mas convenhamos que o Canelas 2010 só leva mais longe o que aprendeu com os grandes: qualquer ideia de respeito pelo adversário é quotidianamente ignorada por dirigentes e treinadores. Em vez do desporto de alta competição servir como modelo do que quereríamos ver na sociedade é um retrato caricatural de tudo o que está errado na sociedade. Na sua maioria, os dirigentes desportivos são cópias grotescas dos políticos, os treinadores não obedecem a qualquer código de honra e os jogadores são mercenários sem qualquer lealdade. O Canelas mimetiza, em versão tosca e arruaceira, um caminho trilhado por outros com excelentes resultados: a violência e a corrupção como forma de impedir a verdade desportiva. O Canelas foi criado pelos Super Dragões e o seu capitão é o famoso Fernando Madureira, mais conhecido pela esclarecedora alcunha de "macaco". E o "macaco" teve os melhores professores. O que ele viu em alguns dirigentes é o que passou a achar normal. Só lhe falta o talento, a inteligência, o humor e a arte na dissimulação. O resto está lá.»

Imaginemos que um qualquer credenciado e insuspeito especialista em imagiologia se lembrava de realizar um TAC à sociedade portuguesa de que todos fazemos parte. Ora como as próprias iniciais do método radiológico indicam - tomografia axial computorizada - todos os tecidos que estejam alinhados segundo um eixo predeterminado, ao serem atravessados pelos raios x, dada a sua composição diferenciada, absorverão também diferentes quantidades de radiação, traduzidas depois numa escala de cinzentos que permitirão ao especialista uma quase rigorosa interpretação sobre as anormalidades das estruturas celulares do diversos orgãos rastreados e o estabelecimento de rigorosos diagnósticos, quase impossíveis de fazer em todos os métodos anteriores.

Julgo que a crónica de hoje de Daniel Oliveira, não será mais do que um impressionante TAC ao pântano putrefacto deste nosso futebol e o terrível diagnóstico que sugere deveria merecer uma maior atenção e cuidado por parte de todas as entidades que nos governam.

Porque, sem que de algum modo pretendessemos alargar o exame a outros "eixos predeterminados da nossa podre sociedade", cujos resultados pouco difeririam na sua essência, o certo é que, face à proliferação incontrolada e quase incontrolável de "mestres"...

O nosso futebol está repleto de "macacos"!...

Leoninamente,
Até sempre, Sporting Sempre!...

5 comentários:

  1. Não foi só o símio de Canelas que aprendeu com a trupe de Dom Bufas! Lembro-me de um tal presidente do Alverca sempre o acompanhar na tribuna das Antas... Será que ninguém tem a osadia de questionar as capciosas "virtudes" do modos operande que esse grande "estadista" utiliza atualmente na coletividade carnidense? Ou o que era criticável na "Sicília" passou a ser encomiástico, agora, nas "montanhas colombianas"!

    ResponderEliminar
  2. "O nosso futebol está repleto de "macacos"!..."

    Ó grande filho da puta, muda lá esta tua canalhice para a cor verde, cabrão de merda!

    Morre longe filho da puta!

    ResponderEliminar
  3. Doeu-lhe... A evolução/hominização preconizada por Charles Darwin não atingiu o verme que comentou anteriormente. Não passa, ainda, de um organismo unicelular... Uma autêntica esponja azul ou vermelha saída da Era Paleozoica.... Nem chega a ser um naco de carvão do Período Carbonífero. Porcos e benfas almejam um futebol em que eles se constituam como um único bloco, tipo Pangeia... Ou quando muito apenas duas massas continentais , tipo Lauroásia e Gonduana... Sou mais a favor de vários blocos continentais, ou seja, várias potências a poderem disputar os títulos.

    ResponderEliminar
  4. Até sempre...? Então?
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar