domingo, 19 de junho de 2011

Nuno Gomes no Sporting?!... Não !!!...

Há uns dias atrás, critiquei aqui as palavras de Carlos Xavier, sobre a possibilidade de o Sporting poder contratar Nuno Gomes e admiti que aquele distinto e fervoroso sportinguista não estaria bom da cabeça.
Hoje a minha ideia sofreu novo revés, que me chegou por duas inesperadas vias. Luis Freitas Lobo, que considero um dos mais autorizados e respeitáveis comentadores de futebol da comunicação social portuguesa, no seu comentário das manhâs de domingo na RTP1, defendeu a tese de que Nuno Gomes seria uma boa contratação para o Sporting. Também Luis Paulo Rodrigues, no insuspeito e por mim seguido e admirado blog sportinguista "Leão da Estrela", apresentou razões que, do seu ponto de vista, recomendariam a contratação de Nuno Gomes pelo Sporting. Ambos enfatizam a brilhante carreira de Nuno Gomes, consideram-no um património do futebol português e merecedor de um fim de carreira digno, assim como definem uma eventual contratação de Nuno Gomes pelo nosso clube, como uma excelente medida "política" que, entre outros benefícios, catalizaria a favor do Sporting o desejo natural do jogador de querer provar que ainda seria útil na Luz.
A tese de LFL é uma enigmática surpresa para mim, habituado que estou a que todos os seus comentários reflitam em cada caso, uma ponderação profunda e rigorosa de todos os factores que possam directa ou indirectamente envolver esse mesmo caso.
A surpresa com que o comentário de LPR me colheu advém das razões que o suportam, que naturalmente respeito, mas que devo confessar, nunca esperaria de um sportinguista. Por igual motivo admiti que Carlos Xavier não estaria bom da cabeça.
Penso que LFL e LPR, usando meios diferentes e com impactos naturalmente diferentes, são os dois fazedores de opinião. A sua responsabilidade é por isso demasiado grande, pelo que ao apresentarem publicamente os seus juízos sobre determinada matéria, estes devem corresponder a reflexões onde estejam presentes o maior número possível de parâmetros definidores. Ora será provavelmente do tipo de reflexão e da eventual limitação dos parâmetros analisados, que resultam posições com as quais eu estou frontalmente em desacordo. Alinharei e comentarei a seguir alguns dos parâmetros que, do meu ponto de vista, não foram sificientemente tomados em consideração nos dois juízos emitidos.

1 - Jorge Jesus é um excelente, actualizado e competente treinador. Nesta última época, em cada semana de treino, terá com toda a certeza analisado de forma profunda, rigorosa e muitas vezes utilizando métodos científicos irrefutáveis, as prestações físico/técnicas de todos os atletas do plantel, tendo concluído que Nuno Gomes nunca lhe deu garantias suficientes para ser titular. Não me passa pela cabeça que na origem de tal facto possam estar questões de índole pessoal. Seria ridículo Jorge Jesus arriscar resultados por tais e menores questões. Nenhum técnico o faz.
2 - Entrar em campo a 5, 10 ou 15 minutos do final de um jogo e marcar um golo, quando defronta adversários que já têem nas pernas 85, 80 ou 75 minutos, não pode ser jamais base de análise para nenhum jogador. Mantorras era idolatrado na Luz pelos adeptos por fazer isso exactamente e todos sabemos o seu triste fim como atleta.
3 - Nuno Gomes foi protagonista de uma carreira exemplar, é património do futebol português, não deveria ter um final de carreira como aquele que se lhe apresenta, o seu clube de sempre em Portugal deve-lhe muito, mas ... o que tem o Sporting Clube de Portugal a ver com isso ?!... Então o clube que desfrutou de todo o seu inegável talento ao longo de uma dúzia de anos, o clube que viu o jogador beijar apaixonadamente o seu emblema depois de cada golo marcado, o clube que este sempre defendeu com paixão e pundunor nos jornais, nas rádios e nas televisões, toda a vez que alguma polémica sobre ele se abateu, esse mesmo clube mandou-o agora às urtigas, quando a idade lhe reduziu as capacidades e é agora o Sporting Clube de Portugal que se deverá propor como intérprete de uma reposição da justiça que outros não lhe fizeram ?!...
4 - Analisando o aspecto político de uma eventual contratação de Nuno Gomes pelo Sporting, também não consigo descortinar onde estariam vantagens para o nosso clube. Vejo tão só desvantagens, consubstanciadas pelo recrudescimento de raivas, ódios e animosidades, que nunca aplaudi no passado, não desejo para o presente, nem ver repetidas  no futuro. Chamem-me poeta e lírico. Eu responderei que sou assim, sou sportinguista e nada mais. E tenho orgulho nisso.
5 - Anderson Polga, Marco Caneira, Pedro Mendes e Maniche são jogadores cujas carreiras em Portugal e no estrangeiro nada ficam a dever à carreira de Nuno Gomes. As suas ligações afectivas ao clube, se relacionadas com NG, não oferecem qualquer discussão, sendo as respectivas curvas de idade e indíces de produtividade desportiva  semelhantes, senão mesmo superiores. Face aos elevados custos que representam para o clube e à baixa produtividade patenteada na última época, é ponto assente e aceite pela generalidade dos sportinguistas a necessidade da sua saída. Então o que será que sustenta os desejos de boas-vindas que alguns sportinguistas pretensamente querem exibir com Nuno Gomes?!...
6 - Domingos Paciência é um homem íntegro e à excepção de uma incompatibilidade com um colega de profissão que todos conhecem, mantém relações de respeito mútuo com todos os treinadores portugueses e estrangeiros que conhece. Alguém acredita que estaria na disposição - com muito poucas probabilidades de êxito - de contribuir para que Nuno Gomes provasse no Sporting o eventual erro de Jorge Jesus no clube da Luz?!...
                                                                                                                                                               
Que me perdoe Carlos Xavier se disse que não estava bom do juízo. Evidentemente que a expressão é mais idiomática que espelho do meu pensamento.
Que me perdoe Luis Freitas Lobo se disse que o seu comentário foi demasiado superficial e não teve em conta os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal. Não posso pretender, apesar de muito o admirar, que seja infalível nos comentários ou ferveroso adepto do Sporting.
Que me perdoe Luis Paulo Rodrigues se, reconhecendo o seu sportinguismo, discordo dos caminhos que perconiza para tornar o nosso Sporting Clube de Portugal cada vez maior e melhor.
Que me perdoem todos os sportinguistas que tiverem a paciência de ler este extenso e talvez aborrecido depoimento. Mas confesso a minha incapacidade para, mantendo a clareza que aqui pretendia trazer num assunto tão sério, conseguir a sintetização que não os aborrecesse tanto.
Em remate, com o direito que me dão os quase vinte anos de sócio do Sporting Clube de Portugal, o Lugar de Leão no estádio José de Alvalade e amor quase irracional que me liga ao clube, quero dizer que, por mim, NUNO GOMES JAMAIS ENTRARIA NO SPORTING !!!...
Leoninamente,

Até à próxima 

2 comentários:

  1. Deve ir para o Braga ou acabar a carreira nas arábias, onde lhe vão dar um bom final de carreira.

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que sim!...
    No nosso Sporting é que não!...
    SL

    ResponderEliminar