sábado, 11 de junho de 2011

A deselegância do presidente do Atlético !...

O presidente do Atlético Clube de Portugal, Almeida Antunes, em  declarações que vi reproduzidas na edição "on-line" do jornal A Bola de ontem, afirmou de forma que me pareceu, no mínimo deselegante, que o seu clube, numa eventual parceria com o Sporting Clube de Portugal, não estaria disposto a:

1 - Aceitar o treinador José Lima, caso o Sporting não pagasse ao mesmo a totalidade do ordenado.
2 - Aceitar que o Sporting "despejasse" no Atlético sete ou oito jogadores para formar e depois fosse buscá-los quando lhe apetecesse.  
3 - Aceitar condições que não agradem ao clube de Alcantara, caso em que este continuará o caminho até agora prosseguido e que treinadores haveria muitos.

Tendo sido eu um dos vários sportinguistas que, pela simpatia que o clube de Alcântara desde há muito me merece, defendi a ideia do estabelecimento de uma parceria entre os dois clubes, gostava de poder contribuir para que o senhor presidente do Atlético Clube de Portugal compreendesse as seguintes questões:

1 -  O senhor presidente do Atlético, reconhecendo que ele próprio terá indicado José Lima como um treinador que agradaria ao Atlético, ao pretender atribuir ao Sporting a responsabilidade total dos honorários deste, não está a revelar a seriedade que a função que desempenha lhe deveria exigir nem a contribuir para o sucesso da parceria, como lhe competiria. Se nas negociações com o Sporting  Clube de Portugal, apresentasse o tecto máximo do salário do treinador que o Atlético poderia suportar, estaria no seu pleno direito de pretender que o Sporting complementasse o mesmo até ao valor pretendido e anteriormente negociado pelo técnico. Ao pretender para o seu clube aquilo que afirmou, evidencia sinais claros de "xico-espertismo" e de falta de respeito imperdoável pela instituição com quem está a negociar.
2 - Ao afirmar que o Sporting pretende "despejar" no Atlético uma série de jogadores para mais tarde ir buscar quando lhe apetecesse, está a demonstrar mais uma vez falta de respeito pelo Sporting e, ao mesmo tempo, a denunciar a sua incapacidade para perceber a razão  fundamental que alicerça as pretenções deste. O Sporting Clube de Portugal, não sendo uma instituição de solidariedade social, ao pretender a parceria com o Atlético, que Almeida  Antunes deveria reconhecer e agradecer, pretenderá, muito legitimamente recolher benefícios. A definição dos jogadores a receber pelo clube de Alcântara e as condições em que esse empréstimo se desenvolverá, deverão ser sempre objecto de estudo e ponderação tendo em conta o interesse das partes envolvidas, Atlético, José Lima e o Sporting.
3 - Agora que os holofotes da CS se fixam na imagem do presidente do Atlético, por via dos excelentes resultados obtidos no campeonato que disputou, como normalmente acontece com os "novos ricos", o dinheiro ou protagonismo normalmente não chegam para apagar as profundas deficiências de carácter, de educação e de cultura. São os conhecidos "patos bravos" que é habitual encontrar nas mais diversas áreas da nossa sociedade. Quando um jornalista munido de gravador, câmara ou microfone se abeira deles, ajeitam a gravata de nó mal feito e besuntado, mostram os dentes num sorriso estúpido e vomitam baboseiras sem pudor.
4 - Com a deselegância e desrespeito manifestados para com quem o procurou e de forma leal, franca  e transparente, buscando uma parceria que servisse ambas as partes, não me admirarei muito que Almeida Antunes tenha inviabilizado a parceria que eatava a nascer. E que não lhe reste a mais pequena dúvida: o maior perdedor será o Atlético Clube de Portugal.

Espero que por parte dos  dirigentes e negociadores do Sporting Clube de Portugal possa haver a complacência, compreensão e habilidade negocial necessárias, para poderem lidar com a boçalidade  que o presidente do Atlético patenteou. Bem entendido, enquanto para o Sporting Clube de Portugal não sobrarem sapos vivos que, nesse caso, nada nem ninguém nos obriga a engolir. Há mais clubes desejosos de se entenderem connosco !...
Leoninamente,

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário