sexta-feira, 24 de junho de 2011

É precisa paciência de ... caracol !!!...

Não sou adepto da utilização de um discurso que não se subordine às mais elementares regras do decoro. O título que hoje utilizo é um arremedo daquilo que todos já imaginaram, mas o decoro que prezo levou-me a inventar uma palavra que tivesse uma simbologia parecida. Devo confessar contudo, que tive a palavra certa uma porção de vezes escrita. Mas o decoro ...
Bom, bem ou mal resolvida a questão, quero dizer que tenho vindo a apreciar a dita, a tal paciência que tanto queria explicitar, da tríade de dirigentes que no nosso clube, vai fazendo os possíveis e os impossíveis por desmamar um bom conjunto de jogadores que persistem em continuar agarrados à teta que, de forma irresponsável e incompetente, outros lhes puseram à disposição.
Não devo nada a nenhum desses senhores, pelo que não me custa absolutamente nada chamar os bois pelos nomes, como tanto gosta de dizer o nosso simples mas sábio povo. Comecemos então.
Maniche está no primeiro lugar do ranking! Só ele acredita no sportinguismo que apregoa. E só ele ainda não se apercebeu que os anos não perdoam e que em vez de solução é hoje um  problema para o clube que apregoa ser seu desde pequenino.  Só ele ainda não deu conta de que todas as suas actuais capacidades são incompatíveis com as necessidades do Sporting. Só ele ainda não constatou a forma como se arrasta pelo rectângulo de jogo depois de cumprida a primeira correria, o primeiro desarme e a primeira má entrega. Um verdadeiro atleta, um homem íntegro e sportinguista dos sete costados, já teria tido a inteligência de nisso reparar e de libertar aquele que diz ser o seu clube do coração das grilhetas contratuais, para as quais muito contribuiu um  pobre e infeliz treinador que lhe permitiu, sabe-se lá com que intenção, cumprir os tais 20 jogos em provas oficiais. Em vez disso vai esticando a corda à espera do tal milhão de euros que representará o seu despedimento pelo clube. Recuso-me a escrever o nome que me apetece, mas quem me lê sabe o que gostava de escrever.
 Pongolle está no segundo lugar do ranking! É um caso diferente do anterior. Este é o exemplo acabado do puro mercenário, cuja preocupação até hoje, em todos os clubes por onde passou nunca deixou de ser o cheque do fim do mês. No Sporting, aproveitou as debilidades clínicas da filha, para justificar todo o seu mau profissionalismo. Conheço alguém, que no próprio dia da morte de seu pai, entrou no balneário, vestiu honradamente a camisola do Sporting e foi para dentro do campo dar o melhor de si pelo clube que lhe pagava. E não era, nem é, sportinguista desde pequenino. Mais tarde, já como treinador deste clube, por razões que todos conhecemos, rescindiu o seu contrato por mútuo acordo das partes, mas ... não quis receber nem um tostão de indemnização. Isto é um homem!... O sujeito deste parágrafo, além de fraude como futebolista é uma fraude como homem.
Pedro Silva ocupa o terceiro lugar do ranking! Mais um erro de casting que outra coisa. Não apresenta características que se possam comparar com o anterior. Teve até a humildade de aceitar o empréstimo para uma equipa de nível bem inferior, mas o cheque em cada mês foi sempre igual. Alguém teve de suportar o complemento e mal terminado o empréstimo veio de imediato para a CS gritar a sua firme disposição de regressar à origem. Pudera, a teta estava lá à espera!
Leandro Grimmi ocupa o quarto lugar no ranking! Outro erro de casting do tamanho do mundo. A época que agora terminou deveria fazê-lo pensar que já não é jogador para o Sporting e se a dignidade não fosse uma palavra vã, seria o primeiro a chegar a acordo com o clube e partir para uma outra qualquer aventura. Mas a teta, sempre disponível a tempo e horas...
Marco Caneira ocupa o quinto lugar no ranking! Outra contratação errada. Será um caso diferente dos anteriores. Considero-o uma pessoa minimamente decente, mas até num razoável pano cai a nódoa da indignidade. Qualquer homem, na verdadeira acepção da palavra, se não se sente desejado seja onde for, parte para outra, vai à sua vida, não quer ser estorvo de ninguèm. Este quis fazer do Sporting um centro nacional de pensões. Quem seria capaz de se conformar com uma época inteira a treinar sózinho, sabendo que nunca iria jogar ?!... Parece agora disposto a ingressar no Beira-Mar, mas ainda gostava de saber o que essa opção representa de custos para o Sporting.
Não imagino nem o tempo, nem o modo como cada um destes casos vai ser encerrado. Não me passa pela cabeça o destino, desportivo ou não, de cada um deles. O que consigo imaginar é a tremenda paciência que a nossa tríade de dirigentes do futebol tem de exibir em cada dia que passa sem que uma solução, que não seja a vassourada, seja encontrada. Imagino as vezes que entre os três já tenha sido discutida mesmo, a famigerada vassourada. Mas sei que terá havido sempre uma e outra ou ainda outra voz, mais poderada e menos explosiva a apaziguar os ânimos e a fazer com que todos considerem e concordem que acima, muito acima dessas legítimas ganas, estão os interesses do Sporting Clube de Portugal. Mas que é precisa uma paciência de ... caracol, lá isso é!!!...
Leoninamente

Até à próxima

2 comentários:

  1. diria mesmo paciência de .... caracoleta! mal grado, este é um bom post. AnaDD

    ResponderEliminar
  2. Caríssima Ana,
    Obrigado pelo comentário.
    Caracol ou caracoleta é igual, se bem que os cornos destas sejam bem maiores. Logo, a tua palavra estará mais certa...
    Ana e sportinguista, duas palavras de que gosto muito. Comenta sempre que achares que os meus posts te agradam. E quando isso não acontecer, comenta na mesma. Eu prometo não levar a mal as tuas críticas e tomá-las-ei sempre em conta.
    Um carinhoso beijinho leonino

    ResponderEliminar