terça-feira, 20 de julho de 2021

Quem não o conhecer dirá que é sportinguista!...


OPINIÃO

Benfica e Porto: já repararam no amor que está no ar?
Como se explica tão comovente solidariedade e tão pesaroso silêncio nesta hora? A resposta estava escarrapachada nos jornais e revistas de quinta-feira.

João Miguel Tavares
17 de Julho de 2021, 00:00, in Público

«Uma das coisas de que mais falta senti após a detenção de Luís Filipe Vieira foi da ironia de Pinto da Costa. Onde é que ela se meteu? Será que o presidente do FC Porto falou sobre o tema e eu não ouvi? E aquele seu director de comunicação, o super-activo e super-opinativo Francisco J. Marques? Já tuítou alguma coisa a propósito da operação Cartão Vermelho? Alguém me manda para eu ler? E aqueles tremendos comunicados que o Porto geralmente adorava fazer sobre o Benfica e o Benfica adorava fazer sobre o Porto sempre que havia jogos ganhos com arbitragens manhosas? Foi publicado algum desses textos, carregadinho de veneno e maldade, sobre o detido Luís Filipe Vieira? Arranjam-me o link?

Às tantas fui eu que andei distraído. Ou então, de repente, deu-se o misterioso caso de que os super-rivais, os clubes que rasgam vestes diante de penáltis mal assinalados, os criadores de apoplexias em estúdios de televisão, ficaram mudos e quedos no preciso momento em que a justiça foi atrás do principal inquilino da Segunda Circular. Reparem bem: o presidente do grande rival – que o FC Porto tantas vezes acusou de andar a influenciar árbitros e a corromper a verdade desportiva – é detido, suspende as suas funções, é empurrado para fora do clube, demite-se, e na quinta pastoreada por Pinto da Costa não se ouve uma mosca a zunir. Tudo paz e amor. Como se explica tão comovente solidariedade e tão pesaroso silêncio nesta hora?

A resposta estava escarrapachada nos jornais e revistas de quinta-feira. Consta que a operação Cartão Vermelho não se centra apenas no Benfica, mas nos negócios do futebol português como um todo, com o Futebol Clube do Porto no segundo lugar do pódio. Parece que há suspeitas no negócio da venda de Éder Militão, que rendeu perto de 10 milhões de euros em comissões (cerca de 20% do valor do passe), boa parte dos quais foram parar ao bolso do mesmo Bruno de Macedo que está a ser investigado pelas ligações à família Vieira. E até Florentino Pérez foi entretanto apanhado em Espanha a fazer declarações comprometedoras acerca da idoneidade de Pinto da Costa e de Jorge Mendes na transferência de Pepe. O único espanto disto é não causar espanto nenhum.

Hoje em dia, os principais clubes portugueses têm mais de uma centena de jogadores com contrato profissional, transformam muitos clubes pequenos em satélites comerciais, transaccionam jogadores que nunca chegam a vestir a camisola do clube que os contratou, e no meio de tudo isto há rios de dinheiro em comissões – os chamados “encargos adicionais” das SAD –, conflitos de interesses escandalosos, e a família invariavelmente enfiada no meio dos negócios do futebol, de Tiago Vieira a Alexandre Pinto da Costa.

Quando a justiça começa a apertar, e o tema do dia deixa de ser as redes para passar a ser as grades, Benfica e Porto enterram logo o machado de guerra e unem as mãos em silêncio, com uma cumplicidade quase romântica. Pudera.

E enquanto este caldo é cozinhado nos bastidores, com o bas-fond do Benfica e do Porto a partilharem os tachos, e os mesmos empresários com a mesmas mãos na mesma massa, os clubes tentam convencer o povo de que Benfica e Porto são os “eternos rivais”. O objectivo é óbvio: pôr os adeptos mais fervorosos a espumar de raiva nos campos e nas televisões, para evitar que percebam que os seus presidentes sempre tiveram, como Marco Paulo, dois amores – eles próprios e o clube que representam. Por esta ordem.

É por isso que quando a justiça começa a apertar, e o tema do dia deixa de ser as redes para passar a ser as grades, Benfica e Porto enterram logo o machado de guerra e unem as mãos em silêncio, com uma cumplicidade quase romântica. Pudera.»

Quem não o conhecer dirá que é sportinguista!...

Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. é um croquete, tão somente. temos tantos, alguns até de um bom leitão da bairrada.
    ide morrer longe com um varapau enfiado do cú à boca. ah e o molho de pimenta e batata frita às rodelas com salafa de couve roxa, pra disfarçar o peido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que inteligente elegância! E que sagacidade! Que grande peido!...
      Terá vindo por mor do "varapau"?!...

      Eliminar
  2. o varapau está-se a vestir. é ir indo acompanhando as contas. continuação, bem-haja e um queijo, elegante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Péssimo gosto o do "varapau"! Será melhor "ir indo", sim senhor! Mesmo que mal-haja e sem queijo, rasca!...

      Eliminar
  3. Caro Álamo:
    João Miguel Tavares é um assumido benfiquista. Não devemos tomar a nuvem por Juno, e pensar que todos os benfiquustas são Vieiristas ou simplesmente uns imbecis. Conheço muitos, alguns meus bons amigos, que se sentem tristes e envergonhados com o que se está a passar com o seu clube.
    Quanto aos comentários surgidos ao post, não vou gastar palavras.
    Um Abraço
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quem o diz, meu bom Amigo. Ou não conhecesse eu a pessoa em causa, ainda que por afinidade, há longos anos ligado à minha família mais próxima. Mas nem sempre o seu benfiquismo lhe terá permitido tomar a posição de agora: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", é a vida!...
      Quanto ao resto, é o que temos! Restícios de "ismos rascas" que as vitórias do Sporting vão enterrando, ainda que demasiado lentamente para o meu gosto. Às vezes não resisto a dar-lhes umas pauladas...
      Abraço grande.

      Eliminar
  4. Diz o amigo José Lopes ( permita -me este tratamento…), que “ conhece muitos benfiquistas, que se sentem tristes e envergonhados…”…
    Tem muito mais sorte do que eu…
    Também “tenho alguns amigos benfiquistas desses”…mas não são assim tantos…)
    A maioria “ está infectada com esse virus…de que o que interessa é ganhar, não interessa o como…
    Refere a CS “ uma aliança entre o benfica e o porto…”…
    Só pode…ser o desejo de voltar “aos bons velhos tempos…”( para eles é claro…)…
    Lembrar-me eu do que nos últimos anos o porto, através do seu porta voz para a imorensa disse do benfica e de vieira…e ve-los agora aliados…
    Não augura bons tempos para o futebol português…
    m
    Que o Sporting continue a não dar razões para que nos envergonhemos…é o meu desejo…
    SL,

    ResponderEliminar
  5. Bom dia.
    A Prof.Dra. Cláudia, embora catedrática de direito, enferma dum defeito que lhe retira as qualidades para exercer a função de julgar, o que é grave. Em regra não atende aos critérios para a determinação da sanção e da sua medida. Verdade se diga que a senhora não consegue a independência que é exigida a quem tem aquela função, mesmo que nun conselho que tem que seguir os critérios dos atºs 71º e 72º, ambos do C. Penal e que são a matriz para a aplicação de qualquer sanção. É a vida.

    Mudando de assunto, sempre direi que, na minha modesta opinião, a vitória - limpinha - do Sporting no campeonato, ao contrário doutros tempos, abalou, face às enormes dificuldades financeiras por que passam os clubes da "cosa nostra" e da "nhandretta" abalaram os seu fundamentos e puseram, muitos dos apaniguados a tremer!
    Fraternas Saudações Leoninas a ganhar com seriedade e elegância, respeitando o verdadeiro fair ply.

    ResponderEliminar