segunda-feira, 26 de julho de 2021

O "Polvo de Amorim" tem onze tentáculos!!!...


Polvo à Amorim


 «Devo dizer que Amorim é o treinador que mais me impressionou desde sempre. Pela primeira vez, verifico factualmente que é a mão de alguém exterior (ele e a sua equipa técnica) quem torna homens mais ou menos comuns numa equipa eficiente, competitiva e objectiva. Se há equipa onde se vê "treino" é nesta do Sporting.
Também é a primeira vez que verifico que uma pré-época é mesmo para preparar - e não para mostrar, rodar, dar oportunidade a novos, velhos e assim-assim, fazer vibrar o coração do adepto ou facturar em camisolas. É ver como as substituições de ontem tiveram um propósito, não serviram para dar minutinhos a este ou aquele. É assinalar como Bragança não entrou nos descontos como "prémio" de uma coisa qualquer. É de sublinhar que Max não jogou a segunda parte para "qualquer eventualidade".
Não sei se vamos vencer a Supertaça (o sortilégio do futebol é a sua magia), mas sei que Carvalhal deve ter dormido mal esta noite. A dinâmica da equipa do SCP, o trabalho colectivo, o posicionamento de vários jogadores, a quantidade de soluções que há no banco são impressionantes. A equipa funciona como um polvo, cheia de tentáculos que pressionam, roubam bolas, passam, desmarcam, executam e se ajudam. E nada parecem temer.
A imagem que guardo de ontem é do melão de RA quando sofremos o segundo. Foi um golo bem trabalhado pelo Lyon, excelente passe, bela desmarcação de Slimani - que estava na zona morta entre a defesa e o meio campo – e boa execução do argelino, mas Amorim estava pior que estragado. Porque uma pré-epoca é para preparar e não para entusiasmar a malta.
Se estou a ver bem, este foi o adversário mais forte que o SCP defrontou em muito tempo. Certamente a melhor equipa não portuguesa. Há um ano levamos quatro de uns austríacos bem organizados. Agora foi quase ao contrário. São tempos estranhos, estes de ver o nosso Sporting tão determinado, sem que possamos dizer que temos lá um craque daqueles que valem um alqueire de dezenas de milhões e sem o qual tudo desmorona. Dentro do campo, quero dizer, porque cá fora temos.»

Nos últimos e mais importantes jogos desta pré-temporada, tenho pensado muito numa única e simples palavra capaz de definir este Sporting de Rúben Amorim. Primeiro ocorreu-me "teia". Mas com o devido respeito e homenagem pelos "engenhosos, geómetras e eficazes insectos" de que a Natureza se serve para conseguir o equilíbrio que ameniza o desconforto que as suas presas nos provocam, a teia assenta a sua eficácia na imobilidade. E o Sporting de Rúben Amorim será tudo menos imóvel, bem pelo contrário.

Há pouco, ao ler o postal que Pedro Boucherie Mendes nos ofereceu hoje no seu - e nosso! -, És a Nossa Fé, disse para os meus botões: ora aqui está o "ovo de Colombo" acabado de ser reinventado! A nada se assemelhará mais este nosso Sporting da actualidade, que a um polvo. O "polvo de Amorim"! Porque é movimento, porque estrangula os adversários e porque é letal!...

Bem haja Pedro Boucherie Mendes pelos seus prodigiosos dotes de autor! E que me perdoe ter feito "copy and past" da sua obra. Mas os leitores de Leoninamente mais distraídos ou sem tempo disponível para as enormes viagens a que obriga a formidável blogosfera leonina, ficariam a perder se por aqui não lhes oferecesse o atalho que os fizesse chegar a este "achado"...

O Sporting será, hoje por hoje e cada dia mais, o "Polvo de Amorim"! Haverá apenas e tão só um pequena diferença em relação ao que a "Mater Natura" nos oferece...

O "Polvo de Amorim" tem onze tentáculos!!!...

Leoninamente,
Até à próxima 

Sem comentários:

Enviar um comentário