quinta-feira, 15 de julho de 2021

São apenas "verbos de encher". Brutus!!!...


"Até tu, Brutus?"

«Há menos de um ano, Luís Filipe Vieira anunciou Rui Costa como o futuro do Benfica e designou-o vice-presidente. A situação mudou e agora o presidente é um renegado, é Chernobyl após o desastre nuclear para os benfiquistas. Não tem retorno possível, quem lhe tocar - e também quem lhe tocou - está contaminado. Tem lepra.

Apesar dessa mudança, não deixa de ser um espectáculo deplorável ver uma série de gente que dependeu de Vieira durante tantos anos, a quem bajularam, com quem todos foram coniventes no silêncio pérfido do conforto de salários e avenças, a ter um repentino ataque de amnésia e nem o nome dele pronunciarem em comunicado ou na intervenção de Rui Costa.

Se Vieira é o demónio na Terra, porque aceitaram integrar listas, receber alvíssaras ou convites, e lhe esticaram a mão quando convinha aos seus bolsos e vaidades? É natural que, no seu íntimo, Vieira sinta que estava rodeado de Judas. E a reacção contada pelo seu falador advogado: "mas eles fizeram isso?", parece uma revisitação das famosas e penosas últimas palavras proferidas por Júlio César, "Até tu Brutus?", enquanto era apunhalado dezenas de vezes até à morte.

Para lá da traição, tão presente na história dos homens, bem como da questão moral que abordei aqui na semana passada e das suspeitas de apropriação indevida de dinheiro do clube, o que salta à vista até com a questão do investidor americano, é que Vieira se portava como dono e senhor do clube e tudo o resto eram pajens e serviçais, incluindo Rui Costa.

A decisão de ir a votos foi a mais séria e a que o tribunal da Luz justamente exigia. Se os que lá estão pensam submeter-se a votos têm dois cenários: se o Benfica estiver na Champions e forte na Liga, Rui Costa até pode ter uma palavra a dizer como candidato a presidente. Se as coisas no campo estiverem a sair mal a Jorge Jesus, esqueçam, nem vale a pena fazer lista. No caso de Noronha Lopes que não pense que tem caminho aberto. Vão surgir mais cavalos na corrida, nomeadamente, da orla do movimento Benfica Bem Maior (Viana Baptista, Manuel Brito ou Diogo da Silveira serão os mais fortes) como indiquei desde as últimas eleições e o Record posteriormente já confirmou. Que sejam eleições limpas, sem a farsa do voto electrónico e que a BTV dê voz a todos.

E é importante que se diga que a peça essencial na "governance" do Benfica é Domingos Soares de Oliveira. Vieira já só tratava das compras de jogadores, toda a máquina da Marca e gestão do clube está a cargo do CEO. É ele que garante a credibilidade perante patrocinadores, como a Adidas e Emirates, e faz rolar uma grande empresa que gera centenas de milhões de euros. É neste momento a âncora com a banca e a face do empréstimo obrigacionista. Sem ele, estaríamos a assistir a um doente em falência múltipla de órgãos. Rui Costa é apenas um rosto, conta muito pouco para este campeonato se ainda não perceberam.

PS: João Mário vai para onde quiser mas o Sporting só tem um caminho: ir com tudo para tribunal contra a aldrabice do estratagema jurídico montado pelo Inter de Milão. Têm de acabar as vigarices no futebol.»

Coitados do Rui Costa e do João Mário...

São apenas "verbos de encher". Brutus!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Domingos Soares de Oliveira “ e a credibilidade “ no benfica…?
    Veremos…
    Quando “ a tenda se desmonta”…aparece sempre lixo…e às vezes…
    Até ratos…

    Segue-se o Pinto da Costa a norte…
    Para mim…seria “ a grande desilusão “…
    Se também “ tivessesmos telhados de vidro…”

    Sporting Sempre…!

    ResponderEliminar
  2. Está crónica de Rui Calafate recorda-me um mal de que este país sofre há algum tempo: falta de vergonha. E a mim, o que mais me enoja, mais do que supostos (presunção de inocência) trafulhas como o Vieira, são os "amnésicos" que durante anos se banquetearam à conta do "orelhas" e agora "nunca sube" quem ele era!

    ResponderEliminar