domingo, 18 de julho de 2021

A FIFA "chumba com direito a raposa"!...


A FIFA parece ter em gestação quatro alterações às regras que, pretensamente, terão como objectivo melhorar o futebol. O que achar de cada uma delas e da sua exequibilidade em todo o mundo onde o futebol é rei?

1 - Jogo de 60 minutos cronometrados

Duas partes de trinta minutos cada, mas com o cronómetro a ser parado em cada paragem de jogo. Por um lado seria trazer o jogo para mais perto da sofisticação já existente no futsal, andebol ou basquetebol - modalidades de pavilhão! - e que, aparentemente, poderia parecer tão correcta quanto necessária, face à mais do que demonstrada e reiterada falta de "fair-play" da maior parte das equipas, muito particularmente de alguns técnicos e de muitos jogadores. Porém, conteria em si mesma uma enorme e problemática dificuldade de levar à prática: exigiria uma mesa de cronometragem em cada jogo, o que excluiria bem mais de metade de todos os jogos de futebol que se disputam por esse mundo fora, exactamente pela simplicidade das suas regras e a exigência de parcos meios para a sua realização.

2 - Lançamentos de linha lateral com o pé

Mesmo que a medida, à semelhança do que acontece no futsal, não permitisse a possibilidade de o jogador encarregado da reposição de ganhar balanço, o futebol seria confrontado com a especialização de muitos jogadores em colocar com toda a facilidade a bola na grande área com força e colocação, o que potenciaria ainda mais os lances de bola parada, o jogo pelo ar, determinando o aumento exponencial do contacto físico entre avançados e defesas e a redução drástica da manifestação do talento individual que fez deste jogo o rei de todos os jogos. 

3 - Substituições ilimitadas

O maior erro de todos quantos a FIFA terá "inventado". Não só passariam a evidenciar-se todos aqueles jogadores tecnicamente mais limitados, mas fisicamente imponentes em certas fases do jogo, tornando este fisicamente desequilibrado, à semelhança do que vemos no futebol americano. Acresceria ainda o facto de que poder vir a possibilitar um aumento do fosso entre clubes ricos e clubes pobres, com os primeiros a poderem constituir planteis que aos segundo estariam vedados. Isso equivaleria a que as equipas mais poderosas tivessem um fluxo constante de jogadores frescos em todos os momentos do jogo, enquanto às outras estaria reservado o mero papel de espectadores.

4 - Suspensão de cinco minutos para Cartão Amarelo

Aplicar uma pena acessória de cinco minutos de suspensão para os cartões amarelos, dará sempre a sensação de constituir uma dupla penalização e mais grave ainda, igual para faltas leves e duras. Melhor seria, à semelhança do que já é feito no hóquei, a criação do "cartão azul" para faltas mais graves e mantendo o cartão amarelo nos moldes actuais. Porém, a implementação de uma medida desta natureza no futebol, remeter-nos-ia de novo, para a inexorável inexequibilidade, pelas razões de universalidade já apontadas em 1.

Conclusão

Salvo melhor opinião, cá por mim e em qualquer das suas propostas...

A FIFA "chumba com direito a raposa"!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Alamo,

    A 1 medida apoio a 100%.
    Teria 2 enormes vantagens.

    1- Não vale muito a pena deitarem se para o chao e atrasar as reposições em jogo.
    2- Acabaria com a história dos minutos de compensação dos arbitros ás vezes incompreensíveis.
    Nas ligas principais implementar para ontem...
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  2. a primeira medida é perfeita ... o resto é dispensável

    ResponderEliminar