sábado, 17 de julho de 2021

Os sportinguistas também não serão portugueses?!...


Futebol não manda aqui

«Portugal precisa de perceber que o futebol não pode ter o poder que lhe atribuímos. Não o jogo, atenção, esse é uma autêntica delícia, mas os clubes. Pior do que isso, os dirigentes ou as claques. O poder político, judicial e as polícias não podem dobrar-se em salamaleques a caciques espalhados por esse país fora. Sejam Vieiras ou o sr. Dr. que preside ao clube lá da terra e manda calar o militar da GNR da zona.

Estava a ouvir Eduardo Cabrita e não queria acreditar. Se bem que com ele não seja a primeira vez. A forma como apontava a falha do Sporting na resposta ao relatório, como se essa fosse a causa de todos os males dos festejos – quando até foi posterior –, deixou-me perplexo. É óbvio que o planeamento das celebrações do título foram um falhanço estrondoso. Mas o Estado não pode limpar as mãos e fingir que só terceiros falharam. O governo do país é só um. E se Sporting, Benfica ou FC Porto não acatarem ordens têm de sofrer consequências. Como todos nós. A detenção de Vieira por Carlos Alexandre e Rosário Teixeira foi um bom princípio. É preciso perder o medo de afrontar os poderosos. Ou os clubes de futebol. Os portugueses não são estúpidos. Não votam no clube. Se bem que a triste ascensão de André Ventura quase me desminta.

Quem rouba tem de pagar. Quem não respeita o Estado, também. Seja verde, vermelho, azul ou amarelo. Em democracia temos de ser todos iguais. Ou tentar, pelo menos.»

O estado não pode limpar as mãos, mas limpa: ontem, hoje, sempre, muito particularmente no futebol e muito em especial quando a cor é o vermelho. 

Quem não se lembra do estranho caso, ocorrido há quase 20 anos, de "tratamento desigual e de favor" feito por Manuela Ferreira Leite ao Benfica, aceitando as acções da SAD benfiquista, que nem sequer estavam cotadas em bolsa, como garantia de dívida fiscal, em vez de proceder, como lhe competia, à execução pura e dura da dívida?! E quantos mais "casos estranhos" ocorreram antes e desde então, tendo sempre o mesmo clube como "fetiche"?!...

Sim, "os portugueses não serão estúpidos". Mas...

Os sportinguistas também não serão portugueses?!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Não gosto do ministro Cabrita!

    Gostei do comunicado do CD do Sporting: curto e grosso e... na mouche!

    Fico com pena do Cabrita, anda claramente mal aconselhado, valendo-lhe o Costa que, percebo agora, é admirador (incógnito) do R.Amorim, tendo adaptado o seu lema para
    "Se para o fundo vai um, vão todos!"

    Há uma semana atrás já iam tardíssimo e, agora, é sempre a descer:
    abyssus abyssum invocat".

    ResponderEliminar
  2. Gostei mais da cobertura que a CS fez das declarações do Cabrita.
    Foi encontrada ," à posteriori", a razão dos festejos do título do Sporting. Verdade, dá vontafe de rir.

    ResponderEliminar